Home / Animais / Minhoca Tem Cabeça, Olho, Nariz e Ouvido?

Minhoca Tem Cabeça, Olho, Nariz e Ouvido?

Quem tem filhos pequenos como eu talvez tenha sido “obrigado” a assistir no cinema uma animação brasileira chamada Minhocas,  onde três minhocas adolescentes lutam contra um malvado inseto que pretende transformar todas as minhocas em zumbis pelo comando da sua voz através de uma transmissão ao vivo de televisão. Teve que passar por isso também? Pois é, eu passei e esse artigo me lembrou de mais essa situação pelas quais passamos pelos filhos. No filme rola muitas caras e bocas das minhoquinhas e isso leva a nossa pergunta tema: minhoca tem cabeça, olho, nariz e ouvido?

Um Breve Resumo Sobre Minhocas

Bom, já falamos tudo sobre minhocas aqui no blog. Mas não custa nada destacar as questões levantadas, né? Então vamos responder a pergunta: será que minhocas tem olhos, cabelos, boca e nariz?

De frente para trás, a forma básica da minhoca é um tubo cilíndrico, dividido em uma série de segmentos (chamados metamerisms) que compartimentalizam o corpo. Os sulcos são geralmente visíveis externamente no corpo demarcando os segmentos; poros dorsais e nefridóforos exsudam um líquido que umedece e protege a superfície do verme, permitindo que ele respire. Com exceção dos segmentos bucal e anal, cada segmento possui pêlos semelhantes a cerdas, chamados de setas laterais, utilizados para ancorar partes do corpo durante o movimento; espécies podem ter quatro pares de cerdas em cada segmento ou mais de oito, por vezes, formando um círculo completo de cerdas por segmento. As cerdas ventrais especiais são usadas para ancorar as minhocas de acasalamento por sua penetração nos corpos de seus parceiros.

Geralmente, dentro de uma espécie, o número de segmentos encontrados é consistente entre os espécimes, e os indivíduos nascem com o número de segmentos que terão ao longo de suas vidas. O primeiro segmento do corpo apresenta tanto a boca da minhoca como, sobre a boca, um lóbulo carnoso chamado prostomium, que sela a entrada quando o verme está em repouso, mas também é usado como sentido, para sentir quimicamente o ambiente do verme. Algumas espécies de minhocas podem até usar o prostômio preensível para agarrar e arrastar itens como gramíneas e folhas em sua toca.

Minhoca Rastejando no Solo
Minhoca Rastejando no Solo

Uma minhoca adulta desenvolve um inchaço glandular semelhante ao cinturão, chamado clitelo, que cobre vários segmentos em direção à parte frontal do animal. Isso faz parte do sistema reprodutivo e produz cápsulas de ovo. O posterior é mais comumente cilíndrico como o resto do corpo, mas, dependendo da espécie, também pode ser quadrangular, octogonal, trapezoidal ou achatado. O último segmento é chamado de periproct; o ânus da minhoca, uma pequena fenda vertical, é encontrado nesse segmento.

Então é isso! Está aí a resposta. Entendeu? Foi meio técnico demais né? Vamos tentar esmiuçar de um jeito mais compreensível então…

Minhoca Tem Cabeça, Olho, Nariz e Ouvido?

Vamos por partes:
Claro que minhoca tem cabeça! Embora não pareça muito a olho nu, minhoca tem dois lados, começando com cabeça e terminando com uma cauda.

Biologia da Minhoca
Biologia da Minhoca

E tem cérebro também, que consiste em um par de gânglios em forma de pêra. E fica bem ao lado da boca. Pois é, a minhoca tem boca mas não tem olhos. Elas tem algo conhecido como células fotossensíveis espalhadas por boa parte do corpo delas. Seria difícil explicar isso sem o uso de muitos termos técnicos. Então, fazendo uma comparação bem tosca, mas que pode ajudar a compreender, isso significa que as minhocas possuem espalhadas em seu corpo algo semelhante a essa tecnologia em carros modernos, que avisam o motorista da aproximação de obstáculos nas laterais ou na parte de trás do veículo.

As Minhocas Tem Cérebro
As Minhocas Tem Cérebro

É através desse sistema que elas conseguem se locomover. É como se fosse o sentido do tato, mas de uma forma mais complexa que, associados a seu sistema capilar, auxilia a minhoca e lhe dá senso de direção, etc. E por falar em sentidos, não… Minhocas não tem nem olfato (nariz) e nem audição (ouvido). A minhoca só tem mesmo dois sentidos, de certa forma. Aquele que podemos chamar de paladar (me referindo ao sistema digestivo de uma minhoca) porque, embora não seja semelhante ao nosso no sentido de identificar salgado, ou amargo, ou doce, tem também um complexo sistema nervoso, central, periférico e simpático (o tato). Juntos, eles fazem com que a minhoca selecione bem o que ela suga pela boca, por que caminho ela deve andar, etc.

Então, se a minhoca não tem nariz, como ela respira? Lembra que falei há pouco dos cabelos? Pois é, uma das coisas em que o sistema capilar da minhoca auxilia é na respiração dela. É meio que parecido com os nossos poros na pele (você sabia que também respiramos pela pele né?). Só que a pele e os capilares da minhoca exercem essa função de absorção de oxigênio, sais e água e dispersão de dióxido de carbono de um modo peculiar, mas muito útil até pra manter a umidade de sua pele, tão importante para sua movimentação na terra.

Acho que agora a resposta ficou mais compreensível né? Pois é, parece que essa “lombriguinha” é mais completa do que pensávamos! Tem até órgãos sexuais!

A Reprodução da Minhoca

Um dos aspectos mais interessantes das minhocas é a sua sexualidade. As minhocas são hermafroditas simultâneas, o que significa que os vermes têm órgãos reprodutores masculinos e femininos. Durante a relação sexual entre minhocas, ambos os conjuntos de órgãos sexuais são usados por ambos os vermes. Se tudo correr bem, os ovos de ambos os parceiros serão fertilizados.

Para copular, dois vermes se alinham em direção oposta. Nesta posição, ambos os vermes excretam muito muco, como se fosse um tubo de lodo que se forma ao redor de seus corpos. Cada verme ejacula os espermatozóides de seus órgãos sexuais neste tubo de lodo e é então depositado no receptáculo de esperma da outra minhoca. O ato de acasalar é completado, mas o processo de reprodução continua enquanto cada minhoca segue seu caminho separado.
Diferente mas eficiente.

A Importância da Minhoca na Natureza

E ela é muito importante para o nosso ecossistema também.

As minhocas devolvem nutrientes ao solo a partir de matéria orgânica, como folhas caídas, cascas de vegetais, restos de frutas, aparas de cabelo e até mesmo papel velho. Esses nutrientes são importantes para você cultivar plantas resistentes e felizes. As minhocas podem comer até metade do seu peso corporal em material orgânico todos os dias, para que possam ajudar a manter o seu jardim limpo e arrumado. Por tunelamento e escavação subterrânea, as minhocas arejam seu solo, tornando-o menos compacto e mais fácil para a água penetrar e chegar às raízes das plantas.

Evite usar produtos químicos ou pesticidas em seu jardim, pois eles podem entrar no solo e fazer com que seus vermes adoeçam. Ao colocar seus resíduos orgânicos como cascas de frutas e vegetais ou restos de comida, você está reduzindo o lixo enviado para aterros sanitários e melhorando seu solo de jardim.

Se você for um jardineiro que está sempre tentando melhorar o solo, as minhocas, acredite ou não, são a melhor solução a longo prazo para um solo saudável, pois são capazes de: melhorar a estrutura do solo, misturar e cultivar o solo, ajudar na formação do húmus e aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo. E aqui vai uma dica pra você que acha que já tem minhocas demais: lembre-se de que eles são o exército que constrói seu solo e com uma qualidade incomparável. Em vez de se preocupar com eles, faça melhor, pegue algumas minhocas e vá pescar!

Coisas simples que você faz podem fazer uma enorme diferença para as minhocas e para a saúde de nossa terra também.

Veja também

Curiosidades Sobre a Raça de Cachorro Pug e Fatos Interessantes

Os cachorros são um dos animais mais amados pelo brasileiro, principalmente por conta de todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *