Home / Animais / Tipos de Poodle Com Pelo Liso: Quais São?

Tipos de Poodle Com Pelo Liso: Quais São?

Quando se fala em poodle, logo vem à mente aqueles cães com pêlos encaracolados e armados, tosados de tal modo que vê-se abundantes tufos de pêlos em algumas partes do corpo e outras partes do corpo com a pele aparente, lhes dando uma forma peculiar de figura. Mas deve ser óbvio pra você também que eles não nascem já dessa forma né?

Tipos de poodle com pelo liso: Quais são?

A resposta mais simples pra essa pergunta é basicamente essa: todos os poodles tem cabelo liso! Poodles nascem com seu casaco de cachorro natural. Freqüentemente, esse casaco terá uma aparência muito diferente do futuro casaco adulto. A maioria dos filhotes de poodle, senão todos, têm cabelos ondulados e muito macios, em oposição ao pelo grosso e encaracolado do adulto.

Para mini poodles ou toy, a partir dos 9 meses de idade, o casaco de um poodle muda constantemente para o casaco adulto. Esse processo geralmente leva cerca de 9 meses. Portanto, quando um poodle tiver aproximadamente 18 meses de idade, ele terá seu casaco adulto completo. Em alguns casos, serão 24 meses até que o casaco adulto entre.

Durante esse período, o pêlo pode ficar muito emaranhado. Tapetes de pêlos grandes (emaranhados) podem arruinar um casaco, muitas vezes precisando ser cortados se não puderem ser trabalhados à mão. Por esse motivo, é importante escovar o pêlo com uma escova de pentes finos com muita frequência e profundidade durante esse estágio.

Uma vez concluída essa mudança, a pelagem será mais fácil de manter. O exposto acima também acontece com os poodles padrões, porém esse estágio não dura tanto tempo. O poodle standard passará por uma troca de pêlo, iniciando a qualquer momento entre 9 e 16 meses. A mudança durará aproximadamente 3 meses.

Sempre tenderão a encaracolar?

Isso depende muito! De fato, diversos fatores podem influenciar na forma que tomará a pelagem de seu poodle, incluindo o tipo de raça que adquiriu. Mas, se tem algo que sempre será o principal fator que determinará o tipo de pêlo que seu poodle terá, esse fator é o tipo de cuidado que você terá com o pêlo do seu cachorro desde filhote.

Existem várias causas que levam o pêlo a se enrolar e, de fato, este animal tem uma pelagem muito delicada que precisa de atenção constante. A primeira causa que pode levar o cabelo a perder sua suavidade natural é o uso de barbeadores elétricos. Você deve saber que o pêlo desta raça nunca deve ser encurtado para menos de três centímetros, pois perde sua forma natural.

A segunda causa de ondulação do cabelo é lavá-lo com muita frequência. Um excesso de banhos leva à perda das propriedades hipoalergênicas e estruturais dos cabelos. Se o seu poodle ficar sujo com muita frequência e, portanto, você precisar lavá-lo mais de uma vez por mês, use necessariamente produtos de alta qualidade, caso contrário os cabelos tenderão a ficar encaracolados.

Os cuidados adequados com o pêlo do poodle

Cortar o cabelo do poodle é uma tarefa que você nunca deveria realizar sozinho, a menos que seja um especialista no assunto; por esse motivo, se você decidiu fazê-lo, deve primeiro perguntar corretamente sobre como fazê-lo, consultando um especialista. Lembre-se: você nunca deve cortar o cabelo com menos de três centímetros, caso contrário ele irá enrolar, não esqueça que você terá que usar uma tesoura e nunca um barbeador elétrico.

Como em qualquer outra raça de cachorro, banhos muito freqüentes afetam seriamente a qualidade do pêlo. Você deve lavar seu poodle no máximo uma vez por mês; se exagerar, estragará o casaco. No mercado, você encontrará produtos específicos que podem ser utilizados: procure um xampu e condicionador para cães com pêlos lisos para melhorar o resultado final.

Poodle de Pelo Marrom
Poodle de Pelo Marrom

Existem também produtos específicos para os poodles que ajudam a destacar o brilho de seu casaco. A hidratação será uma das chaves para uma pelagem lisa; compre um condicionador poderoso que torne a pelagem realmente macia e hidratada. Sempre tente comprar produtos de marca. Este cão precisa ser escovado com frequência. Antes de fazer isso, é recomendável aplicar um condicionador de spray seco em seu revestimento para hidratar o revestimento com antecedência. Além de evitar nós, ajudará a manter o cabelo liso.

Padrões para pêlos de poodle

Como dissemos no início, ao se falar de poodle sempre vem à mente uma forma caricaturada do cãozinho com aqueles tufos grandes e arredondados como bolas de pêlos ou pom pom, não é mesmo? Esta é uma imagem característica sempre muito associada ao poodle comumente. Porém, o casaco de um poodle permite muitas variedades de formas que não apenas essa.

De fato, a mais popular e conhecida forma de ‘corte’ do casaco de um poodle é mesmo essa. Dar ao casaco do poodle esse jeito encaracolado característico faz com que muitos se confundam, achando que o poodle só será genuíno se for assim. Como já vimos nessa matéria, porém, essa peculiaridade quase que oficial dos pêlos espessos e encaracolados do poodle é apenas um padrão comumente aceito, até pela teoria muito propagada de que, quando o cão está tosado dessa forma, nunca perde cabelos. Isso é uma ilusão, visto que na verdade os pêlos que se desprendem apenas ficam presos no emaranhado do casaco, invariavelmente.

Tosá-lo assim evita muitos pêlos espalhados pelo chão, tapetes e estofados. Isso é inegável! Mas mesmo dessa forma de casaco, o poodle perde pêlos sim, como todo cão e exigirá cuidados constantes. Por mais que esse aspecto seja comum num poodle e, por conseguinte, o mais aceito mesmo nas exposições e clubes oficiais mais proeminentes, os pêlos do poodle ainda assim precisam de escovação regular até para evitar que acabem ficando tão densos e emaranhados, tornando depois quase impossível de remover.

Um casaco mais fino e suave acaba por se tornar menos comum e até haverá quem estranhe ver um poodle assim. Mas os cabelos do poodle podem sim ter um aspecto mais liso ou cacheado, macios. Quando cuidados com esse aspecto, podem ficar tão suaves e compridos que o poodle pode vir até a ser confundido com o cão maltês. Uma terceira forma muito apreciada por clubes oficiais americanos são os cortes conhecidos como ‘cordão’, enrolados em cachos compridos e apertados que ficam parecidos aos dreads.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *