Um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul, o Freio de Ouro acontece todos os anos e é uma incrível demonstração de cavalos e ginetes.
Os participantes devem executar uma série de provas para demonstrarem suas habilidades. Veja a seguir mais informações e curiosidades sobre esse evento que encanta todo grande admirador dos equinos.
Freio de ouro: O que é?
O Freio de Ouro é considerado o evento mais importante pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos).
Se trata de um evento de cavalos e ginetes, onde os participantes devem demonstrar suas habilidades em sete provas, cada qual com sua pontuação, com suas exigências e habilidades exigidas.
É um tradicional evento que ocorre na cidade de Jaguarão, mas se espalhou por todo Rio Grande do Sul e hoje é conhecido internacionalmente.
A origem de evento foi na cidade de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, no ano de 1977. No início eram poucos participantes e as provas eram voltadas para Morfologia do animal, com foco nas suas funcionalidades, e não necessariamente nas habilidades.
O evento foi crescendo e chegou no seu auge em 1980, quando atingiu reconhecimento por boa parcela da população. Nesse mesmo ano, o então Presidente da República, João Figueiredo presenciou o evento junto com seus amigos e convidados.
Em 1982 o evento contou com 12 participantes e o vencedor ganhava uma classificação para o torneio de Bagé e Pelotas. Nos 90 a feira já contava com regras distintas e modificadas devido ao grande número de participantes.
O evento conta com 12 classificatórias, sendo que duas delas são internacionais com a participação de mais de mil animais anualmente. A incrível crescente do evento conquistou adeptos de todas as regiões do país.
Conheça a seguir como funciona o Freire de Ouro, quais as regras e exigências da competição.
Como Funciona o Freio de Ouro?
O Freio de Ouro é um evento para cavalos e ginetes, onde diversas provas exigem do ginete e do cavalo concentração, foco e melhores habilidades para conquistar a tão sonhada liderança.
O evento conta com um total de 7 provas, onde a Morfologia faz parte da primeira avaliação e o julgamento funcional posterior, sendo assim, a equipe somar a maior quantidade de pontos é a campeã. Conheça as etapas da prova:
Andadura
Na primeira prova é avaliada a funcionalidade do animal. O equino precisa demonstrar que sabe as danças típicas da raça. O animal deve apresentar três tipos distintos de andar:
- Galope
- Tranco
- Trote
Essa é a primeira prova do evento. Pode parecer simples, mas exige grande capacidade do animal e vale um total de 15 pontos.
Figura
Na segunda etapa da prova, o equino precisar percorrer um curto caminho demarcado com feno no menor tempo possível. O mais rápido vence a prova.
A prova avalia o equilíbrio, a troca de mãos e patas. É considerada de nível médio e vale de 0 a 15 pontos.
Volta sobre pata
Essa terceira etapa é considerada uma das mais difíceis de todo o evento. Ela divide-se em duas, onde no início o ginete deve levar o cavalo para frente dos jurados e fazê-lo rodar em torno do seu próprio corpo, um giro de 360 graus para um lado, depois para o outro.
A segunda parte da etapa consiste na esbarrada, que é basicamente o ginete fazer o cavalo correr em alta velocidade e depois frear de modo brusco. Nessa etapa, o cavalo praticamente senta no solo, ele fica com as patas traseiras bem flexionadas e encosta parte do tronco no chão.
A volta sobre a pata equivale a 5 pontos enquanto a esbarrada vale 10.
Mangueira
Nessa época é o primeiro contato entre cavalo e ginete com o gado. Em uma mangueira de 16X9, o ginete precisa manter um novilho preso por cerca de 45 segundos.
Essa prova exige muito equilíbrio, tanto mental quanto físico, e o cavalo mostra sua aptidão e habilidade exigida.
A prova é dividida em 3 partes:
- O cavalo tem de separar dois novilhos que estão na mesma mangueira;
- Manter o novilho longe do outro por determinados 45 segundos;
- O cavalo deve conduzir o novilho com o peito em uma diagonal de 45°, primeiro para um lado, depois para o outro. Ele tem 45 segundos para completar o movimento.
Cada uma destas etapas valem respectivos 10 pontos.
Campo
Essa é uma prova decisiva para a classificação no Freio de Ouro. Ela é elaborada em duplas, onde cada uma deve conduzir um novilho por cerca de 100 metros.
Ela também é dividida em parte, onde em cada uma delas, o ginete deve executar ações com o novilho. Nos primeiros 30 metros, o cavaleiro deve deixar o gado correr, depois dos 40 ao 80 deve prensa-los sobre as paletas, fazendo-o reduzir a velocidade. Nos últimos 30 metros, o cavaleiro deve acelerar o cavalo e posicioná-lo na frente do novilho, obrigando-o a recuar. O movimento se repete obrigando o novilho a voltar para a mangueira. A pontuação dessa prova é de 15 pontos.
Sarmento ou Baynard
Essa etapa exige muita velocidade e determinação do cavalo. Ele deve percorrer uma mangueira de 80 metros de distância, onde corre os primeiros 40 metros, depois esbarra, muda de lado e percorre mais 40 metros. Após isso, ele deve dar um giro de 180 graus e percorrer 40 metros, e assim repetidamente.
Ficou curioso sobre o evento? quer saber onde e quando ele acontece? Confira logo abaixo!
Quando acontece o Freio de Ouro?
O Freio de Ouro é um evento que ocorre sobretudo no Sul do país, com etapas também na Argentina e Uruguai.
O evento é dividido em 7 etapas e cada uma delas é em um determinado local. No ano de 2019 o evento aconteceu entre os meses de março e agosto, com a seguinte calendário:
- 6 a 10 de março em Jesus Maria, na Argentina;
- 4 a 7 de abril em Boca , em Esteio, no Rio Grande do Sul;
- 9 a 12 de maio em Montevidéu, no Uruguai;
- 15 a 19 de maio em Esteio (RS);
- 13 a 16 de junho em Esteio (RS);
- 20 a 25 de junho em Araranguá, Paraná e Santa catarina;
- 4 a 7 de julho e o encerramento do evento e a grande final se deu em entre os dias 22 a 25 de Agosto.
Gostou do artigo? Continue acompanhando nossos posts e fique por dentro do mundo animal!