Home / Animais / Ariranha: Predadores e a Relação Com o Homem

Ariranha: Predadores e a Relação Com o Homem

Os predadores são parte essencial de qualquer ecossistema equilibrado, por mais que possa ser difícil presenciar algumas cenas envolvendo a caça animal. Contudo, ainda assim é preciso que existam predadores, pois apenas dessa forma será possível fazer com que todo o ecossistema possa ser mantido em certo grau de equilíbrio.

Dessa maneira, o trabalho do predador para a natureza é impedir que haja um crescimento exacerbado de algumas espécies animais em especial, fazendo com que não seja possível presenciar pragas ou excesso de algum tipo animal.

Ariranha Características Físicas
Ariranha Características Físicas

Porém, como nem tudo é sempre perfeito na natureza, por vezes o predador que está no topo da cadeia alimentar acaba por ter a sua população aumentada de maneira muito acelerada, justamente por não ter nenhum outro animal capaz de conter esse avanço populacional. De toda forma, ainda que leve algum tempo para tal, no fim das contas a natureza será capaz de conter tal avanço e novamente haverá um equilíbrio de forças no ecossistema.

De toda forma, predadores costumam se impor a partir da sua capacidade física. Mais rápidos, mais fortes ou simplesmente mais adaptados àquele meio no qual vivem, os animais conhecidos pelas suas características agressivas costumam ter diferenciais claros em relação aos outros. Dessa forma, o mais comum é que o combate físico entre o predador e as presas seja bastante desigual, de forma a fazer com que as presas sequer tenham a possibilidade de esboçar grandes reações.

Esse é o caso da ariranha, um animal comum no Brasil, que vive nas águas doces de rios do Pantanal mato-grossense e da bacia amazônica. Assim, a ariranha é forte e rápida, sendo conhecida por se movimentar de maneira muito eficiente quando na água e, ademais, de ser bastante eficiente quando em combate físico direto.

Predadores da Ariranha

Contudo, ainda que a ariranha seja muito forte quando se trata de combates físicos diretos, alguns até poderiam imaginar que há algum outro animal capaz de competir com esse ser forte e resistente.

A verdade, porém, é que a ariranha não costuma encontrar nenhum animal tão forte, ágil e resistente o suficiente para ser capaz de lutar e vencê-la em ambiente de água doce. Portanto, o mais comum é que a ariranha não possua nenhum predador, o que torna o animal ainda mais soberano nos rios adjacentes da bacia do Rio Amazonas. Logo, a ariranha, quando não consegue encontrar uma oferta saudável de peixes, acaba por consumir até mesmo cobras e jacarés.

Mais fortes que ambos, o animal ainda possui o trunfo de ser mais inteligente que esses outros dois predadores de água doce. Logo, a ariranha pode até ter alguma dificuldade para abater cobras grandes e jacarés violentos, mas, em geral, costuma levar vantagem contra esses animais. Portanto, é complicado apontar um grande predador para a ariranha no mundo animal.

De qualquer forma, ainda assim é possível ver que o animal não se encontra em bom estado de conservação. Para entender isso é preciso saber que a interação das pessoas com a ariranha não é a melhor possível, sendo muitas vezes há a caça do animal e, em outros momentos, a pura e simples devastação do habitat faz com que o número de ariranhas em todo o Brasil diminua de forma avassaladora.

Ariranha e jacaré
Ariranha e jacaré

Ariranha e as Pessoas

A ariranha não costuma atacar pessoas, até mesmo por não serem eficientes fora da água. De qualquer forma, quando se deparam com seres humanos, o mais comum é que as ariranhas deixem o local e fujam para longe. Mesmo quando confrontadas, se houver a possibilidade fuga, é muito provável que a ariranha não opte pelo ataque.

O que pode acontecer é que, sem a chance de fugir, o animal se veja obrigado a atacar para se defender. Nesse caso, um ataque de ariranha pode ser muito danoso para as pessoas. Na década de 1970, por exemplo, ariranhas atacaram um homem no zoológico de Brasília, após o mesmo invadir o local onde viviam os animais para salvar a vida de uma criança. Ainda que a criança tenha sido salva, o homem morreu após alguns dias, já que sofreu sérios danos ao corpo. Porém especialistas afirmaram que, caso houvesse a chance de fuga, era provável que as ariranhas não atacassem o sargento Silvio Delmar.

Alimentação das Ariranhas

A ariranha é muito eficiente quando se trata de caçar. Dessa maneira, o animal é bastante veloz no momento do ataque, usando os seus cerca de 30 quilos como base para a execução dos ataques. Assim, a cauda do animal também oferece uma grande estabilidade, dessa vez para o nado. Com tal cenário favorável, a ariranha acaba por ser uma grande ameaça aos peixes de água doce de muitos rios em todo o país.

As piranhas, por exemplo, conhecidas por serem agressivas e agitadas, não passam de comida para a ariranha. Em alguns casos, como já explicado, as ariranhas não encontram peixes na quantidade pretendida e atacam cobras ou até jacarés para se alimentar.

Porém, o mais comum mesmo é que peixes de todos os tamanhos sirvam de banquete para as ariranhas, sobretudo na região Norte do Brasil. No topo da cadeia alimentar, as ariranhas não possuem grandes ameaças além das pessoas, o que faz com que seja bastante seguro para o animal sair em busca de presas a qualquer momento do dia. Logo, a ariranha realmente domina os ecossistemas onde vive.

Como Reagir a Uma Ariranha

Se, por algum motivo qualquer, você estiver frente a frente com uma ariranha, há alguns cuidados básicos a tomar. O mais importante deles é evitar realizar movimentos de presa, o que faz com que o animal fique mais agressivo. Além disso, também não avance em direção ao animal, pois a ariranha pode se ver atacada e, nesse caso, reagir.

Logo, tente se manter na mesma posição por alguns segundos, saindo devagar para longe do animal. É sempre válido lembrar que, em um combate entre uma ariranha adulta e uma pessoa também adulta, não há qualquer fato que aponte em favor da pessoa. Portanto, mantenha a calma e se afaste de forma lenta. Quando em um barco, apenas deixe que a ariranha se afaste, pois o animal não costuma ser agressivo com embarcações.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *