Home / Animais / Pode Dar Banho na Cadela Antes do Parto?

Pode Dar Banho na Cadela Antes do Parto?

Quem cria cachorros sabe que o momento do parto de uma cadela é muito aguardado por bastante tempo, principalmente se esses são animais resultado de um cruzamento muito esperado ou se a pessoa que cuida dos animais está ansiosa para ter mais filhotes para criar.

Porém, apesar disso diversas dúvidas podem rodear a cabeça de quem cria cachorros e não sabe exatamente o que fazer no momento do parto ou até mesmo antes dele, já que o momento pré – parto também possui uma importância muito grande em todo o desenvolvimento da cadela e dos animais.

Logo, uma dúvida muito comum que criadores de cachorros possuem é “pode dar banho na cadela antes do parto?”; apesar de parecer algo simples, as respostas presentes por aí são muito divergentes, e isso com certeza causa confusão na cabeça de muita gente.

Portanto, vamos ver nesse artigo se você pode ou não dar banho na cadela antes de ela entrar em trabalho de parto, e assim você saberá também o porquê da resposta. Continue lendo para finalmente acabar com essa dúvida e saber exatamente o que fazer para cuidar de sua cadela que está grávida!

Cadela Que Está Prenha Pode Tomar Banho?

Vamos começar desde o início, já que algumas pessoas não sabem nem mesmo se a cadela pode tomar banho nos momentos mais iniciais da gravidez, ou seja, assim que ela acabou de ficar prenha.

É importante lembrarmos que a gestação de uma cadela costuma durar 60 dias mais ou menos, o que significa que seriam 2 meses sem tomar banho caso o animal não pudesse tomar banho nesse período; isso poderia até mesmo causar doenças na pele do animal, principalmente em locais onde o clima é mais quente e úmido, propício para o aparecimento e proliferação de fungos.

Cadela Prenha
Cadela Prenha

Por isso, a cadela pode e deve tomar banhos enquanto está grávida, principalmente quando falamos nos momentos mais iniciais da gravidez, onde ela ainda não sente necessariamente os sintomas e está se sentindo melhor.

Apesar disso, isso não significa que a cadela pode tomar banho antes do parto, como veremos ainda nesse texto.

A Cadela Pode Tomar Banho Antes Do Parto?

A resposta mais curta e grossa que podemos dar para essa pergunta é: não. Apesar de a cadela poder continuar tomando banho nos primeiros estágios da gestação, é importante que ela pare de tomar banhos pelo menos 2 semanas antes de dar à luz; isso porque os níveis de estress do animal podem aumentar muito, o que atrapalhará o desenvolvimento dos filhotes.

Banho na Cadela Prenha
Banho na Cadela Prenha

Logo, você deve sim continuar dando banho na cadela assim que descobrir a gravidez, mas passados 1 mês e meio (ou até mesmo menos tempo) é necessário que você pare de dar banhos, até porque o corpo do animal nessa etapa está extremamente sensível.

Portanto, você não estava ouvindo boatos quando viu pessoas falando que não é recomendado dar banho em cadelas que estão para entrar em trabalho de parto, pois isso é verdade.

Qual a Frequência De Banhos Na Cadela Durante a Gravidez?

Agora que você já sabe quando pode ou não dar banho, pode ser que você se pergunte qual é a frequência que deve existir de banhos até o momento em que você não poderá mais dar banhos no animal.

A verdade é que quanto mais tempo de gravidez passar, mais a cadela irá se sentir irritada e sensível e menos banhos você conseguirá dar. Isso significa basicamente que você pode ir aumentando o intervalo entre os banhos até que eles parem de acontecer, mais ou menos 2 semanas antes da cadela dar à luz.

Isso irá evitar que ela se estresse, já que os banhos irão sendo reduzidos gradativamente conforme ela for ficando mais irritada e com mais sintomas de gravidez, o que fará com que uma relação inversamente proporcional se estabeleça e tudo entre em equilíbrio.

Porém, também é extremamente importante que você respeite a vontade da cadela. Muito provavelmente, em algum momento você tentará tomar banho e ela não irá deixar pois está se sentindo incomodada, e isso é muito comum.

Em casos como esse, você pode deixar para dar banho no animal em outro momento, pois insistir no banho provavelmente será um esforço e um estresse desnecessários.

Portanto, ministrar os banhos durante a gestação da cadela não é uma tarefa tão simples, mas com certeza você pegará a prática e com as nossas dicas tudo dará certo, basta manter a calma e ter paciência com o animal!

E O Banho Pós Parto?

A tendência é que o parto de qualquer ser vivo seja extremamente bagunçado e acabe gerando bastante resíduo, e no caso da cadela isso não é diferente.

Muito provavelmente o seu primeiro instinto após o parto do animal será limpar todo o ambiente e dar um banho na cadela, mas isso está errado. Após o parto o corpo da cadela está extremamente sensível e ela estará mais aberta a possíveis ameaças, e é exatamente por isso que você não deve dar banho.

O banho estará tirando também a proteção do corpo do animal, além dos odores maternos que são necessários para os filhotes, principalmente porque estamos falando de um animal mamífero.

Cadela Pós Parto
Cadela Pós Parto

Com isso, a cadela possui um corpo auto-limpante após o parto, e isso significa basicamente que ela mesma conseguirá se limpar sem a ajuda de outras pessoas e muito menos com componentes químicos como o sabão, que com certeza irá atrapalhar a recuperação.

Assim, o indicado é que você volte a dar banho no animal no mínimo 1 semana após o parto, de forma que a fêmea já esteja com o corpo protegido novamente e muito menos irritada, dois fatores essenciais para que ela tenha um bom banho e tudo dê certo.

Quem diria que o banho de uma cadela poderia ter tantos requisitos e gerar tantas informações e conhecimento, não é mesmo?

Quer saber ainda mais informações sobre cuidados com cachorros e não sabe onde encontrar na internet? Sem problemas, temos o texto certo para você! Leia também: Cachorro com Mau Cheiro no Nariz ou Focinho: Como Resolver?

Veja também

Qual o Maior Urso que já Existiu?

Animais fascinantes, os ursos já povoam a Terra a milhões e milhões de anos. Pra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *