Home / Animais / Fezes de Pulga: Como São? Como Descobrir Se São?

Fezes de Pulga: Como São? Como Descobrir Se São?

Fezes de pulga se parecem com pequenos pontos (geralmente na cor preta) e são um sinal claro de que as pulgas estão em seu animal de estimação ou em suas áreas de estar. Eles são comumente encontrados na barriga e na cauda. As pulgas precisam ser tratadas imediatamente para evitar riscos à saúde e você também precisa tomar medidas preventivas para tentar manter as pulgas afastadas.

As pulgas podem ser difíceis de lidar, principalmente nos meses mais quentes, quando são as mais ativas. No entanto, existem alguns sinais de pulgas para os quais você pode ficar de olho, se quiser impedir um possível problema de pulgas. Uma das principais evidências de que seu animal de estimação tem um caso grave de pulgas é a sujeira da pulga que pode ser encontrada no cabelo de seu cão ou gato.

Fezes de Pulga: Como São? Como Descobrir Se São?

Basicamente, esse tipo de sujeira é composta de sangue e fezes velhos que são deixados para trás quando as pulgas se alimentam do seu animal de estimação. Esse sangue seco dá a eles uma aparência “negra” na pele ou no cabelo. Se você tocá-lo, parecerá um pouco “granulado”, como areia fina.

Fezes de Pulga
Fezes de Pulga

Independentemente de como você o vê, se você encontrar algo parecido no seu animal de estimação, ele definitivamente merece alguma atenção. Como assim? A sujeira das pulgas indica a presença de pulgas. Embora você não encontre pulgas após a primeira inspeção, lembre-se de que talvez já haja ovos de pulgas em seu animal de estimação e, em segundo lugar, há uma boa chance de que a pulga tenha pulado para a segurança antes que você note que está se alimentando de seu animal de estimação. Desde que as pulgas representam um risco à saúde do seu animal de estimação, você precisa agir o mais rápido possível.

Pegue uma toalha de papel (papel higiênico ou bolas de algodão também deve ficar bem) e coloque um pouquinho de água nela. Esfregue suavemente o pelo do animal de estimação onde achar que pode haver cocô de pulgas e, se aparecer uma cor marrom avermelhada (no papel), é muito provável que seja cocô de pulgas.

Outra maneira de verificar é usar um pente para escovar um pouco da “sujeira” do pelo do seu cão ou gato e sobre uma superfície branca. Depois de coletar um pouco, aplique algumas gotas de água e veja se a cor muda para a mesma mancha vermelha do sangue digerido.

Lembre-se, se você gosta de nadar, lembre-se de que a sujeira pode parecer listras marrom-avermelhadas criadas a partir de resíduos de pulgas quando entram em contato com a umidade (orvalho, chuva, etc.)

Infestação de Pulgas 

As pulgas podem causar coceira no seu animal de estimação e causar desconforto considerável. Como as pulgas são tão pequenas, você pode nem vê-las! Uma pulga invisível pode começar a se alimentar de seu cão ou gato em segundos. E dentro de 24 horas após sua primeira refeição de sangue, uma pulga pode começar a pôr ovos! A produção de ovos pode atingir uma taxa de 40 a 50 por dia, resultando em uma infestação. É por isso que é essencial matar pulgas rapidamente.

As pulgas em seu animal de estimação são mais do que um incômodo. As pulgas também são um vetor para muitas condições, incluindo infestação por tênias.  A tênia que infecta cães e gatos (Dipylidium caninum), é membro de um grande grupo de vermes parasitas chamados cestodes. Uma tênia adulta totalmente madura consiste no segmento da cabeça, no pescoço e em vários segmentos da cauda. Quando os segmentos da cauda caem, eles são apenas um saco de ovos.

O saco é distribuído através do trato digestivo do hospedeiro.  Os segmentos parecem pequenos grãos de arroz e são capazes de se mover.   Os segmentos que secaram parecem sementes de gergelim. Quando o saco quebra, os ovos dentro são liberados.

Desenvolvimento das Tênias

Em animais de estimação com infestações por pulgas, as pulgas larvais que eclodem na área consomem detritos orgânicos, sujeira de pulgas (sangue digerido e fezes derramado por pulgas adultas – parece pimenta) e qualquer ovo de tênia. O ovo da tênia começa a se desenvolver dentro da pulga e, quando a pulga é adulta, a tênia pode infectar mamíferos. Quando um gato ou um cachorro engole a pulga infectada, algo que é muito fácil de fazer durante a limpeza regular, o gato ou o cachorro se tornam o novo hospedeiro. O corpo da pulga é digerido, a tênia é liberada e encontra um local para anexar e continua o ciclo de vida.

Enquanto os segmentos que seguram os ovos são pequenos, uma tênia adulta pode ter 15 cm de comprimento ou mais.  A maioria dos animais infectados com tênias não mostra sinais de doença. As tênias requerem muito pouca nutrição para prosperar, e cães e gatos saudáveis ​​não sofrem de infecção por tênia. A maioria dos proprietários sabe apenas que seu animal de estimação tem o parasita quando segmentos aparecem nas fezes ou no pêlo. É possível, embora altamente improvável, que os humanos se infectem com D. caninum , pelo mesmo método que cães e gatos, engolindo uma pulga infectada.

Tênia em Animais
Tênia em Animais

Ciclo de Vida das Pulgas

As pulgas adultas podem começar a alimentar-se alguns segundos depois de encontrar um hospedeiro. Eles devem se alimentar para iniciar a reprodução, e as pulgas fêmeas começarão a produzir ovos dentro de 24 a 48 horas após a primeira refeição de sangue.

As pulgas fêmeas podem produzir de 40 a 50 ovos por dia, até 2.000 durante a vida. Os ovos caem rapidamente do cabelo para o meio ambiente, para que você possa pensar em seu cão como um “saleiro de ovos de pulgas”. Onde quer que o animal passe mais tempo, geralmente é onde são encontradas as infestações por pulgas mais pesadas.

As larvas eclodem dos ovos em um a seis dias, dadas as condições ambientais apropriadas (uma umidade relativa entre 50% e 92%). Seu principal alimento são as fezes de pulgas adultas.  As larvas da pulga são pequenas, finas e brancas, medindo 1 a 2 milímetros de comprimento. Dentro de casa, as larvas de pulgas tendem a viver profundamente em carpetes ou sob móveis. Lá fora, eles se desenvolvem melhor em áreas sombreadas ou sob folhas ou detritos semelhantes no quintal. Qualquer área de um quintal onde um animal de estimação busca abrigo contra o calor ou o frio é potencialmente um ótimo ambiente para pulgas.

Pulga no Pêlo Animal
Pulga no Pêlo Animal

Uma larva madura se transforma em uma pupa dentro de um casulo de seda. Sob a maioria das condições domésticas, a pulga adulta surge em três a cinco semanas. No entanto, uma pulga totalmente desenvolvida pode permanecer dentro do casulo por até 350 dias, uma estratégia reprodutiva que aumenta a chance de sobrevivência da pulga. Isso ajuda a explicar como uma infestação de pulgas pode aparentemente “explodir” do nada, mesmo dentro de sua casa.

Adultos emergentes de casulos podem começar a se alimentar imediatamente se houver um hospedeiro. Eles são atraídos pelo calor corporal, movimento e dióxido de carbono expirado.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *