Home / Animais / Maltês Personalidade: Ele É Fácil de Lidar? Como É Seu Comportamento?

Maltês Personalidade: Ele É Fácil de Lidar? Como É Seu Comportamento?

Os cachorros são os animais mais amados pelos brasileiros, principalmente por conta da facilidade de criar esses animais em ambientes pequenos e também por conta da lealdade e carinho que esses pequenos pets nos proporcionam.

Porém, devemos admitir que muitas raças de cachorro acabam surpreendendo as pesssoas que adotam, afinal o animal pode possuir um temperamento diferente do que o dono esperava e isso pode modificar a convivência no dia a dia e até torná-la muito mais difícil.

Por esse motivo, é extremamente importante estudar de maneira mais aprofundada sobre a raça de cachorro que você quer adquirir, dessa forma você não terá surpresas desagradáveis no futuro e também estará preparado para cuidar muito bem do seu pet quando ele chegar!

Logo, continue lendo para entender um pouco mais sobre o maltês, essa raça que vem ganhando muita visibilidade ao redor de todo o mundo e por isso está também trazendo dúvidas para a cabeça dos futuros donos.

O Maltês É Fácil De Lidar?

Como já dissemos, muitas pessoas pensam em adotar cachorros justamente porque eles são animais conhecidos por serem dóceis, amigáveis e muito fáceis de lidar; porém, a verdade é que nem todo cachorro é assim e por isso é muito interessante dar uma pesquisada antes.

No caso do maltês, já adiantamos que essa é uma raça muito amigável e versátil. Vamos analisar alguns pontos para que você entenda um pouco melhor o que esperar do maltês na hora de ter que lidar com ele no dia a dia.

  • Adaptabilidade

Na hora de você adotar o seu pet com certeza uma grande dúvida será: essa raça se adapta facilmente? Ser adaptável é uma característica extremamente importante para que seu cachorro se acostume com a sua casa e você não tenha problemas com ele com o passar do tempo.

A boa notícia para os donos de maltês é que essa raça é extremamente adaptável e com certeza irá se acostumar com o seu novo ambiente desde que você ofereça tudo que o animal precisa, como água, comida, brinquedos e espaço para se movimentar.

  • Necessidade de Atenção
    Maltês De Estimação Com a Dona
    Maltês De Estimação Com a Dona

O maltês é muito sociável e nesse caso é o cão perfeito para quem gosta de brincar com o pet, levar para passear e etc. Isso porque o maltês é uma raça que tem muita necessidade de atenção, o que torna ele mais dócil, mas também bem mais carente do que outras raças.

  • Saúde

A saúde é outro ponto importante, pois ela com certeza irá definir se aquela raça se encaixa nas suas possibilidades ou não. Algumas raças de cães apresentam muitos problemas de saúde ao longo da vida (como o pug) e muitas pessoas não possuem tempo ou dinheiro para lidar com isso.

Maltês Recebendo Tratamento no Veterinário
Maltês Recebendo Tratamento no Veterinário

Por isso, é bem importante pesquisar esse fator antes. No caso do maltês, ele apresenta uma quantidade mediana de problemas de saúde ao longo da vida, o que significa que ele pode ter alguns, mas uma visita ao veterinário às vezes provavelmente já pode prevenir tudo.

  • Amigabilidade

Por fim, podemos dizer que essa raça é extremamente fácil de lidar, principalmente quando levamos em consideração o quanto ela é amigável e brincalhona; com certeza é o cachorro perfeito para quem quer gastar energia brincando com o pet!

Além de tudo, saber como o cachorro se comporta em determinadas situações também é muito importante, já que o comportamento do seu pet irá definir qual a personalidade daquela raça.

Por isso, vamos avaliar o comportamento do maltês de acordo com algumas características dessa raça.

Comportamento com Crianças

Maltês Junto Com um Bebê na Foto
Maltês Junto Com um Bebê na Foto

A verdade é que o maltês é um animal que não tem tendência a gostar de crianças. É claro que isso não significa que ele irá machucar a criança, mas significa que ele irá demorar mais para se acostumar com a presença dela.

Porém, caso o seu maltês seja criado desde filhote em um ambiente com crianças, a tendência é que ele se acostume rápido e no fim das contas ele seja extremamente sociável e brincalhão da mesma forma com a criança.

Comportamento com Cães

Essa raça é excelente para quem gosta de ter várias raças diferentes em casa. Isso porque o maltês ama brincar com outros cães, principalmente se eles forem ativos que nem ele; pode ter certeza que a interação será perfeita!

Por isso, vale a pena ter cães de outras raças que também adoram brincar; dessa forma eles gastarão a energia brincando e também pouparão comportamentos agressivos ou bagunças pela casa.

Comportamento com Gatos

Muitas pessoas que possuem gatos ficam com medo de adotar um cachorro por conta da “guerra” que estamos acostumados a ver entre esses animais, principalmente em filmes e etc, o que acaba formando uma imagem negativa sobre a interação existente entre esses animais.

Gatinho Comendo a Ração de um Cachorro Maltês
Gatinho Comendo a Ração de um Cachorro Maltês

Na vida real, a verdade é que nem todas as raças de cães não se dão bem com gatos. O maltês é um excelente exemplo de cão que se dá muito bem com gatos, isso porque ele consegue ficar quieto e descansar nos momentos em que o gato não está tão disposto a brincar; isso faz com que eles se entendam e com certeza facilidade a vida de quem quer ter os dois pets em casa.

Comportamento no Treino

Por fim, a maioria das pessoas tende a querer treinar o cachorro durante os primeiros meses de vida, principalmente aquelas que moram em apartamento e precisam que o animal seja disciplinado e não dê trabalho.

Apesar do seu porte pequeno, o maltês é uma raça que pode fazer muita bagunça caso não seja treinada, e por isso vale a pena investir em um treinador, principalmente porque o comportamento desse pet durante o treino é muito bom.

Portanto, você pode contratar um treinador para o seu maltês pois com certeza ele não dará tanto trabalho para treinar e isso irá te poupar muita dor de cabeça no futuro, evitando bagunças e outros problemas!

Quer saber um pouco mais de informações sobre os cachorros? Leia também em nosso site: Água Sanitária Faz Mal Para Cachorro? E Querosene? Lysoform?

Veja também

Aruanã Dourado no Aquário

Aruanã Dourada Características, Nome Científico e Fotos

O aruanã dourado também conhecida como aruanã asiático, é um peixe predador da família osteoglossidae. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *