Home / Animais / Pode Comer Carne de Enguia? Faz Mal?

Pode Comer Carne de Enguia? Faz Mal?

As pessoas adoram comer os animais marinhos, que possuem um sabor todo especial em decorrência dos nutrientes existentes no oceano. Dessa maneira, é bastante comum, por exemplo, que se coma enguias. Sim, porque as enguias podem ser consumidas em larga escala em muitas partes do mundo, sobretudo no litoral. Todavia, há quem exagere na dose, o que pode ser um problema.

Na verdade, o assunto envolvendo enguias se tornou muito famoso nos últimos tempos, quando mensagens anônimas ganharam espaço nas redes sociais no sentido de apontar que as enguias podem ser tóxicas para as pessoas. Segundo essas mensagens, uma enguia possui alto índice de mercúrio em seu corpo, com esse material chegando aos humanos no momento do consumo.

Enguia
Enguia

Porém, no fim das contas a verdade é que isso depende, pois nem sempre as enguias têm, de fato, altas doses de mercúrio no corpo. Na realidade, em muitos casos alguns peixes mais comuns têm taxas mais altas do material. Em todo caso, é sempre interessante ter certeza de onde está comprando o animal para se certificar de que não há qualquer problema com a qualidade da carne. Veja abaixo mais informações sobre as enguias.

Pode Comer Enguia?

Recentemente, uma mensagem indicando alguns peixes que não devem ser consumidos pelas pessoas ganhou a internet. Dessa maneira, entre esses animais está o grupo das enguias, que são acusadas de conter uma alta taxa de mercúrio no corpo. Segundo essa mensagem, as enguias retém muito mercúrio pelo fato de terem altos níveis de gordura. Todavia, a verdade é que você pode, sim, comer enguias sem maiores problemas.

Não há nenhuma comprovação científica de que as enguias tenham valores mais altos de mercúrio em seu corpo do que outros animais marinhos, como uma sardinha ou uma tilápia. Para tal, seria necessário pegar amostras de enguias de vários locais diferentes, como uma maneira de diminuir a margem de erro. Pois até pode acontecer de uma enguia possui alto índice de mercúrio no corpo, mas geralmente isso acontece porque o animal está em um ambiente tóxico.

Enguia no Fundo da Água
Enguia no Fundo da Água

Portanto, tenha atenção aos detalhes e busque saber onde a enguia em questão foi criada antes de comprá-la. De qualquer maneira, esse cuidado serve também para todos os outros animais marinhos que podem ser consumidos, pois é complicado saber ao certo a origem deles e, em alguns casos, o local de origem carrega uma série de problemas consigo.

Enguia Explorada

Há aquelas pessoas que não comem as enguias por achar que esse tipo de animal tem sido muito explorado pelo mercado culinário nos últimos tempos. Nesse caso, a opção é totalmente justificada e realmente encontra sentido lógico comprovado por dados precisos. Seja qual for o continente analisado, fica claro que as enguias estão perdendo espaço no mar, ainda que não se saiba exatamente qual é o impacto da pesca agressiva na diminuição do número de exemplares.

Dessa maneira, há quem opte por não mais comer as enguias, mas como uma forma de não compactuar com a questão. Porém, mesmo esse movimento pode ser visto como radical, já que há, sim, criadouros de enguias bem estruturados que seguem os melhores padrões do mercado. O mais importante, outra vez, é que você tenha a paciência de analisar quem oferecer boas práticas de pesca e quais empresas não têm isso.

Enguia Explorada
Enguia Explorada

Ao final, com todas as informações à disposição, será possível entender melhor o que fazer e como sua decisão de não comer enguias provenientes de certos ambientes poderá interferir nesse mercado tão movimentado. Em todo caso, se as enguias possuem pontos que fazem com que as pessoas não queiram comê-las, também há muitos atrativos nesse animal.

Formas de Comer a Enguia

A enguia pode ser consumida de muitas maneiras diferentes, já que a criatividade humana não conhece limites. Assim, muito comum na Ásia, esse prato ganhou todo o mundo com o passar dos anos. Um belo exemplo de preparar a enguia é grelhado, com o peixe sendo cortado sem espinhas. Ademais, nesse caso a enguia será amanteigada, além de receber também uma dose de outros temperos a gosto.

O estilo é chamado de Unagi no Kabayaki. Outra forma de fazer esse peixe é grelhá-lo por inteiro, sem realizar cortes de divisão. Em seguida, já depois de pronto, os cortes vão aparecer. Nesse caso, muitas vezes a enguia inteira pode cair bem com arroz ou com cebolinha.

No Brasil devido ao fato de os brasileiros misturarem tipos diferentes de comidas, a enguia pode também ser feita de maneiras muito distintas. Existe, por exemplo, o chamado espetinho de enguia, que consiste em fazer a enguia como se fosse churrasco, no espetinho. Você também pode preparar o fígado da enguia dessa maneira, como se fosse um espetinho. Essa é uma forma mais leve de preparar a carne, que tende a ser saborosa.

Características da Enguia

A enguia é um animal que está em risco crítico de extinção, já que a pesca agressiva tem se tornado cada vez mais comum, Assim, as enguias sofrem muito com o problema em diversas partes do mundo. Grande parte das mortes acontece quando a enguia adulta está em fase de reprodução, momento em que o animal migra de um local para o outro no oceano. O movimento também acontece com os filhotes ao nascer, ficando desprotegidos. Em relação aos seus hábitos de alimentação, dá para dizer que a enguia é um ser vivo carnívoro.

O animal costuma consumir larvas, peixes e crustáceos que encontra. Na realidade, até mesmo pela sua anatomia, a enguia é muito perigosa e pode ter uma capacidade de ataque bastante positiva. Esse peixe gosta mais de caçar quando anoitece, momento em que as presas podem estar mais expostas pela pouca visibilidade.

Logo, ao surpreender uma presa, a enguia tende a ter ainda mais facilidade no seu ataque. Algo interessante é que, com o tempo, a enguia vai comendo cada vez menos. Assim, a digestão desse animal marinho vai se tornando cada vez mais limitada com o passar dos anos, diminuindo a intensidade da busca por comida. Logo, o mais normal é que a enguia até mesmo perca peso no fim da vida.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *