Home / Animais / O que é Castração de Cachorro Fêmea? Como Funciona?

O que é Castração de Cachorro Fêmea? Como Funciona?

Hoje vamos entender um pouco sobre a castração dos cães. Para começar saiba que é um procedimento muito simples e tranquilo, eles recebem uma anestesia antes e não sentem dor alguma.

Castração Fêmea

No caso da castração da fêmea, na cirurgia é retirado o ovário e o útero. Basta um pequeno corte no ventre.

Castração Macho

No caso do macho tudo é ainda mais fácil, pois é necessário apenas a remoção dos testículos.

Com relação ao período de internação, costuma ser bastante breve, geralmente uma noite, mas dependendo do horário podem ser liberados no mesmo dia.

Falando do pós-operatório é necessário uma atenção com relação a limpeza do corte, também uma roupa cirúrgica e o colar cone.

Benefícios da Castração

Castração de Cachorro Fêmea
Castração de Cachorro Fêmea

Para o cachorro macho haverá uma redução da marcação de território, que é o ato de urinar para todos os lados. Quanto mais jovem o animal, mais esse comportamento é reduzido.

O animal ficará mais caseiro e dócil, sem a necessidade de sair às ruas procurando um par ficará mais seguro em casa. No caso dos cachorros mais agressivos, isso tende a ser amenizado também.

A contracepção, que ajuda no controle populacional dos animais.

A castração também evita a piometra que é uma infecção uterina, uma das grandes causas de morte nas fêmeas.

Prevenção de câncer, cistos de ovários e tumores na fêmea, o macho também se beneficia das castração ao reduzir a chance de desenvolver tumores na próstata e testículos.

Diminui a transmissão de doenças, quando o cachorro tem mais necessidade de sair na rua acaba tendo mais contato com outros animais que podem ter doenças transmissíveis e colocando a vida do seu pet em risco. Podemos citar como exemplo o Tumor Venéreo Transmissível, que acontece após o cruzamento dos animais. Uma doença séria e que exige quimioterapia por meses.

No caso de cães, é muito comum a TVT (Tumor Venéreo Transmissível) que é adquirida pela cópula ou cruza. Precisaria de uma série de aplicações de quimioterapias para a cura do paciente, o que poderia levar meses para isso ocorrer., além de outras enfermidades transmitidas pelo contato.

Outro benefício é o de aumentar a expectativa de vida do animal, considerando todos os benefícios citados aqui consequentemente seu pet viverá muito mais e com maior qualidade de vida.

Deu para perceber a importância da castração? um procedimento bem simples que pode beneficiar e muito o seu pet. Além de todos esses benefícios a castração também tem uma forte papel social ajudando a diminuir o número de animais abandonados nas ruas, assim os animais terão muito mais qualidade de vida. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida procure um veterinário da sua confiança para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, seu pet  agradece.

Como Funciona a Castração de Cachorro Fêmea

Vamos falar especificamente sobre como é a castração do cachorro fêmea, é um procedimento que pode ser realizado na cadela ainda filhote. Dessa forma sua melhor amiga não entrará no cio e também não gerará filhotes. Vamos tirar outras dúvidas mais específicas sobre esse procedimento nas fêmeas.

O que é a Castração de Cachorro Fêmea

Somente o médico veterinário está apto para realizar esse procedimento. Assim como no macho a cadelinha vai receber uma anestesia geral, só depois de completamente sedada um corte será realizado na barriguinha. Neste procedimento serão retirados o útero e os ovários.

Quando é Recomendado que Seja Feita a Castração das Fêmeas

Com sua cadelinha ainda filhote ela já pode ser submetida a esse procedimento, mas o procedimento também pode ser realizado na fase adulta do animal. Essa decisão deve ser tomada pelo médico veterinário.

Como é o Pós Operatório da Fêmea

Fêmea com Roupa Cirúrgica Após Castração
Fêmea com Roupa Cirúrgica Após Castração

Depois do procedimento, ao conversar com o médico veterinário ela irá indicar alguns medicamentos que serão necessários para os próximos dias. Na lista constará alguns analgésicos para que o animal não sinta dor e também alguns antibióticos que devem ser ministrados por você, esse medicamento impedirá que o corte inflame ou aconteça alguma infecção. Fique atento também às dicas para realizar o curativo no seu pet e em quais materiais você vai precisar.

Basicamente por alguns dias você precisará tirar o curativo do seu pet, aplicar algumas solução antisséptica bem em cima da incisão e novamente fazer o curativo. Não é difícil, é só tirar o curativo, limpar o local, aplicar uma fazer e prendê-la com micropore.

Outra dica importante é que alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar que o animal fique lambendo o local da ferida, e que também retire os pontos, o que pode fazer com que o corte se abra. Nesse caso é indicado uma roupa cirúrgica específica ou também a utilização do colar elizabetano.

Pode dar Banho na Fêmea Depois de Castrar

Outra dúvida que surge bastante é a respeito dos banhos realizados no pós operatório da cadela, e com quanto tempo depois da cirurgia o banho já está liberado. Os veterinários indicaram que os banhos só voltem a ocorrer depois da retirada dos pontos do animal e também depois que o corte esteja completamente cicatrizado. Os pontos geralmente tendem a ser retirados depois de 10 dias da cirurgia feita.

Verifique o local com cuidado e observe se o corte está bem sequinho e cicatrizado, caso esteja o banho está liberado.

Não se esqueça que é comum que após a retirada dos pontos da fêmea o local fique um pouco irritado ou com alguma ferida que indique que a cadela precisa de mais alguns dias para se recuperar completamente. Aguarde até que tudo esteja 100% para realizar o banho, a completa cicatrização é necessária e evita ainda mais estresse ao animal.

Por todos esses motivos acima não deixe de castrar seu animal, o médico veterinário saberá como cuidar bem dele e ele viverá com muitos mais qualidade de vida.

Veja também

Estrela do Mar na Areia

Tudo Sobre a Estrela-do-Mar: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um animal bem bonito e curioso, a estrela do mar. Então …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.