Home / Animais / Pepino do Mar Transparente: Características, Fotos e Nome Cientifico

Pepino do Mar Transparente: Características, Fotos e Nome Cientifico

Há muito mais mares, rios e lagoas na Terra, do que propriamente terra. Exatamente por isso, o mar, é hoje, um dos locais mais inusitados, misteriosos e cheios de animais ainda desconhecidos na natureza.

Enquanto os animais terrestres ou aéreos são fáceis, teoricamente, de serem estudos, por estarem em locais normalmente alcançáveis, os animais marinhos podem viver em locais tão profundos, sem luz e com uma pressão muito alta, que hoje ainda não temos tecnologia suficiente para chegar nesses locais mais difíceis.

E é exatamente nessa profundidade do mar onde se encontra diversos animais totalmente exóticos, alguns desconhecidos, e alguns outros totalmente medonhos. Para ser mais específico, há hoje um conhecimento apenas 10% ou menos do fundo marinho que ultrapassa os 200 metros de profundidade.

Hoje, iremos aprender um pouco sobre um animal pouquíssimo estudo, que é o caso do pepino do mar transparente.

Iremos aprender seu nome científico, onde vive, o que come, e quais são as suas principais características. A próxima vez que você vir uma foto desse animal, você já saberá tudo sobre ele.

Mistérios do Fundo do Mar

Uma crítica muito grande tem sido feita ao pouquíssimo conhecimento sobre o fundo do mar. Que no caso, seria, de que se conhece mais da superfície lunar do que nossos mares.

Não se sabe, até hoje, exatamente como é o fundo do mar. A partir dos 200 metros de profundidade, se conhece apenas 10%.

Segundos alguns cientistas renovados, para se conhecer o fundo do mar totalmente, seriam necessários 200 anos, com um navio oceanográfico trabalhando a profundidade de 500 metros.

No entanto, esses anos poderiam ser diminuídos para apenas 5, se colocassem 40 navios no fundo do mar.

Apesar de caro, trabalhoso e demorado, os mesmos cientistas acham essencial que se tenha esse tipo de conhecimento, pois isso facilitaria estudos sobre preservação e exploração, saber a origem de deslizamentos de alguns terrenos e também como as ondas são provocadas por furações e tsunamis.

Resumindo, os cientistas acreditam que muito dinheiro que é direcionado para explorações, viagens e estudos espaciais, poderiam ser aplicados também no estudo, exploração e viagem ao fundo do mar. Algo que está muito mais perto de todo mundo, e que, provavelmente, haveria muito mais utilidade.

Nome Científico do Pepino do Mar Transparente

O pepino do mar leva o nome científico de Stichopus herrmanni. Ele pertence à classe Holothuroidea, que contém equinodermos que contém outro animal também conhecido, o holotúrias.

Seu nome vem do grego holothourion, e significa pepino do mar.

Sua classificação científica geral se dá como:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Echinodermata
  • Classe: Holothuroidea
  • Ordens: Subclasse: Apodacea, Apodida, Molpadiida; Subclasse: Aspidochirotacea, Aspidochirotida, Elasipodida; Subclasse: Dendrochirotacea, Dactylochirotida, Dendrochirotida.

Existem cerca de 1.711 espécies holoturianas, sendo que a maioria é encontrada na região da Ásia-Pacífico.

Características e Fotos

O pepino do mar possui uma boca circundada por 10 até 30 tentáculos, que são modificações de pés ambulacrários que são encontrados em outras bocas de equinodermos.

Seu esqueleto é recoberto por uma fina camada de epiderme, e o seu endoesqueleto (conhecido também como esqueleto interno) possui placas calcáreas, que são distribuídas macroscopicamente pelo seu corpo.

O sistema digestivo é considerado completo. No entanto, ele não possui coração ou sistema respiratório típico de outros animais.

Sua respiração ocorre por um sistema conhecido como difusão, na região ambulacrário. A sua cloaca possui túbulos ramificados, que são as árvores respiratórias ou então hidro pulmões, que conseguem acumular água e realizar as trocas gasosas.

Stichopus Herrmanni Característica

A excreção do pepino do mar transparente não possui nenhum tipo de sistema fixo ou complexo. Os pés ambulacrários, estruturas com abertura para a água ou hidro pulmões podem execrar os catobólitos a qualquer momento no mar aberto por meio da difusão.

O pepino do mar transparente não possui gânglios, na verdade, possuem um tipo de anel nervoso bem próximo á sua boca (região oral), que saem dali alguns nervos radiais. Há, também, algumas células táteis na superfície do seu corpo.

São animais considerados sexuados, ou seja, reproduzem, e usam a fecundação externa. No entanto, apesar de existir órgãos sexuais, os mesmos são simples, e existe, normalmente, apenas algumas gônadas, mas sem os ductos genitais.

O desenvolvimento ocorre de forma indireta. Ou seja, aparece uma larva auriculária com simetria bilateral e a mesma passa a radial dos outros animais adultos.

Há alguns tipos de reprodução também assexuadas, como, por exemplo, algumas larvas aparecem e se dividem e possuem também uma capacidade de auto regenerar algumas partes do corpo que podem ser perdidas.

Se há algum predador por perto, e o pepino do mar transparente se sente ameaçado, ele vai expelir uma parte de suas vísceras, para que os predadores fujam, e após isso, os órgãos que foram eliminados passam por uma regeneração e crescem de volta.

O pepino do mar pode possuir diversos tipos de cores, e a sua camada de pele exterior pode ser mais espessa ou mais fina, e nos casos dos pepinos do mar que possuem uma camada mais fina, serão considerados pepinos de mar transparente.

Culinária e Medicina

Em países como China, Malásia e Japão, o pepino do mar transparente, e outros da mesma espécie que não são transparentes, são usados na cozinha.

Quando consumidos com arroz, também são utilizados na medicina tradicional chinesa, e auxilia na fadiga, dor em articulações e impotência. Isto porque ele possui alto valor de carboidratos complexos e alto valor nutricional.

O pepino do mar transparente também possui níveis elevados de sulfato de condroitina, que é um dos principais nutrientes encontrados na sua cartilagem. A perda dessa substância é associada ao aparecimento de artrite, e consumir o extrato do pepino do mar pode auxiliar na redução da dor. Fora isso, o pepino do mar também possui alguns compostos anti-inflamatórios, que auxilia em diversos tipos de doenças.

Agora, você já sabe tudo sobre o peino do mar transparece, e a próxima ver que ver uma foto ou vídeo na televisão, já saberá tudo sobre essa espécie tão exótica e rara das profundezas do mar.

Conte nos comentários alguma experiência que você já teve com o pepino do mar transparente e qual foi sua primeira reação ao descobrir sobre essa espécie.

Veja também

Quais São os Predadores do Flamingo e Seus Inimigos Naturais?

O flamingo é uma ave que infelizmente está com ameaça de extinção, sua reprodução é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *