Home / Animais / Monstro de Gila: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Monstro de Gila: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Os monstros-de-gila fazem parte da classe reptilia e vivem principalmente no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México. Seu nome científico, heloderma suspeita , é derivado das palavras gregas que significam stud (helo) e skin (derma). Este nome refere-se à sua pele cravejada.

Características e Habitat do Monstro de Gila

Monstros de Gila têm glândulas venenosas localizadas na mandíbula inferior. Suas cabeças grandes lhes permitem mordidas fortes que deixam o veneno nos sulcos dos dentes afundar na vítima. Eles andam alto com as pernas para manter as caudas afastadas do chão e balançam o rabo para frente e para trás para manter o equilíbrio.

Três Monstros de Gila em Aquário

Esses répteis caçam durante a primavera e se escondem em tocas nos meses frios, usando reservas de gordura na cauda para sustentá-las até a primavera. Eles vivem até 20 anos em estado selvagem, podem crescer até 22 polegadas e pesar entre 1,5 e 5 libras.

Os monstros de Gila vivem no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México, em habitats como desertos, prados e matagais. Eles vivem no nível do solo e geralmente fazem suas casas em tocas em áreas rochosas.

Alimentação e Comportamento

Os monstros de Gila são carnívoros, e sua dieta consiste principalmente em pequenos pássaros e ovos. Eles também comem lagartos, sapos, insetos e pequenos mamíferos.

Em situações de temperaturas extremas durante o dia, os monstros gila podem ser mais ativos à noite. Por serem relativamente lentos, eles confiam na furtividade para pegar suas presas e também procurar ovos nos ninhos de cactos.

Além disso, os monstros gila não podem ver bem, então eles confiam em seu forte senso de olfato e sabor para rastrear suas presas. Eles mexem a língua para captar aromas no ar. Essas criaturas podem comer até 1/3 do seu peso corporal e podem armazenar gordura em suas caudas. Isso reduz a quantidade de tempo que os monstros gila têm para procurar comida.

Curiosidades e Fatos Interessantes

O monstro-de-gila, cujo nome científico é heloderma suspense, refere-se a um venenoso lagarto que costuma habitar a região sudoeste dos EUA e o México, habitando basicamente as regiões do Arizona, Nevada Utah, algumas áreas da Califórnia, bem como Novo México e Sonora.

Monstro de Gila Inteiro na Vertical

O monstro de Gila varia do nível do mar a 1.500 metros de altitude. Eles habitam matagal, deserto suculento e bosque de carvalhos, tentando se refugiar em buracos, matagais e debaixo de rochas em locais com fácil acesso à umidade.

Aliás, já é um dado notável o quanto esses tais monstros-de-gila preferem ambientes com água visto que são comumente vistos até dando mergulhos em água empoçadas que se formam depois dos temporais de verão.

Heloderma Horridum

O monstro de Gila e seu primo próximo, o lagarto de contas mexicano (heloderma horridum), são os únicos dois lagartos venenosos do mundo.

A vida útil do monstro-de-gila é de até 20 anos em estado selvagem e até 30 anos em cativeiro. O monstro-de-gila é o maior lagarto dos Estados Unidos; adultos grandes medem até 51-56 cm de comprimento, com a cauda representando apenas 20% de todo o seu comprimento; um peso médio entre 350-700 g.

Características e Fotos do Monstro de Gila

Os monstros-de-gila são pretos, estampados nas costas com contraste em rosa ou laranja. Pensa-se que as cores brilhantes dessas escalas alertam os predadores para que se afastem. Os olhos negros têm uma pupila redonda. A abertura da orelha é uma fenda oblíqua ou ovoide estreita. Os membros do lagarto são robustos e têm garras pesadas.

Seu veneno é formado por uma fileira de glândulas na mandíbula inferior do lagarto. Quando o lagarto morde, pequenos sulcos nos dentes ajudam o veneno a fluir para a presa. A picada de um monstro de Gila é muito forte, e o lagarto pode não afrouxar a aderência por vários segundos. Pode até mastigar para que o veneno penetre mais fundo na ferida.

O Veneno

O veneno do monstro pode ser mais útil como defesa contra predadores do que para caçar, porque a maioria das presas do lagarto é pequena o suficiente para ser subjugada pela força da picada.

O veneno de monstro-de-gila é tão tóxico quanto o de uma cascavel de diamante ocidental. No entanto, uma quantidade relativamente pequena de veneno é introduzida em uma picada de Gila.

Outros Fatos Interessantes

Atualmente, não há antídoto para mordidas de monstros-de-gila. Uma picada de monstro-de-gila é dolorosa para os seres humanos, mas raramente causa morte. O maior problema que você pode ter se um monstro-de-gila o morder, está tentando fazer com que o lagarto libere seu controle! Um bastão forte para separar as mandíbulas é recomendado.

Monstro de Gila Rastejando no Chão

A espécie possui uma capacidade olfativa muito aguçada para localizar presas, principalmente ovos. Essa sua capacidade olfativa é tão extremamente poderosa que o lagarto é capaz de achar ovos mesmo que estejam enterrados a vários centímetros debaixo da terra, seguindo com precisão uma trilha feita rolando um ovo. O monstro de Gila, como a maioria das cobras, usa sua língua para cheirar.

Alimentação

O monstro-de-gila se alimenta de pequenos pássaros, ovos, insetos, lagartos, sapos, pequenos mamíferos e carniça. O monstro-de-gila se alimenta principalmente de ovos de aves e répteis e come com pouca frequência (apenas 5 a 10 vezes por ano na natureza). Monstros-de-gila podem muito bem subir em cactos ou outras plantas e árvores para conseguir os tão desejáveis ovos.

Monstro de Gila Rastejando no Chão em Direção a Câmera

O monstro-de-gila pode comer um terço do seu peso corporal em uma refeição. As presas podem ser esmagadas até a morte se forem grandes ou comidas vivas se forem pequenas, engolidas de cabeça e ajudadas pelas contrações musculares e flexão do pescoço.

Habitat

Eles passam cerca de 95% do tempo no subsolo e emergem apenas para caçar comida ou tomar um banho de sol. Durante os meses frios do inverno, os monstros-de-gila ficam em tocas cavadas com garras fortes ou até tocas de tartarugas do deserto e têm reservas de gordura na cauda para mantê-las vivas durante esse período.

Monstro de Gila Rastejando no Chão Olhando Para Cima

Monstro-de-gila andam alto em suas pernas curtas, com a cauda clara do chão e balançando de um lado para o equilíbrio, no que parece ser um andar desajeitado. Sua velocidade máxima é de apenas 2,4 quilômetros por hora.

Bons alpinistas , às vezes os monstros-de-gila são encontrados no cacto e nas árvores procurando ovos de pássaros em ninhos.

Vida Social

Os monstros-de-gila parecem ter uma estrutura social frouxa e ocasionalmente compartilham abrigos. Os machos competem por parceiros, participando de lutas de coreografia cuidadosamente coreografadas, nas quais o maior e mais forte animal vence.

Monstro de Gila Rastejando no Chão na Terra

A época de reprodução dos monstros-de-gila é geralmente em maio e junho . A fêmea deposita os ovos em julho ou agosto , enterrando-os na areia 13 cm abaixo da superfície. A embreagem consiste em dois a 12 ovos : cinco é a média. A incubação dura nove meses , quando os filhotes emergem de abril a junho do ano seguinte. Eles têm cerca de 16 cm de comprimento e parecem adultos em miniatura com cores mais vivas. Os filhotes estão prontos para começar a vida por conta própria, sem necessidade de treinamento!

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *