Home / Animais / Aranha Vermelha Domestica: Nome Popular e Curiosidades

Aranha Vermelha Domestica: Nome Popular e Curiosidades

As principais características distintivas deste aracnídeo são o abdômen globular marrom-escuro e ligeiramente mosqueado, e a cor marrom-avermelhada das pernas e da metade anterior da aranha. Diz-se que esta espécie é capaz de causar alguma dor local e mordidas ocasionais podem ocorrer…

Aranha Vermelha Doméstica: Nome Popular E Curiosidades

A aranha vermelha doméstica é uma grande espécie que se satisfaz tranquilamente em construir sua teia dentro da casa. Uma australiana nativa, a aranha vermelha doméstica é cientificamente denominada nesticodes rufipes, é marrom avermelhada ou alaranjada em todo o corpo, incluindo as pernas. Tem um abdômen globular. A aranha vermelha doméstica faz parte da família theridiidae. A família theridiidae de aranhas é maior em áreas tropicais e semi-tropicais.

A aranha vermelha doméstica não têm esqueleto. Elas têm uma casca externa dura chamada exoesqueleto (uma cobertura externa rígida para o corpo, típico em alguns animais invertebrados). O exoesqueleto é duro, então não pode crescer com a aranha. As jovens aranhas precisam, portanto, mudar de exoesqueleto periodicamente.

A aranha vermelha doméstica tem que sair da casca velha através do cefalotórax. Uma vez fora, eles devem “preencher” o novo exoesqueleto antes que endureça. Seu corpo se desenvolverá ali enquanto houver espaço. Quando em um exoesqueleto o corpo da aranha não estiver mais confortável, um novo será necessário mas esse processo não ocorre indefinidamente. As fêmeas são geralmente maiores que os machos.

As fêmeas têm uma faixa vermelha em seus corpos e umas formas cônicas no abdômen que lembra a aranha viúva-negra. A aranha vermelha doméstica tem cerca de 7 mm de comprimento, não incluindo o comprimento da perna, que é aproximadamente o dobro do tamanho dos machos. As fêmeas são cerca do dobro do tamanho dos machos, que atingem cerca de 3 mm (Outras fontes dizem que o comprimento, incluindo as pernas, pode chegar até a 20 cm, mas não há dados científicos que comprovem a informação).

Aranha Vermelha Doméstica: Constituição Física

A aranha vermelha doméstica tem cérebros grandes. Em uma aranha vermelha doméstica, o oxigênio está ligado à “hemocianina”, uma proteína à base de cobre que transforma seu sangue em azul, uma molécula que contém cobre em vez de ferro. Hemoglobina à base de ferro nos glóbulos vermelhos transforma o sangue em vermelho.

Aranha Vermelha Domestica Perto do Dedo de um Homem
Aranha Vermelha Domestica Perto do Dedo de um Homem

As aranhas vermelha domésticas têm duas partes do corpo, a parte da frente do corpo é chamada de cefalotórax (o tórax e a cabeça fundida das aranhas). Também nesta parte do corpo esta a glândula da aranha vermelha doméstica que faz o veneno e o estômago, presas, boca, pernas, olhos e cérebro. Cada perna da aranha vermelha doméstica tem seis articulações, dando à aranha 48 articulações nas pernas.

As aranhas vermelha domésticas também têm essas pequenas coisas do tipo perna (pedipalpos) que estão ao lado das presas. Eles são usados para segurar comida enquanto a aranha vermelha doméstica morde. Os músculos das pernas de uma aranha vermelha doméstica puxam-nos para dentro, mas a aranha não consegue estender as pernas para fora. Ela bombeará um líquido aquoso em suas pernas que os empurre para fora.

Aranha Vermelha Domestica Andando na Teia
Aranha Vermelha Domestica Andando na Teia

A parte seguinte do corpo é o abdômen e o dorso do abdômen onde estão as fiandeiras e onde as glândulas produtoras de seda estão localizadas. As pernas e o corpo de uma aranha doméstica são cobertos com muito cabelo e esses cabelos são repelentes à água, que aprisionam uma fina camada de ar ao redor do corpo para que o corpo da aranha não se molhe.

Isso permite que elas flutuam, é assim que algumas aranhas podem sobreviver debaixo d’água por horas. A aranha vermelha doméstica sente a sua presa com pêlos quimicamente sensíveis nas pernas e sente se a presa é comestível. O cabelo da perna capta odores e vibrações do ar. Há no mínimo duas pequenas garras que estão no final das pernas.

Alimentação e Reprodução

O estômago da aranha vermelha doméstica só pode receber líquidos, então ela precisa liquefazer sua comida antes de comer. A aranha vermelha doméstica morde sua presa e esvazia seus líquidos estomacais na oração que a transforma em uma sopa para eles beberem. Formigas e outros insetos são suas principais presas.

Um macho da aranha vermelha doméstica tem dois apêndices chamados “pedipalpos”, um órgão sensorial, em vez de um pênis, que é preenchido com espermatozóides e inserido pelo macho na abertura reprodutiva da fêmea. As aranhas vermelhas domésticas produzem ao longo do ano. O saco de ovos redondos será mantido perto da teia, mas não na aranha.

Comportamento e Habitat

Uma aranha vermelha doméstica não é perigosa, como a aranha viúva negra. A viúva negra, latrodectus hasselti, tem as costas enegrecidas com uma mancha característica vermelha, mas as pernas pretas. Mas a confusão é comum, já que são do mesmo tamanho, têm um corpo de cor similar e ambos construirão um ninho no canto de um armário ou entre vasos ao ar livre.

A mordida da aranha da vermelha doméstica é dolorosa, mas não mortal. A aranha vermelha doméstica não vive em áreas frias, mas gosta de partes mais frias da sua casa. É por isso que é encontrado em armários, armários e áreas sombreadas. Elas produzem uma teia emaranhada e confusa em cantos ao redor de locais mais frios ao redor das casas.

Aranha Vermelha Domestica Andando na Parede
Aranha Vermelha Domestica Andando na Parede

Permanece na teia, a menos que seja perturbado quando cai rapidamente no chão em uma linha de segurança (segurança). As aranhas vermelhas não tecem teias grandes e limpas. Suas teias são emaranhadas, afixadas nas paredes e no chão em vários pontos. Essas aranhas não são agressivas, mas elas morderão se o seu pé se enroscar no ninho, por exemplo.

Para expulsar aranhas vermelhas domésticas de dentro de casa, será preciso não só remover suas teias como também eliminar suas fontes de alimentos. Enquanto houver proliferação de insetos na residência, elas ainda nidificarão em algum outro ponto da casa. Cuidado ao remover as teias da aranha vermelha doméstica; faça isso usando objetos como vassouras e evite usar a mão pois arrisca-se a levar uma mordida da aranha.

No caso de ser mordido, muito provavelmente o efeito será apenas uma dor local com muito pouca probabilidade de inchaço e vermelhidão. Mas é sempre recomendável buscar orientação médica, pois os efeitos podem ser mais adversos em pessoas mais suscetíveis ou alérgicas.

Veja também

História da Ariranha e Origem do Animal

Os cientistas descobriram lontras gigantes do tamanho de lobos que viviam em águas pré-históricas há …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *