Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Hemerocallis, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Flor Hemerocallis, Fazer Mudas e Podar

Chamadas daylilies , referem-se a qualquer planta do gênero Hemerocallis da família Hemerocallidaceae, constituída por cerca de 15 espécies de ervas perenes distribuídas da Europa Central ao leste da Ásia. Os membros do gênero têm cachos de flores em forma de sino ou funil, com longas hastes, que variam de amarelo a vermelho e têm vida curta (daí o nome lírio do dia). Os daylilies também têm raízes carnudas e folhas estreitas em forma de espada, agrupadas na base da planta.

Embora a origem histórica da planta esteja na China e no Extremo Oriente, o lar moderno são os EUA com inúmeras variedades registradas.  Os daylilies vendidos no Reino Unido foram hibridizados em países de todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, mas o Reino Unido tem atualmente um trabalho muito promissor na hibridação.

Este gênero é popular em todo o mundo por causa das flores vistosas e da resistência de vários tipos. Centenas de cultivares têm flores perfumadas, e cultivares mais perfumadas estão aparecendo com mais frequência nos programas de hibridação. Algumas cultivares que florescem mais cedo reaparecem no final da temporada, principalmente se as cápsulas, nas quais as sementes estão se desenvolvendo, forem removidas.

Semelhança com o Lírio

Os daylilies não são verdadeiros, embora suas flores semelhantes a trombetas se assemelhem a flores de lírio. Os verdadeiros lírios do gênero Lillium crescem a partir de bulbos semelhantes a cebolas, enquanto os daylilies crescem a partir de uma massa de raízes carnudas que retêm umidade e nutrientes. Ao contrário das verdadeiras flores de lírio, as flores diurnas são comestíveis e podem ser consumidas cruas ou cozidas. Na Ásia, as flores diurnas são tratadas como vegetais e sedadas como ingrediente nas receitas. As flores são vendidas em mercados de alimentos frescos ou secos.

Lírio
Lírio

Como crescem selvagens em muitos lugares, muitas pessoas pensam que os daylilies são uma planta nativa da América do Norte, mas não são. Eles se originaram na China e na Coréia e foram introduzidos na América do Norte pelos europeus durante o período colonial. As raízes diurnas podem sobreviver fora do solo por semanas.

Como Cuidar da Flor Hemerocallis, Fazer Mudas e Podar

Hemerocallis  são plantas perenes robustas, adaptáveis ​​e vigorosas que permanecerão em um jardim por muitos anos com pouco ou nenhum cuidado.  A planta se estabelece rapidamente, crescem vigorosamente e sobrevivem ao inverno com pouca ou nenhuma lesão. Embora cada floração de hemerocallis dure um dia, uma vez estabelecida, cada planta produz uma abundância de botões de flores que se abrem por um longo período de tempo.

Os daylilies foram chamados perenes perfeitos porque estão disponíveis em uma variedade de cores, formas e tamanhos. Eles exigem pouco cuidado, toleram a seca e não são exigentes quanto ao pH do solo, desde que o solo seja bem drenado. Sofrem poucos problemas de pragas e doenças e têm uma longa estação de floração. Ao plantar, os daylilies devem entrar no solo pelo menos 6 semanas antes da chegada do inverno  e devem estar em um local onde recebam pelo menos seis horas de sol diariamente.

Flor Hemerocallis Amarela
Flor Hemerocallis Amarela

Eles não vão florescer bem na sombra. Cavar um buraco um pouco maior que o vaso e depois colocar a planta no buraco no mesmo nível que estava no vaso. Se você estiver plantando raízes nuas, espalhe as raízes e preencha com o solo. Regue as plantas nas primeiras semanas até que se estabeleçam. Eles não precisam de fertilizante, embora seja bom adicionar um tipo granular equilibrado de liberação lenta na primavera para dar um pequeno impulso.

Você pode cortar (ou remover as flores gastas), se quiser, mas isso não fará com que elas floresçam mais como em outras plantas; apenas arruma o jardim. Uma vez que as flores desbotam, é bom cortar os caules marrons também, se você não gostar da aparência deles. Após três ou quatro anos, divida as plantas se elas começarem a aparecer superlotadas. Para fazer mudas basta tirar um pedaço da borda com uma pá de jardim e replantar em outro lugar.

Variedades de Hemerocallis

Na natureza, os daylilies ocorrem apenas em laranja ou amarelo. Desde os anos 30, porém, os criadores desenvolvem variedades híbridas com cores de flores que variam de creme a tons variados de amarelo, laranja, vermelho, vermelho, rosa e roxo. Os criadores ainda estão se esforçando para produzir daylilies brancos e azuis puros. Também existem híbridos que têm faixas de borda de pétalas ou pontas de pétalas de uma cor contrastante ou com bordas de pétalas com babados ou recortadas:

Bela Lugosi – Este é considerado o melhor roxo disponível. É um cultivador muito forte e está fortemente originado. A flor roxa escura de 6 cm. tem uma agradável garganta amarela contrastante;

Hemerocallis - Bela Lugosi
Hemerocallis – Bela Lugosi

Blackthorne – Esta variedade tem uma flor amarela cremosa com um olho roxo-vinho. As bordas das pétalas das flores são amarradas com uma borda roxa. É muito florífero no início do verão, depois voltará a crescer no final do verão;

Hemerocallis - Blackthorne
Hemerocallis – Blackthorne

Mares do Sul – Esta flor de cor tropical é um showstopper! Possui uma rica flor rosa coral com faixas avermelhadas. É muito resistente e vigoroso, com mais de 30 botões no início do verão. É também uma flor de repetição no final do verão;

Hemerocallis - Mares do Sul
Hemerocallis – Mares do Sul

Best Seller – Esta flor extravagante tem pétalas de lavanda com um grande plissado amarelo e uma garganta verde-amarela pálida;

Hemerocallis - Best Seller
Hemerocallis – Best Seller

Tesouro Roubado – Esta flor rosa romântica tem uma combinação de uma cor rosa clara e escura e pétalas com babados.

Os daylilies são úteis na fronteira perene de flores, plantada em grandes massas, como cobertura do solo em encostas, como aglomerados de amostras únicas ou em vasos e recipientes. Existem muitas variedades de hemerocallis, com uma ampla variedade de formas e cores de flores e uma variedade de tempos de floração que podem continuar desde o início da primavera até o final do verão, com a estação média do ‘pico’ ocorrendo em julho.

Hemerocallis - Tesouro Roubado
Hemerocallis – Tesouro Roubado

As alturas variam de pequenos ácaros de 20 cm a grandes alturas de mais de um metro e meio. Os tamanhos das flores variam de ‘mini’ de menos de 3 polegadas a ‘extra-grande’ de mais de 7 polegadas (consulte o glossário) Existem formas redondas, formas de aranha, formas de ondulação, duplas, babados, eyezones, entre outras.

Veja também

Glicínia Doenças Mais Comuns e Como Tratar

As glicínias são a decoração principal de qualquer jardim. Afinal, seus perfil alongado, multicoloridas (das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *