Home / Animais / Mariposa Leopardo: Características, Nome Científico e Fotos

Mariposa Leopardo: Características, Nome Científico e Fotos

A Mariposa Leopardo (Hypercompe escribonia), ou mariposa de olhos de tigre, é uma espécie de mariposa que pertence à família Arctiidae. Ela pode ser encontrada por todo o Leste e Sul dos Estados Unidos, no México e na Inglaterra.

Se você quer saber mais sobre a mariposa Leopardo, suas características e curiosidades, continue lendo e descubra tudo aqui.

Características da Mariposa Leopardo

Essa espécie de mariposa apresenta uma envergadura de cerca de 8 cm (3 polegadas). Ela tem a asa branca bem brilhante. E possui várias manchinhas pretas.

O abdômen dessa mariposa tem um tom azul escuro, apresentando manchas na cor laranja. Quando elas se encontram na fase adulta, possuem hábitos totalmente noturnos. Normalmente, não costumam voar antes de anoitecer.

A Mariposa Leopardo macho possui uma linha bem estreita na cor amarela, em ambos os lados do corpo.

Enquanto ainda está na fase de lagarta, esta mariposa recebe o apelido de “urso peludo”, pois apresenta muitas cerdas vermelhas e pretas, ou podem apresentar também faixas coloridas na cor laranja por entre os segmentos. Essas faixas ficam mais visíveis durante a fase de lagarta.

Se perceber a presença de perigo, ela fica em forma de círculo, como uma maneira de se defender dos seus predadores.

A mariposa leopardo apresenta antenas pectinadas ou filiformes. É comum elas serem confundidas com borboletas. As duas pertencem à ordem científica Lepidoptera, ou seja, asas escamosas. Esse nome é devido às escamas que, quando são tocadas, caem como pó.

As mariposas e as borboletas diferenciam-se tanto no comportamento, quanto na anatomia. As mariposas se alimentam e voam durante a noite. Enquanto as borboletas apresentam hábitos diurnos.

Outra diferença entre esses dois insetos é a posição que as suas asas se encontram com relação ao seu corpo. Quando as mariposas pousam, elas sempre deixam as suas asas abertas. Enquanto que as borboletas permanecem com as asas elevadas.

As borboletas também possuem as antenas com aparência mais lisa, são mais longas, e apresentam as extremidades arredondadas. Enquanto que as mariposas possuem antenas mais grossas, mais curtas e com uma aparência mais peluda.

Outra diferença interessante que esses dois insetos apresentam é com relação à velocidade do voo. Enquanto as borboletas podem voar a uma velocidade de até 20 km/h, as mariposas podem alcançar uma velocidade de até 40 km/h.

Curiosidades Sobre as Mariposas

As mariposas são insetos bem curiosos. Elas são cheias de características e de hábitos que quase ninguém conhece. Confira abaixo algumas curiosidades bem interessantes sobre esses insetos tão interessantes:

1 – Capacidade de camuflagem: há algumas espécies de mariposas capazes de imitar vespas, folhas, cocô de passarinho, e até tarântula. Elas fazem isso como uma forma de sobreviverem, evitando predadores, até encontrarem um parceiro para acasalarem e botarem os ovos.

2 – Existem mais espécies de mariposas do que borboletas: a quantidade de espécies de mariposas é cerca de 9 vezes maior do que a quantidade de espécies de borboletas.

Ao todo, existem cerca de 160 mil espécies de mariposas. Enquanto que existem em torno de 17,5 mil espécies diferentes de borboletas.

3 – Gostam de cerveja: apesar de parecer estranho, é verdade que as mariposas gostam muito de cerveja. De acordo com biólogos, se misturarmos cerveja, banana, açúcar mascavo e passarmos em uma árvore, durante a noite poderemos ver várias mariposas se divertindo no local.

4 – As mariposas não comem: elas se alimentam, principalmente, durante a fase de larvas. Depois de adultas, a maior parte das mariposas já não precisa mais se alimentar, pois essa fase dura bem pouco, apenas alguns dias.

Nessa etapa, a sua única função é se acasalar para botar ovos. Há espécies que até já nascem sem a boca.

5 – Mesmo sem ter nariz, as mariposas têm senso de olfato: mesmo sem terem nariz, as mariposas apresentam um olfato super apurado. Certas espécies de mariposas são capazes de sentir cheiro a uma distância de cerca de 10 km, por meio das suas antenas.

É assim que o macho da espécie de mariposa-atlas faz para conseguir encontrar a sua fêmea e acasalar.

9 Espécies de Mariposas Mais Interessantes Que Existem

As mariposas são seres incríveis. Algumas apresentam características ainda mais interessantes. Abaixo, vamos apresentar as 9 espécies mais interessantes que existem. Confira!

1 – Mariposa Leopardo: uma das coisas que mais atrai a atenção nessa espécie de mariposa é a coloração sensacional do seu corpo. O abdômen é azul escuro, contendo manchas laranjas. A asas apresentam a cor branca brilhante, contendo manchas na cor preta mais azulada. E essa mariposa apresenta uma faixa na cor preta e branca.

Mariposa Leopardo na Folha
Mariposa Leopardo na Folha

2 – Mariposa Elefante: a mariposa Deipephila porcellus, mais conhecida como Mariposa Elefante, possui uma espécie de tromba na parte anterior do corpo. Quando ela se levanta, fica semelhante a um elefante.

Mariposa Elefante
Mariposa Elefante

3 –  Phalera Bucéfala: essa Espécie De Mariposa Se Camufla Muito Bem Quando Está Perto De Troncos De Árvores E De Galhos Secos.

Phalera Bucéfala
Phalera Bucéfala

4 – Mariposa Da Cecrópia: Essa Espécie É Conhecida Internacionalmente Por Cecropia Moth (Hyalophora Cecropia). Conta Com Uma Envergadura Entre 5 E 6 Polegadas. É Considerada Como Uma Das Maiores Mariposas Que Existem Na América Do Norte. Ela, Dificilmente, Pode Ser Encontrada Durante O Dia.

Mariposa Da Cecrópia
Mariposa Da Cecrópia

5 – Mariposa-Tigre-De-Jardim: Essa Espécie De Mariposa (Arctia Caja) Possui Cores Bem Contrastantes Nas Asas. Ela Pode Ser Encontrada No Reino Unido, Principalmente.

Mariposa-Tigre-De-Jardim
Mariposa-Tigre-De-Jardim

De Acordo Com Estudos, Nos Últimos 35 Anos, Ela Tem Aparecido Cada Vez Menos Na Natureza. a Sua Aparição Reduziu Em 89% Nesse Período.

6 – Actias Selene: Essas Mariposas Possuem a Cauda Bem Longa. E São Encontradas Mais Facilmente No Japão.

Actias Selene
Actias Selene

7 – Mariposa Falcão: Pertencem À Espécie Daphnis Nerii. e Estão Presentes Em Várias Regiões Do Mundo.

Mariposa Falcão
Mariposa Falcão

8 – Atlas: Essa É a Maior Mariposa Que Existe. a Mariposa Atlas (Attacus Atlas) Possui Uma Envergadura Das Asas De Cerca De 30 Cm. Podem Ser Encontradas Em Florestas Tropicais E Subtropicais No Sudeste Da Ásia, No Arquipélago Malaio, Indo Da Tailândia Até a Indonésia, E Também No Sul Da China.

Attacus Atlas
Attacus Atlas

9 – Mariposa Poodle: Essa Espécie De Mariposa Tem a Aparência Bem Peluda, Que Lembra Muito O Cãozinho Que Recebe O Mesmo Nome. Em 2012, Ela Ficou Bem Famosa Depois De Ser Fotografada Na Venezuela.

Mariposa Poodle
Mariposa Poodle

Ainda Há Divergências a Respeito Da Sua Espécie. Comumente, Ela É Confundida Com Mariposas Que Pertencem À Espécie Diaphora Mandica.

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *