Home / Animais / Mastim Napolitano Gigante Existe? Onde se Encontra?

Mastim Napolitano Gigante Existe? Onde se Encontra?

O mastim napolitano é conhecido originalmente na Itália como Mastino napoletano, o que significa que essa raça possui grande influência na cultura do país, sendo até mesmo considerada típica de lá (você verá o porquê quando explicarmos a história dessa raça).

Por esse motivo, muita gente se pergunta se o mastim napolitano realmente existe ou se ele não passa de uma espécie de figura folclórica com milhares de anos de história. Porém, ninguém realmente pesquisa sobre a raça de maneira aprofundada para saber a resposta.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o mastim napolitano gigante: ele realente existe? Onde? Além disso, falaremos um pouco mais sobre a história do animal e também te falaremos algumas características básicas dele.

História do Mastim Napolitano

A verdadeira origem do mastim napolitano é desconhecida por estudiosos, e por esse motivo existem duas teorias que discutem o aparecimento dessa raça. A primeira diz que ela foi levada para Roma por Alexandre, o Grande após uma viagem até a Índia; já a segunda diz que essa raça realmente é típica da Itália e se originou com os povos antigos de Roma.

Apesar das teorias citadas anteriormente, a resposta que todos buscam sobre a origem do mastim napolitano ainda não é exata; porém, muitas coisas sobre a história da raça já são claras, e é exatamente disso que falaremos detalhadamente agora.

Após seu aparecimento na Roma antiga, o mastim napolitano passou a ser utilizado para briga, proteção e caça; e isso se dá por diversos motivos explicados pelo seu corpo.

Em primeiro lugar, seu pelo escuro era propício para caçar a noite e ainda ajudava a proteger os palácios, já que ele acabava se camuflando na escuridão e poderia atacar o inimigo de surpresa. Em segundo lugar, o corpo cheio de pele era excelente para brigas, já que ao ser atacado os órgãos do animal não eram afetados tão intensamente, pois a pele funcionava como um escudo. Em terceiro lugar, o seu tamanho intimidador também era perfeito para a caça, já que ele poderia atacar qualquer animal facilmente.

Por isso, podemos dizer que o mastim napolitano foi um animal de grande importância na Itália antiga, e por isso é considerado tão típico do país. Nos dias de hoje as brigas utilizando cães são ilegais, mas mesmo assim o mastim napolitano ainda é visto como um animal perfeito para essa atividade.

O Mastim Napolitano Gigante Existe?

Como foi possível perceber, a resposta para essa pergunta é: sim, o mastim napolitano gigante existe. Apesar de não ser tão facilmente encontrado no Brasil, ele ainda é muito típico na Itália e em outros locais onde as pessoas têm o costume de utilizar cães como guarda das casas.

Logo, é claro que a espécie realmente existe na natureza e está viva, mas nem sempre ela será encontrada em todos os lugares, principalmente porque atualmente o preço para comprar esse animal é extremamente alto quando levamos em conta toda sua importância e imponência.

OBS: Lembre-se que adotar é um animal é muito melhor do que comprar! Comprar animais estimula práticas ilegais e também é extremamente nocivo para o cachorro; por isso, adote sempre que puder.

O Mastim Napolitano Gigante

Onde Encontrar o Mastim Napolitano Gigante?

A verdade é que o mastim napolitano gigante pode ser encontrado em qualquer lugar em que ele foi comprado. Tipicamente, ele pode ser encontrado nas mais diversas regiões da Itália de maneira natural, já que ele é um cachorro típico do país.

Porém, o comércio de cães de raça é uma atividade cada vez mais lucrativa e isso faz com que os vendedores de cães levem o animal para diversos países, e isso claramente inclui o Brasil, país onde o costume de comprar cães infelizmente ainda é muito grande, fazendo parte da cultura.

Portanto, podemos dizer que o mastim napolitano é encontrado de maneira natural na Itália, mas também pode ser encontrado em muitos outros países do mundo – principalmente nos Estados Unidos, onde a cultura de cães de caça é bem forte – pois foi levado pelos seres humanos como uma mercadoria.

Mastim Napolitano Gigante – Características

Por fim, vamos citar algumas características desse animal tão peculiar; assim você passará a conhecer a espécie ainda mais profundamente e com certeza conseguirá entender como ela funciona.

  • Saúde

Infelizmente, o mastim napolitano é um animal que tem grandes tendências a passar por problemas de saúde ao longo de sua vida. Isso porque ele cresce muito rapidamente quando ainda é filhote (com 1 mês de vida ele pesa cerca de 12 quilos), e com isso seu corpo acaba tendo problemas com a produção de cálcio no futuro.

Apesar disso, o mastim napolitano gigante pode viver entre 8 e 10 anos, uma expectativa de vida alta quando levamos em consideração o seu porte corporal e a pré disposição aos problemas de saúde.

  • Temperamento

Mesmo com todo o seu tamanho e o uso histórico do animal para atividades agressivas, a verdade é que o mastim napolitano gigante não é um animal muito temperamental. Em casa, após ser treinado nos primeiros meses de vida, ele é dócil e gosta de brincar. Porém, fique atento: não deixe ele brincar com crianças pois ele pode acabar machucando por conta de todo seu peso.

  • Peso e tamanho

O mastim napolitano tem no máximo 75 centímetros de altura, mas pode chegar a pesar 70 quilos; sendo um cão de porte grande.

  • Pelagem

A pelagem dessa raça, como já dissemos anteriormente, é bem escura. Além disso, seus pelos costumam ser bem curtos, não passando dos 1,5 centímetros de extensão, o que faz com que o animal não exija tantos cuidados nesse sentido.

Você já conhecia o mastim napolitano? Sabia de toda a sua história? Quem diria que um cão aparentemente tão agressivo seria dócil na realidade?! Com certeza sua visão mudou muito após ler esse texto, não é mesmo?

Quer saber um pouco mais de informações confiáveis sobre espécies de animais grandes em comparação ao mastim napolitano gigante? Sem problemas, temos o texto para você! Leia também aqui em nosso site: Diferenças Entre O Mastim Napolitano E O Pastor Do Himalaia

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *