Home / Animais / Onde Conseguir Bicho da Seda Vivo? Quanto Custa Para Comprar?

Onde Conseguir Bicho da Seda Vivo? Quanto Custa Para Comprar?

O bicho-da-seda (nome científico Bombyx mori) é uma mariposa doméstica, que como tal, cumpre os estágios como larva e lagarta. É o produtor primário da seda, logo possui grande valor econômico para a indústria têxtil.

Há um ramo da zootecnia dedicado exclusivamente à criação destes insetos para a produção de seda crua, a sericultura- prática que está a pelo menos 5.000 anos em atividade na China. O bicho-da-seda teria sido domesticado a partir da mariposa selvagem (nome científico Bombyx mandariina). Como consequência desta separação, as mariposas domésticas se diferenciaram das demais espécies do seu gênero, seja na ausência de pigmentos de cor, seja na perda da capacidade de voar. A diferenciação também pode estar relacionada aos posteriores cruzamentos para obtenção da espécie.

Há muitos interessados em comprar bicho-da-seda vivo para iniciar a criação. Neste artigo, você conhecerá algumas dicas relacionadas ao tema, assim como muitas informações sobre este animal.

Então venha conosco e boa leitura.

Bicho da Seda: Classificação Taxonômica

A classificação científica para o bicho-da-seda obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Arthropoda;

Classe: Insecta;

Ordem: Lepidoptera;

Família: Bombycidae;

Gênero: Bombyx;

Espécie: Bombyx mori.

Essa espécie ainda está categorizada em 3 grupos ou raças diferentes: A raça univoltina (ligada à área geográfica da Europa); a raça bivltina (encontrada na Coréia, Japão e China); e a raça polivoltina (encontrada nos trópicos). Entre essas raças, há diferenças relacionadas à periodicidade de postura dos ovos, bem com relacionada ao tempo de eclosão dos mesmos.

Bicho da Seda: Características Físicas

As características físicas deste inseto incluem corpo esbranquiçado e comprimento estimado em 25 milímetros. As fêmeas possuem a tendência de se tornarem maiores do que os machos.

O corpo é dividido em 3 partes, dentre elas a cabeça, tórax e abdômen. Cada uma dessas partes também pode receber o nome de tagmata (ou seja, um segmento corporal especializado e característico dos artrópodes).

Na cabeça, há antenas grandes e nitidamente visíveis, com coloração marrom escura. As antenas das fêmeas são maiores do que as do macho. Próximos a essas estruturas, estão os olhos redondos e de cor preta, os quais desempenham função sensorial.

Bicho da Seda na Folha
Bicho da Seda na Folha

No tórax, estão localizadas as asas e patas. São 2 pares de asas (cada uma com aproximadamente 25 milímetros de comprimento e de 40 a 50 milímetros de envergadura), sendo que o par dianteiro está ligado ao segundo segmento do tórax, ao passo que o par traseiro está ligado ao terceiro segmento. Neste tórax, é possível observar uma grande concentração de pêlos finos, na cor branca ou amarelo-esbranquiçado.  Nas patas, há pequeníssimos ganchos que auxiliam na fixação ao substrato.

O abdômen abriga os órgãos digestivos e o sistema nervoso. Este setor costuma ser maior em mais rechonchudo nas fêmeas.

Bicho da Seda: Como Criar?

A criação e manejo do bicho-da-seda são realizados em galpões chamados de sirgarias. Durante as três semanas, no qual o inseto está na forma de lagarta, sua alimentação é baseada exclusivamente em folhas de amoreira.

É necessário que o espaço de produção sejam plantadas amoreiras, sendo a espécie amoreira branca a mais indicada. Mesmo que este vegetal produza frutos, no caso do plantio para alimentação do bicho-da-seda, isto não ocorre, uma vez que precisa ser podado a cada 60 a 70 dias. O plantio pode ser realizado na entressafra (período entre os meses de Maio a Agosto), uma vez que no frio, as plantas não se desenvolvem. Após 6 meses, deve ser realizado o primeiro corte das ramas.

Criar Bicho da Seda
Criar Bicho da Seda

A propriedade de criação do bicho-da-seda e de plantação das amoreiras deve variar na faixa dos 4 mil metros quadrados até 30 mil metros quadrados.

Geralmente, em termos de criação de médio e grande porte, o produtor recebe o bicho-da-seda após o inseto passar pelas chamadas 1ª e 2ª idade (ou seja, com 7 dias de vida); e o cria durante um período e 19 a 20 dias (o qual corresponde às chamadas 3ª, 4ª e 5ª idade). Decorrido este período, o inseto começa o seu encapsulamento.

No caso da 1ª e 2ª idade, a temperatura média ideal deve estar compreendida na faixa dos 26 °C, com umidade relativa entre 80 a 90%. Em relação às 3ª e 4ª idade, a recomendação é que esteja faixa dos 24 ºC, estando a umidade relativa em 70 a 75%.

Este inseto deixa de comer folhas ao atingir 8 centímetros. Neste período, geralmente está pronto para ser acomodado em um suporte para encasular.

Para produção do casulo de seda, as lagartas produzem e expelem pela boca duas proteínas, de nome fibroína e sericígena. No interior deste casulo, a lagarta se transforma em crisálida e passa a sofrer intensas transformações, durante o período de 10 dias, no qual adquire as asas e o aparelho reprodutor.

Os bichos-da-seda de criadores de países tropicais são muito suscetíveis a doenças trazidas por insetos como os grilos, formigas, louva-a-deus, vespas e lacrainhas. Contudo, estes insetos não causam tanto dano quanto algumas moscas da subfamília taxonômica Eroxistinae. Em outros países como a França, o bicho-da-seda pode ser facilmente contaminável por vírus.

Onde Conseguir Bicho da Seda Vivo? Quanto Custa Para Comprar?

Em sites populares de compra online, tal como o Mercado Livre, é possível encontrar larvas desidratadas ao preço de R$ 30 a R$ 40 por quilo.

No caso dos bichos da seda vivos, estão são mais espécificos, logo podem ser encontrados em sites de leilão online, dentro do ramo agropecuário. O preço segue a média das larvas desidratadas, podendo ser um pouco mais caro no caso da compra de casulos.

*

Agora que você já conhece muitas informações referentes ao bicho da seda, nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, com muito material especialmente produzido pela nossa equipe de redatores.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

MATHIAS, J. Globo Rural. Como criar bicho-da-seda. Disponível em: < https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2013/12/como-criar-bicho-da-seda.html>;

Sociedade Nacional de Agricultura. Sericultura: como produzir o bicho-da-seda. Disponível em: < https://www.sna.agr.br/sericicultura-como-produzir-o-bicho-da-seda/>;

Super Interessante. Bicho-da-Seda: O bicho do Homem. Disponível em: < https://super.abril.com.br/ciencia/bicho-da-seda-o-bicho-do-homem/>;

Wikipédia. Bicho-da-seda. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bicho-da-seda>.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *