Home / Animais / Bull Terrier É Perigoso? Eles Atacam Com Frequência?

Bull Terrier É Perigoso? Eles Atacam Com Frequência?

O Bull Terrier é considerado um cão totalmente familiar, sendo ainda caracterizado  por ser um excelente companheiro para sua casa! E isso pode ser justificado por uma série de aspectos diferentes.

Essa é uma raça tradicionalmente conhecida por ter um espirito bastante brincalhão e ainda muito divertida. Por isso, ele é bastante escolhido por famílias que possuam crianças!

Mas, mesmo diante de uma fama tão positiva, é válido destacar que nem sempre foi exatamente assim! Em um passado assim tão distante esse cão era usado como um cão de caça, sabia?

E diversos fatores permitem entender isso, principalmente se tratando de uma elevada resistência de uma maneira geral.

Bull Terrier criado em casa
Bull Terrier criado em casa

A raça é o resultado do cruzamento entre o Bulldog e o Terrier Inglês Branco. Posteriormente ocorreu ainda o cruzamento com a raça Dalmata – tudo para se tornar o cão que hoje reconhecemos facilmente!

O fato  é que o Bull Terrier é uma raça de cão extremamente ágil e muito forte, sem contar que é dono de uma grande inteligência e senso de proteção.

Mas, será que o Bull Terrier é realmente um cão perigoso e que tem o hábito de atacar com certa frequência? Essa é uma dúvida bastante recorrente e que poderá ser esclarecida a partir de agora!

Quer saber mais sobre o tema e sanar suas dúvidas? Então continue acompanhando agora mesmo o conteúdo desse artigo e saiba mais!

Entenda A Origem Do Bull Terrier!

Desde a Idade Média os ancestrais dessa raça eram tipicamente usados em lutas – porém, não era qualquer luta! Na verdade o combate se dava entre o cão com touros!

E acredite, isso até mesmo virou uma espécie de moda no século XIX. Os  combates eram realizados contra outros cães da mesma raça como também outros animais de maneira geral.

Isso até mesmo incluía ursos, burros, cavalos, macacos, texugos e até mesmo leões.

E esse aspecto ajuda a deixar muito claro porque até os dias atuais muitas pessoas classificam o Bull Terrier como um cão perigoso. Afinal, estamos falando de um cão de luta e de elevada força!

A Confusão Entre O Bull Terrier E O Pitbull

Outra confusão muito comum a respeito do Bull Terrier é que há quem ainda confunda ele com outro cão de elevada força e resistência, ou seja, eles são comumente confundidos com o PitBull.

E isso acaba sendo recorrente por conta das características físicas e pelo fato de que a raça também sem deu pelo encontro das primeiras ninhadas de  Bull Terrier com diversas outras raças!

Bull Terrier e Pitbull
Bull Terrier e Pitbull

Entendendo O Comportamento Do Bull Terrier

De maneira geral, esse é um cão que pode ser considerado como altamente disciplinado, mesmo que possa manifestar em algum momento um comportamento desobediente e teimoso!

Porém, ele também é bastante silencioso, doce e ainda agradável. É importante salientar que esse é um cão que possui um elevado instinto territorial.

Isso quer dizer que ele cumpre com perfeição o papel de um cão de guarda! Mas, mesmo assim é uma das raças que mais ama crianças! Pode ter certeza, ele será um grande companheiro de brincadeiras e diversão.

Mesmo que ele possa manifestar uma posturas bastante agressiva quando colocado em situações onde se sinta ameaçado, ele pode ser facilmente adestrado.

Ele também costuma obedecer seus donos de maneira muito fiel, retribuindo amor e amizade de maneira impecável!

Sua esperteza é outro critério que desperta atenção! O Bull Terrier é dono de uma inteligência realmente diferenciada, ocupando a posição de número 66 da lista de raças de cachorros mais inteligentes do mundo.

Cuidados Pertinentes

É realmente interessante dedicar atenção à educação do Bull Terrier desde quando ele ainda é um filhote. Além disso, é importante assumir uma postura bastante firme diante de qualquer demonstração de agressividade que ele comece a apresentar.

Assim como outras raças, ele gosta de se movimentar, embora não exija uma grande demanda de exercícios físicos para eliminar sua energia. Realizar caminhadas diariamente já é algo que o deixa muito contente!

Permitir que  o Bull Terrier possa manter uma rotina mais ativa, tanto física como também mental é algo extremamente recomendado. Isso porque, do contrário, ele poderá querer testar sua poderosa mandíbula dentro de casa.

Bull Terrier Características Físicas
Bull Terrier Características Físicas

E esse  é um dos pontos que gera debate sobre esse cão ser violento ou não. Cães dessa raça que fiquem enclausurados ou que não possam ter uma rotina saudável, pode revelar comportamentos mais agressivos.

E por se tratar de um cão de força realmente elevada e enorme agilidade, ele poderá ser se tornar uma tipo de perigo dentro de casa.

Mas, isso pode ser facilmente contornado por meio de cuidados ideais e muito amor. O mais indicado é que o Bull Terrier possa viver em um lar onde possa usufruir de um quintal.

Em um ambiente assim ele será capaz de queimar bastante energia e ainda se sentir seguro com as pessoas que ama!

Saúde E Demais Cuidados.

A pelagem do Bull Terrier não exige uma elevada dose de cuidados. Na verdade, os cuidados a serem considerados são realmente mínimos! Isso porque ele é dono de um pelo bem curtinho.

Adotar banhos a cada 15 dias já é suficiente para que ele fique sempre limpo, bonito e saudável.

Em geral, o Bull Terrier goza  de uma excelente saúde, porém, um dos problemas mais comuns com o passar dos anos é a surdez.

Grande parte dos cães dessa raça pode manifestar essa condição, principalmente os exemplares brancos.

É comum também que a raça apresente um quadro de  hérnia, bem como anomalias em sua cauda, acne ou acrodermatite.

Conclusão

Como ficou evidente, afirmar que o Bull Terrier é uma raça de cachorro agressiva e que realiza ataques às pessoas é algo equivocado. Isso, logicamente, se ele for  adestrado desde cedo e todos os pontos aqui relatados forem devidamente seguidos.

Todo cachorro precisa de carinho, espaço e cuidados! Com tudo isso em mente ele certamente irá retribuir com companheirismo, amor e muita amizade.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas tenham conhecimento sobre esse aspecto! Assim, mais pessoas saberão como ter um amigo de 4 patas mais feliz!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *