Home / Animais / Macacos Chimpanzés Usando Lanças: É Verdade? Onde?

Macacos Chimpanzés Usando Lanças: É Verdade? Onde?

Chimpanzés

Chimpanzés são primatas e embora também sejam macacos, se diferem dos macacos comuns por possuírem habilidades especiais, entre essas habilidades estão possuírem uma linguagem própria e se reconhecerem no espelho, além de terem um instinto maternal, se protegerem e terem um DNA quase 100% igual ao dos humanos, estamos nesse quesito separados pelos chimpanzés em uma diferença de apenas 1%.

Gostam de viver em climas tropicais, em florestas africanas, porém também são encontrados em savanas e até mesmo lugares de boa altitude.

Em seu físico, são particularmente conhecidos pelos seus braços longos e pernas mais curtas, seus braços são o que os ajudam a se locomoverem se segurando em cipós e correndo em maiores velocidades, graças ao impulso que o braço oferece para o corpo.

Possuem uma dentição similar à de todos os outros primatas, inclusive dos humanos, é que ter caninos e molares mais longos. A fêmea chimpanzé pode chegar até 50 quilos e o macho até 70 quilos e embora pesem menos que os humanos, são três vezes mais fortes que os adultos da nossa espécie.

Vivem em comunidade, chegando a serem encontrados em grupos de até cem animais, e embora sejam animais do topo da cadeia alimentar, se alimentam mais por frutas graças a sua habilidade de subir em árvores e são animais pacíficos. Quando precisam lutar são bem violentos, principalmente no que se trata de defender os filhotes e fêmeas chimpanzés.

No quesito de reprodução, não costumam ter um único parceiro, e a fêmea se acasala com muitos machos em um único dia em seu período fértil. Sua gestação dura em média quase 9 meses e nascem um a dois filhotes por gestação. Os chimpanzés amamentam até os 3 anos de idade e se tornam independente aos 6 anos, porém continuam a viver próximos de sua mãe e irmãos, se tornando adulto aos 13 anos e vive em habitat natural até os 50 anos.

Idade da Pedra

Conhecida como período da pré-história onde os humanos construíram objetos principalmente para caças utilizando a pedra como objeto primário a afinando ou juntando entre elas. Também foi durante esse período que os humanos fizeram outras descobertas importantes como fogo, moradia, roupa para se esquentarem em períodos frios.

Como o homem não era o mais forte entre os animais, essa época foi importante pois foi quando o mesmo descobriu outros meios de se depender desses animais, caçar, e se defender dentro de cavernas, e proteger sua família e espécie.

Idade da Pedra
Idade da Pedra

Mas por quê falar sobre a Idade da Pedra é tão importante nesse artigo? O chimpanzé é um primata assim como nós humanos, e embora nossa inteligência seja bem acima do que a dos chimpanzés, muitos principalmente em ambientes de pesquisa foram estudados e até mesmo vistos evoluindo, podendo-se dizer que os chimpanzés estão atualmente na Idade da Pedra.

Segundo as últimas pesquisas, além de ter uma memória igual à dos humanos, conseguirem se comunicar e se reconhecerem em espelhos ou outros lugares refletores como água, os chimpanzés também foram vistos usando uma espécie de lança.

Chimpanzés Usando Lanças? É Verdade?

Sim, é verdade. Chimpanzés, principalmente fêmeas da espécie foram vistas na África, mais precisamente em Senegal, utilizando lanças bem afiadas para caçarem outras espécies de primatas. Pode-se dizer que essa é a primeira vez que uma espécie além da humana é vista utilizando uma arma para caçarem e se defenderem. Geralmente animais dessa espécie se defendem apenas com a luta corpo a corpo, mordidas e afins.

Embora uma lança possa ser fácil de ser fabricada, já que é necessário somente um galho de uma árvore, os chimpanzés escolhem esse galho com precisão, sendo o maior, tiram as folhas e outros galhos menores que estejam presos e possam atrapalhar, além de afiarem esse galho com os dentes ou com a pedra.

Imagem Ilustrativa do Filme Planeta dos Macacos
Imagem Ilustrativa do Filme Planeta dos Macacos

Essa evolução se deu, porque esses animais que são facilmente encontrados em florestas com maior disponibilidade de alimentos, na savana precisam de outros tipos de alimentos e de outras formas de sobrevivência pois é na savana que vivem outros animais do topo da cadeia alimentar como leões, tigres e demais. Embora seja muito difundido pela nossa cultura da pré-história que os homens são responsáveis pela caça e cuidar das fêmeas e filhotes, nessa pesquisa os líderes dessa evolução foram as fêmeas e os filhotes já que não possuem a força que os chimpanzés machos têm e podem trazer alimentos de forma mais fácil, sem precisar de ajudas de lança.

Outras Curiosidades Sobre esses Chimpanzés

Caçar com lanças não é o único fato curioso do que se trata dos chimpanzés de Senegal. Dentro da sua comunidade embora exista uma hierarquia onde o macho mais velho é quem manda, as fêmeas também costumam caçar e são respeitadas quando trazem suas presas. Em outras espécies, os animais costumam caçar para alimentar seus filhotes e muitas vezes as presas são tomadas pelo macho mais forte, como meio de mostrar sua dominação. Porém nos chimpanzés isso não ocorre, por menor que seja o animal dessa espécie, sua caça é respeitada.

Além do mais, essa é uma espécie que admira mais a inteligência e a tolerância do que a força bruta em si, sendo o líder o animal mais velho ou mais inteligente e não o mais forte, como a maioria dos animais da cadeia alimentar que tem seu líder com base no medo que sua força demonstra.

Não só a caça é similar ao que ocorreu na espécie humana, o hábito de viverem em cavernas para se esconderem de grandes e baixas temperaturas, buscarem abrigos para dormirem no período noturno, colocarem seus filhotes e até mesmo acasalarem foi algo que foi visto somente na cultura dos chimpanzés que moram no Senegal, mostrando que a inteligência em busca da sobrevivência é mais interessante do que a cultura original do animal de buscar apenas uma forma de sobreviver em um único local, que são as floretas.

Além desses chimpanzés, outros macacos foram vistos utilizando pedras para outros fins, como abrir amêndoas, nozes, e até mesmo para bater em outros animais na cabeça. A curiosidade que os macacos têm pela pedra é por ser um objeto pouco comum nos ambientes em que vivem, porém acaba sendo de boa utilidade graças a sua resistência e peso.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *