Home / Animais / Marimbondo Asa Branca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Marimbondo Asa Branca: Características, Nome Cientifico e Fotos

O marimbondo asa branca, de nome cientifico Parachartergus apicalis é uma espécie de vespa da subfamília Polistinae. Comumente é encontrada nos Neotrópicos. A ordem é Hymenoptera e subordem é Apocrita.

Essa espécie é eusocial, com os exemplares vivendo juntos em um ninho com uma rainha. Estas põem ovos, e os outros trabalhadores que não se reproduzem. A eusocialidade é favorecida pelo incomum sistema haplodiploide de determinação do sexo nos himenópteros, pois torna os irmãos excepcionalmente próximos uns dos outros.

Quer descobrir mais sobre o marimbondo asa branca? Que tal ler o artigo até o fim?

Características do Marimbondo Asa Branca

As fêmeas normalmente têm um ovipositor para pôr ovos dentro ou perto de uma fonte de alimento para as larvas. Esse inseto desempenha muitos papéis ecológicos, sendo predador e polinizador, seja para se alimentar ou para suprir seus ninhos.

Muitos desses exemplares são parasitoides, o que significa que depositam ovos em outros insetos. Isso ocorre em qualquer estágio da vida, do ovo ao adulto. Frequentemente fornecem seus próprios ninhos a esses hospedeiros. Ao contrário dos verdadeiros parasitas, as larvas desse marimbondo acabam matando seus hospedeiros.

Parachartergus Apicalis

A mosca asa branca apareceu pela primeira vez no registro fóssil do Jurássico. Ela diversificou-se em muitas superfamílias sobreviventes pelo Cretáceo. Este é um grupo de insetos bem-sucedido e diversificado, com dezenas de milhares de espécies descritas.

Comportamento dos Insetos

Eles já foram observados a enxamear quando se deslocam entre ninhos, com o comportamento ocorrendo entre abril e maio. Às vezes, formam aglomerados compactos temporários ao longo da rota do enxame. Cada agrupamento é espaçado uniformemente e os indivíduos se deslocam de um grupo para o outro. Os grupos na parte traseira encolhem, enquanto os da frente crescem.

Não se sabe como os exemplares navegam entre os grupos, mas acredita-se que o marimbondo asa branca use pistas visuais ou olfativas. Também podem ocorrer enxames falsos quando ventos fortes impedem a entrada de forrageadores no ninho.

A genitália dos machos pode realizar movimentos de complexidade surpreendente. Ele é flexível e pode se mover de um lado para o outro, além de girar 180° em seu eixo longo, fazendo com que a ponta levemente bulbosa se mova para a esquerda ou para a direita.

Existem também dois dígitos em forma de dedo, que podem se mover independentemente um do outro e do edema. Os movimentos da genitália acabam sendo descritos como movimentos mais fluidos e sutilmente modulados que já se observou em marimbondos. Sugere-se que os machos podem estimular as fêmeas com seus genitais durante o acasalamento.

O marimbondo asa branca pode ser necrófago. Mas isso se baseia na observação de que um de seus ninhos cheira a carne podre, sem nenhuma observação direta de necrofagia sendo registrada.

Como Tratar Picadas de Marimbondo Asa Branca

Esses marimbondos são um dos insetos mais comuns que incomodam os cultivadores de culturas e os humanos em geral. O que é pior do que uma infestação de quaisquer tipos de marimbondo? Suas picadas.

É imperativo que os indivíduos com alergia a picadas de marimbondo asa branca se protejam também de outros tipos de insetos. Essas pessoas podem sofrer choque anafilático, que é uma forma de reação alérgica grave. Esta causa erupção cutânea, dificuldade em respirar, vômito e, nos piores casos, morte.

Felizmente, picadas de marimbondo que resultam em anafilaxia são raras, mas se você ou alguém que você conhece é picado por animais do tipo, existem remédios que reduzem o inchaço e encontram alívio rapidamente.

Isenção de responsabilidade: Se você ou alguém que conhece apresentar sintomas de choque anafilático, ligue imediatamente para os serviços médicos de emergência.

Sintomas das Picadas de Marimbondo

Os sintomas comuns de picadas de marimbondo asa branca incluem:

  • Um ponto avermelhado nos locais da picada;
  • Sensação de queimadura;
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Inchaço da garganta ou língua.
Picadas de Marimbondo

Como já citado, a apresentação de qualquer um desses sintomas é passível de ajuda médica imediata.

Como Tratar Esse Tipo de Picada

Antes de tratar uma picada de marimbondo asa branca, recomendamos que você remova o ferrão primeiro. Você pode fazer isso raspando suavemente a superfície da pele com a borda de um objeto esterilizado. Em seguida, limpe a área com água morna e sabão.

Para aliviar a dor, você pode aplicar um bloco de gelo em intervalos de 10 minutos por até uma hora. É possível também encontrar alívio tomando um analgésico de venda livre ou um anti-histamínico para a redução do inchaço localizado em torno da mordida.

Existem algumas maneiras simples de parar o inchaço e que devem aliviar a dor da picada. Remédios caseiros usando ingredientes ácidos também podem ajudar a neutralizar o veneno. Se você tiver sintomas que ameaçam a vida, ligue para os serviços médicos de emergência.

  • Vinagre de maçã – Mergulhe uma bola de algodão em vinagre de maçã e aplique na picada do marimbondo asa branca com uma leve pressão;
  • Limão – Se você tiver um limão inteiro, corte-o ao meio e aplique na picada. Pegue uma bola de algodão ou um cotonete e mergulhe-o no líquido, colocando por cima da mancha vermelha com cuidado.

Como Evitar as Terríveis Picadas

A melhor maneira de se proteger de picadas de insetos é impedir que eles entrem na sua casa ou na área externa em primeiro lugar. O final do verão e o outono são as temporadas mais atrativas. É por isso que você costuma vê-los fervilhando em torno de comida em piqueniques ou em áreas externas de alimentação.

Algumas coisas práticas que você pode fazer para evitar ser picado são:

  • Mantenha bebidas e alimentos em recipientes selados e herméticos;
  • Jogue fora o lixo regularmente para evitar transbordar as latas;
  • Não golpeie os marimbondos com nenhum objeto, pois isso os deixarão nervosos e ameaçados, aumentando a probabilidade de ser picado;
  • Evite usar cores vivas ou sabonete e shampoo perfumado em áreas em que ocorra algum tipo de infestação.

Verifique se suas roupas e corpo estão limpos. Sabe-se que o marimbondo asa branca se torne agressivo quando sente o suor. Tome os devidos cuidados e fique isento de maiores problemas.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *