Home / Animais / Galinha Carijó: Características, Ovos, Como Criar, Preço e Fotos

Galinha Carijó: Características, Ovos, Como Criar, Preço e Fotos

Criar galinhas é uma atividade desenvolvida por muitas pessoas ao redor de todos os mundos. No Brasil, as pessoas tendem a criar galinhas principalmente nas áreas mais afastadas de centros urbanos, já que existe muito mais espaço disponível e o estilo de vida é menos agitado. Em locais como a o continente africano, cerca de 90% das casas possuem galinhas como animais domésticos.

Apenas com esses números já podemos perceber que esse animal é extremamente importante para o ser humano, principalmente por ter sido um dos primeiros a serem domesticados, muito provavelmente por conta dos ovos e da carne.

Apesar de toda essa fama da galinha, é importante entender que não é tão simples assim criar galinhas e antes de comprar uma vale muito a pena ler um pouco mais sobre a raça que você está procurando, assim você não terá surpresas desagradáveis e saberá exatamente como cuidar.

Por isso, continue lendo para saber como são os ovos da galinha carijó, quais são suas características físicas, como criar essa galinha e também qual é o preço de compra. Além disso, você verá diversas fotos para se inspirar na sua criação!

Ovos Da Galinha Carijó

Ovos Da Galinha Carijó
Ovos Da Galinha Carijó

Os ovos botados pelas galinhas são um grande atrativo para muitas pessoas, principalmente quando levamos em conta que eles podem ser consumidos em casa ou vendidos para outras pessoas, o que faz com que a atividade de criar galinhas seja duplamente lucrativa: você vende ovos e ao mesmo tempo economiza não comprando ovo.

Nós não fomos os únicos a pensar assim e é exatamente por isso que diversas pessoas estão se interessando em criar galinhas, todo mundo está interessado nos ovos que elas botam. Por isso, é essencial saber a média de ovos que uma raça bota ao longo do ano.

A galinha carijó é uma das preferidas do brasileiro e uma das mais típicas também, isso porque ela bota entre 200 e 350 ovos ao longo do ano e além disso eles possuem um tamanho grande, o que faz com que ela seja muito atrativa para quem quer ter uma grande quantidade de ovos.

É importante lembrar que ela apenas irá produzir tudo isso se estiver em condições favoráveis de existência, por isso vale muito a pena tomar um pouco mais de cuidado e criar sua galinha da maneira correta.

Características Da Galinha Carijó

Galinha Carijó no Galinheiro
Galinha Carijó no Galinheiro

Saber as características físicas da galinha que você irá criar também é extremamente importante; isso porque ao nascer novos pintinhos você precisa ter uma ideia de como a galinha deve ser, além disso, na hora da compra você precisa saber se a galinha que está adquirindo é saudável, e tudo isso pode ser percebido de acordo com a aparência.

Portanto, vamos ver algumas características físicas da galinha carijó.

Essa é uma raça resistente e grande, por isso ela pode ter um peitoral robusto e imponente, além de ser bem pesada e resistente; isso ajuda bastante na hora de criá-la, já que ela não costuma ser muito exigente.

A galinha carijó mais conhecida é aquela barrada em tons de preto e branco, mas também existem exemplares de outras cores, como perdiz, preta e pincelada, por isso vale dar uma pesquisada em qual você prefere.

Portanto, essa é uma galinha de cores e características comuns, mas o que a diferencia das outras é o seu grande tamanho e porte, que faz com que ela seja mais imponente e forte e, consequentemente, acabe produzindo mais ovos.

Como Criar a Galinha Carijó

Galinha Carijó Com seu Pintinho
Galinha Carijó Com seu Pintinho

Criar uma galinha é uma parte complicada ou simples do processo, tudo depende da raça que você escolheu e do temperamento dela. Por isso, pesquisa bem antes de comprar uma galinha, já que o temperamento difícil de uma raça pode acabar dificultando o processo.

A boa notícia é que a galinha carijó é extremamente amigável e simples de se lidar, isso porque ela até permite que pegam ela sem fugir, o que é surpreendente quando levamos em consideração que a maioria das galinhas foge de seres humanos.

  • Local

O local da galinha carijó deve ser protegido e calmo para que ela consiga botar os ovos e também dormir durante a noite de maneira tranquila, já que se ela não dormir direito ficará estressada. É importante que ele seja bem ventilado para que não ocorra hiperaquecimento.

  • Pequenos problemas

Essa é uma galinha resistente e forte, por isso não costuma ter grandes problemas de saúde. Porém, é preciso se atentar aos pequenos problemas que ela pode ter aolongo da vida: piolhos, vermes, ácaros e outras espécies de parasitas que podem acabar se alojando no animal.

  • Temperatura

Não existe uma temperatura específica para criar sua galinha, mas é importante que o ambiente esteja mediano, nem muito frio e nem muito quente. Dessa forma, ela conseguirá viver em uma temperatura ambiente agradável.

  • Ar livre

A galinha carijó gosta de correr e mexer suas asas, por isso é muito importante que você tenha espaço ao ar livre. Não é uma boa ideia ela ficar presa pois com certeza ela ficará estressada e agressiva, por isso deixe a galinha correr.

Preço Da Galinha Carijó

Uma galinha sempre irá te gerar lucros por conta dos motivos que citamos anteriormente, porém é importante que você saiba qual o preço da raça que está interessado para se preparar financeiramente.

O preli irá variar muito, mas geralmente uma galinha carijó custa entre 180 e 250 reais, tudo depende do local em que você está procurando e das condições em que ela se encontra. É essencial que você compre uma galinha saudável, por isso atente-se ao preço, mas também às condições de sobrevivência da galinha, pois às vezes o barato pode sair caro.

É importante lembrarmos que o pintinho sai muito mais barato, não custando nem 10 reais; porém, você deve comprar o pintinho apenas se tiver experiência cuidando de filhotes, já que eles são muito mais frágeis e exigem diversos cuidados para não morrer.

Quer saber um pouco mais sobre as galinhas e não sabe onde encontrar informação? Leia também: Ciclo de Vida da Galinha – Quantos Anos Elas Vivem?

Veja também

Formiga-Amarela-do-Prado: Características, Nome Científico e Fotos

As formigas-amarelas-do-prado são encontradas em todo o mundo. Das partes do norte da África, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *