Home / Animais / Diferenças Entre O Mastim Napolitano E O Pastor Do Himalaia

Diferenças Entre O Mastim Napolitano E O Pastor Do Himalaia

Os cachorros são os melhores amigos dos homens não é de agora. Desde suas origens, podemos observar que os cachorros eram grandes companheiros de caça, serviços e proteção dos homens e mulheres de milhares de anos atrás.

No entanto, há muitas espécies de cachorros, ou seja, raças que diferem entre si. Seja no tamanho, seja nos hábitos alimentares, nos hábitos físicos ou na personalidade.

Por isso, hoje iremos entender um pouco sobre as diferenças entre o mastim napolitano e o pastor do himalaia.

Características Do Mastim Napolitano

O mastim napolitano, como o nome já indica, é uma raça canina originária da cidade de Nápoles, na Itália.

É um cachorro considerado muito sério, atento, e um ótimo guardador e protetor. Seu porte grande, musculoso e resistente, faz do mastim napolitano, um dos principais cães de guarda.

Sua origem vem de uma família de cachorros que muitos anos atrás eram responsáveis por proteger seus donos, assim como suas plantações e rebanhos de animais. Desde então, o mastim napolitano foi treinado para ser um cachorro atento aos mínimos detalhes.

Com uma coloração que pode variar desde o azul escuro, até o preto, cinza e marrom, o mastim napolitano possui pelos lisos, porém bem curtos e baixos. Seu crânio é considerado um dos maiores do mundo canino.

O mastim napolitano é um ótimo cachorro para se ter em casas maiores, com quintais espaçosos e grandes. Dentro de casa, ele pode apresentar alguns problemas.

Por ter um tamanho que varia entre 60 até 75 cm, o mastim napolitano acaba sendo um pouco desajeitado, o que pode acontecer alguns acidentes se o mesmo permanecer dentro de casa.

Por exemplo, móveis, objetos, e até crianças pequenas, podem ser derrubados ou passados por cima pelo mastim napolitano. Mas, claro, não é por maldade, apenas pelo tamanho mesmo.

O mastim napolitano, ainda por ser grande, não curte muito exercícios físicos pesados ou prolongados. Para ele, algumas caminhadas já são o suficiente para se manter saudável física e mentalmente.

Dessa forma, o mastim napolitano é um cachorro muito recomendado para famílias que são mais velhas, e buscam um cachorro para guardar, proteger e servir de companhia.

Características do Pastor do Himalaia

Já o pastor do himalaia, é um cachorro que tem sua origem em Nepal, um país da Ásia, que se encontra na região do Himalaia, daí o seu nome.

O pastor do himalaia era um cão que guardava os rebanhos de gado naquela região. Lá, eles tinham uma vida ao ar livre, cheios de trabalhos e tarefas para cumprir, mas ainda assim, livre.

Seu temperamento e personalidade é muito ativo. Brincalhão, inquieto e cheio de energia, o pastor do himalaia não é recomendável para se ter dentro de casas pequenas.

Como um cão de guarda, ele precisa de bastante atividade física, e de um ótimo treinamento para aprender a obedecer. No entanto, o adestramento pode ser difícil, mas a dominância e a confiança do dono ao cachorro deve ser imposta desde cedo, para que não haja problemas no futuro.

Seus pelos são moderadamente curtos, na maioria das vezes pretos com algumas mechas castanhas, longos e lisos.

Seu corpo é levemente alongado, musculoso, forte, com pés e caudas grossas, e com uma boa ossatura. Desta forma, até hoje, o pastor do himalaia é muito usado como protetor dos rebanhos na Índia, Butão e Nepal contra ataques de lobos, raposos, ursos ou outros predadores.

Suas características gerais são:

  • Tamanho: 51 até 66 cm.
  • Peso: 23 a 41 quilos.
  • Pelos: moderadamente curto.
  • Agressividade: alta, mas com possibilidade de controle.

Diferença Entre Os Dois

Agora que a gente já conhece as principais características desses dois cachorros muito lindos, vamos entender um pouquinho as diferenças entre eles.

Primeira coisa que podemos notar quando olhamos algumas fotos, é a pelagem dos dois cachorros. Enquanto o mastim napolitano possui uma pela muito curta e baixa, o pastor do himalaia terá pelos um pouco maiores, alto e abundantes.

Outra diferença reside no fato de que um é muito ativo, enquanto o outro não tanto. Apesar dos dois cachorros serem considerados cachorros de guarda e proteção, o pastor do himalaia é muito mais ativo fisicamente do que o mastim napolitano.

Enquanto o pastor do himalaia poderá te acompanhar em corridas, em esportes ou exercícios físicos, o mastim napolitano ficará na casa, atento e focado em proteger, mas bem quieto.

Outra diferença que pode ser notada é a origem dos dois cachorros. Enquanto o mastim napolitano veio da Europa, o pastor do himalaia é originário da Ásia. Na Europa, o mastim napolitano era muito usado como protetor, mas na maioria das vezes, contra invasores, ladrões ou outras pessoas do tipo.

O pastor do himalaia, no entanto, além de proteger contra humanos, protege também contra outros tipos de animais, pois é muito comum na região em que ele se encontra.

Cuidados Para os Dois

O mastim napolitano irá precisar de alguns cuidados especiais. A primeira coisa que podemos notar, é que ele baba bastante, por isso, algumas complicações como mau cheiro na região da boca pode existir, então ele precisa ser sempre limpo.

Outra complicação que pode surgir é o fato do mastim napolitano possuir bastante pele, e isso pode acarretar alguns problemas na pele, e também no olho. Então é importante dar atenção para esse fator também.

Já o pastor do himalaia é considerado um cachorro muito saudável, devido a sua vida ativa. Sua expectativa de vida pode chegar até 10 anos.

Filhotes de Pastor do Himalaia
Filhotes de Pastor do Himalaia

Algumas doenças que ele pode pegar é displasia do cotovelo, artrite, glaucoma e obesidade. Fora isso, os melhores cuidados que ele pode receber é justamente bastante treinamento e exercícios.

Agora que as diferenças entre os dois cachorros foram expostas, é ideal que você procure analisar qual o melhor cachorro para você a para a sua família também.

Sua casa é grande ou pequena? Você quer um cão de guarda e companheiro ou um cão de guarda e bastante quieto? Você possui crianças pequenas ou não? Respondendo essas e outras perguntas, é possível chegar em uma conclusão de qual será o melhor cachorro para você.

Deixe seu comentário!

Veja também

Lindo Lírio Do Mar no Fundo da Água

Lírio Do Mar – Respiração: Como Funciona sua Respiração?

Quando você imagina um lírio do mar, flutuando lentamente pelo fundo do oceano, talvez não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *