Home / Animais / Tudo Sobre o Aoudad: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Aoudad: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos mais um animal super interessante para conhecermos, só quem é apaixonado pelo mundo dos animais consegue entender esse fascínio por saber cada dia mais sobre a vida deles. A estrela do dia é o Aoudad, vamos saber sobre as suas características, de onde ele vem e muito mais. Portanto, se você é apaixonado pelo mundo animal assim como a gente, fique até o final para não perder nenhuma informação importante.

Tudo Sobre a Aoudad

Nome Científico

Conhecido cientificamente como Ammotragus lervia, mas popularmente chamado de aoudad.

Esse animal pertence a família dos Bovidae, e a subfamília é a Caprinae, a origem deles é a África do Norte, onde viviam no alto das montanhas rochosas de lá. São reconhecidas 6 subespécies de Aoudad. A espécie foi levada também para a América do Norte, também para o Sul da Europa e outras regiões. Elas também podem ser encontradas na Espanha, inclusive no arquipélago das Ilhas Canárias.

Características da Aoudad

Aoudad
Aoudad

Vamos conhecer agora um pouco das características desse animal que estamos conhecendo aqui hoje. 

Esse é um animal grande e bem imponente, ele mede cerca de 75 cm de altura com medidas partindo do seu ombro, mede cerca de 1,2 m de comprimento total, e pesa em média 65 Kg. Falando em sua coloração, eles tem uma cor castanha puxada para cor de terra, curiosamente conforme os anos vão passando eles vão ficando mais escuros. A barriga geralmente tem um tom mais claro, e nas costas tem uma faixa mais escura. 

Em suas pernas longas na parte de fora e de cima tem uma coloração castanha avermelhada, ou uma cor mais acinzentada e sólida. É possível notar uma pelagem mais longa no pescoço do animal, e isso ocorre tanto na fêmea, quanto no macho. A única diferença é que, diferente das fêmeas, os machos têm essa pelagem que vai da garganta até o peito e depois até as pernas da frente, o que se assemelha a uma juba, menos cheia.

Ambos os sexos possuem chifres, e eles são voltados para fora, curvados e bem interessante, as fêmeas possuem essa característica bem menos desenvolvida, já nos machos os chifres podem alcançar cerca de 80 cm. Quando se toca os chifres desses animais é possível perceber que eles são aplainados, mas na base deles é possível perceber leves saliências, e isso vai se tornando mais forte conforme ele vai ficando mais velho.

Origem do Aoudad

Aoudad Comendo
Aoudad Comendo

Esses animais são naturais da África do norte, especialmente em alguns países como na Argélia, na Tunísia, no Egito, na Líbia, em Marrocos e no Sudão aqui neste último eles estão presentes ao oeste e leste do Nilo, também podem ser vistas em Tchade, em Máli na Mauritânia e no Níger.

Introdução da Aoudad em Outros Lugares

Diversos Aoudad se Alimentando
Diversos Aoudad se Alimentando

Esse animal foi levado para outros países e foi introduzido em outros habitat, foi levado para o sudoeste dos EUA, mas precisamente para Chinati Mountains, para Guadalupe Mountains National Park, para Palo Duro Canyon, para Trans-Pecos, além de regiões do Novo México e Texas. Também foi levado para o Havaí, mas precisamente para Ni’ihau que é uma ilha. Outras  foram levadas para outras regiões da África e também do México. Foi introduzida no ano de 1970 no sudoeste da Espanha, mas precisamente no El Parque Regional de Sierra Espuña, acabaram ficando bem comuns por lá, lá eles são animais de caça. Como se adaptou bem na região, eles acabaram alcançando de forma muito rápida regiões perto dali, fazendas onde a caça é permitida animais para que outros fossem criados. Atualmente esse animal está em amplo crescimento, e por isso vem sendo encontrado em mais lugares.

Este animal é um forte competidor dos animais de casco que são originários e estão na Península Ibérica. Outro lugar que o Aoudad foi inserido é na Ilha de La Palma no arquipélago das Ilhas Canárias, e então foi se estendendo por toda parte central e norte dessa Ilha, infelizmente esses animais por lá ameaçam a vegetação nativa e que ocorre unicamente lá.

O gênero Ammotragus tem o Aoudad como seu único representante na terra. Alguns estudiosos podem considerar que esse animal está dentro do gênero Capra. Diversas dessas espécies em especiação geográfica são vistas em algum ponto da África do norte, mas apenas 6 subespécies são reconhecidas.

  • Ammotragus lervia,
  • Ammotragus lervia ornata  – Chamado inclusive de Aoudad Egípcios, embora tido como extintos ainda podem ser vistos no deserto da arábia;
  • Ammotragus lervia sahariensis;
  • Ammotragus lervia blainei ;
  • Ammotragus lervia angusi ; 
  • Ammotragus lervia fassini.

Curiosidades do Aoudad

Aoudad Descansando
Aoudad Descansando
  • O Aoudad é encontrado geralmente em regiões de montanhas de clima seco, por lá comem gramíneas, lenhosas e liquens. Já estão adaptados a esse clima, por isso eles conseguem obter a água necessária de sua comida, mas quando tem água normalmente eles também podem beber e também deitar nela. 
  • Esses animais são mais ativos ao entardecer e ao anoitecer, por isso eles acabam descansando e dormindo no período mais quente do dia. 
  • Eles são muito rápidos e habilidosos, e por isso são capazes de saltar mais de dois metros de altura. Eles são muito hábeis no seu habitat, que geralmente são locais montanhosos com passagens estreitas em locais íngremes e cheios de rochas. 
  • Com qualquer movimentação estranha eles fogem para o alto com muita facilidade. Esses animais não fixam residência em lugar algum, e por isso estão o tempo todo viajando pelas montanhas.
  • Eles possuem alguns predadores como o Leopardo-do-atlas, o leão-do-atlas e o lince-do-deserto. Mas o homem entrou para lista infelizmente, cachorros selvagens, briga entre os animais por falta de alimento como a vegetação que some na seca.

Veja também

Patos e Gansos

Qual é a Diferença entre Pato e Ganso?

Hoje viemos esclarecer mais algumas dúvidas sobre a diferença entre o pato e o ganso, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.