Home / Animais / O que É e Qual a Função da Siringe? Pra que Ela Serve?

O que É e Qual a Função da Siringe? Pra que Ela Serve?

As aves são animais vertebrados de sangue quente que possuem penas, bico, ausência de dentes e padrão de reprodução com postura de ovos.

Algumas aves famosas por emitir canto (ou seja, aves canoras) possuem um órgão que as auxilia no processo de produção de emissão de sons, a chamada siringe.

Os sons emitidos pelas aves canoras podem estar direcionados a finalidades específicas, tais como marcar território, alertar para o perigo ou cortejar a fêmea. O canto destas aves exerce um fascínio cada vez maior nos seres humanos, especialmente nos pesquisadores da área. Tal fascínio contribuiu, inclusive, para a construção social de muitas lendas e crenças populares relacionadas ao tema.

Neste artigo, você conhecerá mais informações sobre a siringe, sobre o processo de vocalização dos pássaros, e outras características relacionadas às aves.

Então venha conosco e boa leitura.

Aves Características Gerais

Na atualidade, existem cerca de 9.000 espécies de aves conhecidas.

Esta classe taxonômica possui as penas como uma das características exclusivas, e estas atuam como isolante térmico, possibilitam o voo, além de auxiliarem na camuflagem e como atrativo sexual.

O tamanho das aves varia consideravelmente, uma vez que pode ir dos 5 centímetros (como é o caso do colibri) aos 2,75 metros (no avestruz). Alguns grupos já extintos de aves não possuíram asas.

A maioria das aves possui capacidade de voar, a exceção fica para algumas espécies, a exemplo do pinguim e avestruz.

Algumas voam em bando e tem o hábito de migrar para longas distâncias.

Os ovos são liberados pela coacla (estrutura que participa de ambos os sistemas reprodutor e digestório) e são constituídos de carbonato de Cálcio, logo são porosos e possibilitam a troca gasosa entre o embrião e o ambiente.

A Vocalização das Aves

As aves podem vocalizar desde notas curtas até sons longos e melodiosos. Certas aves não produzem sons vocalizados, neste caso, é comum escutar estalidos com as penas ou tamborilar com o bico na madeira.

Pesquisadores do estudo das aves (ornitologia) gostam de classificar os sons emitidos pelos pássaros em duas categorias: canto e chamado. No canto, os sons são melodiosos e longos, geralmente emitidos pelo macho com a finalidade de atrair a fêmea para acasalamento. No caso do chamado, são vários sons curtos e repetitivos, geralmente utilizados para coordenar atividades específicas realizadas pelo bando ou pelo casal.

Para algumas espécies, o canto é aprendido quando a ave ainda é jovem, a exemplo do curió e do canário da terra, os quais passam a imitar o canto de seus pais.

O que É e Qual a Função da Siringe? Pra que Ela Serve?

A siringe é uma estrutura presente em quase todas as aves e posicionada na extremidade terminal da traquéia e porção inicial dos 2 brônquios primários. É responsável pela produção e pela emissão de sons.

As cartilagens da siringe próximas à traquéia são firmes, ao passo que, as cartilagens brônquicas são bastante deficientes. Tanto as paredes laterais, quanto a parede medial dos brônquios são membranosas e capazes de produzir sons quando submetidas a vibrações.

Patos e cisnes se caracterizam por possuírem uma ampola óssea na face externa da siringe. Esta ampola atua como uma ‘caixa de ressonância’.

Nas aves cuja siringe é pouco desenvolvida, as emissões sonoras são caracterizadas por grunhidos e bufadas.

Os urubus não possuem siringe, contudo emitem sons, os quais se assemelham a um bufar forte.

O Canto das Aves no Imaginário Popular

A Lenda do Uirapuru

O uirapuru é um pássaro ativo e muito pequenino (com média de 12 centímetros de comprimento). É encontrado em grande parte das florestas tropicais da América do Sul.

O seu canto é extremamente melodioso e lembra o som de uma flauta. Contudo, ele canta apenas 15 vezes ao ano, em momentos bastante específicos como durante a preparação do ninho ou durante o nascer do sol e entardecer.

Há quem diga que os outros pássaros param para prestar atenção no canto desta ave. No entanto, a crença popular mais comum é de que aquele que ouvir o canto do uirapuru estará recebendo um sinal de boa sorte, e será atendido em qualquer pedido que fizer.

Uirapuru
Uirapuru

A lenda indígena envolvendo esta ave conta que um jovem guerreiro se apaixonou pela filha do cacique, no entanto, o amor era proibido e não podia se aproximar dela. Dessa forma, pediu ao deus Tupã para ser transformado em pássaro, tornando-se uma espécie de belo canto.

O canto fascinou o cacique, que passou a perseguir o pássaro para captura-lo, mas acabou perdido na floresta. O uirapuru, contudo, permanece todas as noites cantando para a sua amada.

O Canto do Bem-te-Vi

Não se abe com precisão a origem da crença popular relacionada ao canto do bem-te-vi, mas o que se diz por aí é que, quando a ave canta na frente de uma casa, alguém desta casa está grávida.

Não é à toa que a ave é conhecida por causar intriga para as vizinhas fofoqueiras discutirem.

Este pássaro também é bastante pequenino (média de 23,5 centímetros de comprimento). Possui uma coloração amarelo viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça. O canto, todavia, é a sua área mais intrigante, uma vez que enuncia as sílabas do seu nome com exatidão (BEM-te-VÍ), embora em algumas vezes seja bissilábico (BI-HÍA), ou até mesmo monossilábico (TCHÍA).

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a vocalização das aves e sobre a função da siringe neste processo, nosso convite é para que continue conosco de modo a visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral especialmente formulado pela nossa equipe de redatores.

Sinta-se à vontade para digitar o tema de sua escolha em nossa caixa de busca, ou para sugerir algum tema de seu interesse na caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britânica Escola. Uirapuru. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/uirapuru/483618>;

Universidade Estadual Paulista- UNESP. Biologia geral das aves- Por que as aves cantam? Disponível em: < https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_canto.htm>;

Wikiaves. A vocalização das aves. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/a_vocalizacao_das_aves>;

Veja também

Língua Roxa

Chow Chow Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Ter um cachorro é uma excelente maneira de aprender ainda mais sobre os diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *