Home / Animais / Reprodução do Jegue: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Jegue: Filhotes e Período de Gestação

O jegue ou jumento é um dos animais de estimação mais comuns do mundo. A forma ancestral é o equus asinus  africano, que vive originalmente em regiões secas ou montanhosas, principalmente com solo pedregoso. Portanto,  também podem escalar montanhas pedregosas e ásperas. No entanto, eles não podem correr tão rápido quanto os cavalos e só podem atingir velocidades de até 50 km / h.

Sobre as costas do jegue, há uma linha preta que corre ao longo da coluna, a chamada linha da enguia. Dependendo da raça, os jegues têm uma altura de ombro de 90 a 160 centímetros.

O acasalamento pode ocorrer durante todo o ano. Após um período de gestação de 12 a 14 meses, um filhote nasce. Atinge a maturidade sexual em cerca de 2,5 anos. Cavalos e pôneis têm um instinto de fuga pronunciado e fogem do perigo. Os jegues, por outro lado, simplesmente ficam enraizados em situações estressantes.

Burros ou mulas (cruzamento de jegues com éguas) em miniatura e gigantescos foram criados por humanos para possuir certas características que são mais desejáveis ou adequadas para fins específicos. Por exemplo, os burros em miniatura são frequentemente preferidos como animais de estimação, porque seu tamanho pequeno os torna mais fáceis de cuidar, e os burros de mamutes maiores são animais de trabalho mais fortes do que os burros comuns.

Termologia:

Asno = nome vulgar atribuído a burro ou jumento (nome popular);

Jumento = Equídeo da família dos asininos;

Jegue = o mesmo que  jumento (nome popular);

Burro ou mula = Animal estéril, cruzamento de égua com jumento.

Asno Jumento Jegue Burro ou Mula

Manadas menores de jumentos selvagens são geralmente constituídas por um macho e várias fêmeas. Rebanhos maiores têm vários machos e fêmeas. Parece não haver vínculos permanentes entre os indivíduos, os rebanhos são altamente flexíveis, terminando e reformando quase diariamente. Asnos selvagens dominantes às vezes defendem grandes territórios nos quais muitos parceiros em potencial também são encontrados. Machos subordinados também são tolerados dentro do território do macho dominante.

Reprodução do Jegue: Filhotes e Período de Gestação

Os jegues domesticados podem ser criados em qualquer época do ano; os jumentos selvagens geralmente se reproduzem na estação chuvosa. O período de gestação é geralmente de 12 meses e os potros pesam entre 8 e 13 kg. ao nascer. Os potros de  são totalmente desenvolvidos no nascimento e geralmente podem ficar em pé e amamentar cerca de 30 minutos após o nascimento.

Os jovens são desmamados da mãe com cerca de 5 meses de idade. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade e podem dar à luz um potro a cada ano depois disso. Os machos podem atingir a maturidade sexual aos 2 anos de idade, mas têm maior probabilidade de se tornar dominantes o suficiente para controlar o acasalamento aos 3 a 4 anos de idade.

Membros do gênero Equus podem frequentemente cruzar para produzir híbridos. Os burros podem ser criados a partir de cruzamentos com cavalos e zebras para produzir híbridos estéreis. Um cruzamento entre um jegue macho e uma égua produz uma mula. Um cruzamento entre uma jumenta (jennet ou jenny) e um cavalo (garanhão) produz um bardoto. Um cruzamento entre uma zebra e um jegue produz um  zonkey.

Apesar das óbvias semelhanças entre um burro e um cavalo , uma prole de burro-cavalo (mula) sempre será infértil, devido a um mau funcionamento genético que ocorre quando duas espécies diferentes se acasalam. Este também é o caso quando diferentes espécies de jumentos se cruzam, como o onagro e o jumento selvagem da Somália . Apesar de pertencerem ao mesmo gênero taxonomicamente, os filhotes híbridos de duas espécies de asno terão filhos estéreis.

Comportamento

Os jegues são animais atentos e cautelosos. Eles se recusarão a fazer qualquer coisa que lhes pareça perigosa. Esse comportamento conquistou a reputação do jumento por ser teimoso, mas, na verdade,  são animais muito obedientes e não recusam nenhuma ordem razoável. Quando um jegue se assusta com alguma coisa, geralmente não corre cegamente com medo. Seu instinto natural é congelar ou executar alguns passos e depois ver o que o assustou. Isso é diferente do comportamento dos cavalos, que tendem a entrar em pânico e “fugir” quando assustados.

Jegues domésticos interagem bem com outros animais, como cavalos, vacas, cabras, ovelhas e lhamas. São passivos por natureza, mas protegem agressivamente seus filhotes e podem ser treinados para proteger também ovinos e caprinos. Os jumentos não hesitarão em atacar e espezinhar cães grandes ou até humanos se perceberem que o animal é uma ameaça.

Asno Jumento Jegue Burro ou Mula Comportamento

Os jumentos são usados como companheiros para os potros desmamados e para animais nervosos, feridos ou em recuperação. Eles têm um efeito calmante  nos animais e ajudam a reduzir o estresse de situações traumáticas.

Os jumentos também estão sendo usados como animais de companhia em programas recreativos para crianças e para pessoas com deficiência mental e física. Sua disposição afetuosa, calma e paciente os torna ideais para uso como animal de companhia para outros animais e pessoas.

Alimentação

Os burros geralmente gostam de comer grama, embora também comam arbustos e plantas do deserto. Em vez de rasgar a grama imediatamente com os dentes, os burros agarram a planta com os lábios, puxam-na pela boca, rasgam-na com os dentes chatos e trituram-na para engolir.

Burros selvagens se adaptaram a viver em ambientes próximos ao deserto e por isso, os burros têm sistemas imunológico e digestivo muito resistentes. Isso permite que o burro seja capaz de processar e obter nutrição da vegetação, da qual muitas outras espécies de animais têm grande dificuldade em obter qualquer nutrição.

História dos Jegues

Desde que os jegues foram domesticados pela primeira vez, cerca de seis mil anos atrás, eles foram muito importantes nas economias humanas. As tumbas egípcias da dinastia IV indicam que a posse de burros era um símbolo de status, e a elite da sociedade pode ter possuído rebanhos com mais de mil cabeças.

Ao longo da história, os burros têm sido inestimáveis como bestas de carga. Ainda hoje, os burros são de grande importância econômica, especialmente em áreas remotas. Eles estão sendo amplamente utilizados nos esforços para impulsionar a economia e aliviar a pobreza nas áreas mais pobres do mundo. Burros em miniatura são muito populares como animais de companhia e para exibição. O burro ainda é usado como animais de tração em pequenas empresas agrícolas ao redor do mundo.

Hoje, a maioria dos burros ainda realiza as mesmas tarefas pesadas que os burros fizeram milhares de anos atrás, de maneira semelhante às mulas nas montanhas asiáticas que transportam mercadorias pesadas pelas passagens nas montanhas.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *