Home / Animais / Lontra Marinha: Características, Nome Cientifico e Fotos

Lontra Marinha: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje eu trouxe alguém que você precisa conhecer, a Lontra Marinha, um animalzinho super bacana que existe aqui também no Brasil e em outros lugares do mundo. Gosta de animais? Então está no lugar certo, vem comigo, vamos conhecer este bichinho mega curioso!

Características da Nossa Lontrinha

Seu cardápio é composto somente por carnes sendo assim considere-o um animal carnívoro, ele possui porte médio e adora andar sobre a terra não escondendo sua paixão pela água também.

A Lontra pode ser vista em toda América Latina exceto no Chile, no Brasil ela pode ser vista em lugares como: Amazônia; Cerrado; Pantanal; Mata Atlântica; Caatinga e Campos Sulinos. Poxa que pena que os Chilenos não podem contemplar este bichinho maravilhoso!

Com um corpinho comprido este animal pode chegar de 55 até 120 cm de comprimento e pesando 35 kg. Sua cabecinha é bem pequena e suas patinhas curtas com membranas que lhe ajudam dar um show de natação. E ainda possui uma pelugem bem densa.

Não a Confunda Com Ariranhas

Isso mesmo, até porque as Ariranhas são bem maiores do que a Lontra Marinha.

Ariranhas em Seu Habitat

Peixes e Crustáceos Por Favor!

Estes são os dois alimentos preferidos deste animalzinho, portanto, se quiser fazer aquela média com ele não se esqueça disso e saiba que caso não tenha essas opções a Lontra ainda come alguns tipos de Vertebrados e Invertebrados.

Saiba que a Lontra gosta de comer a beira mar, ou seja, ela degusta seu alimento no leito do rio, é claro que isso acontece apenas quando caça por estas regiões mais devido ao fato de adorar peixes e crustáceos é bem provável que ela seja vista na maioria das vezes nessas localidades.

Passeando Por Aí

Se você deseja ver uma Lontra Marinha então precisa procura-la em locais onde possuem aguas claras em que há fluxo intenso, também em matas mais densas com bastante umidade e com ótimas condições de vegetação ribeirinha propícias para tocas e áreas de descanso. Vai aí uma reflexão para nos seres humanos: Até quando poderemos presenciar um animal desses se a cada dia que passa destruímos mais a mãe natureza?

Antes Só Do Que Mal Acompanhado

A Lontrinha caminha por aí solitária mas pode ser vista em duplas ou trios quando estão no período de acasalamento, de amamentação.

Andando Pela Luz do Dia

As atividades deste animal normalmente são realizadas no período diurno, mas devido aos impactos ambientais que nos seres humanos estamos causando ele pode ser visto vagando pela noite. Viu como aquela minha reflexão anterior teve sentido, infelizmente somos nós os maiores inimigos da natureza!

Atraindo as Fêmeas

Com suas fezes a Lontra demarca seu espaço, se comunica com outros da sua espécie e ainda chama o seu sexo oposto para a reprodução. É né cada um com seus truques!

A Primavera Traz Novidades

Nada como dar à luz numa das estações mais bonitas do ano: é exatamente na primavera que a Lontra tem os seus filhotinhos podendo haver variações em outras localidades.

A gestação dura de 56 a 86 dias, nascendo de 1 a 5 lontrinhas que ficam sobre os cuidados da mãe que as ensina a nadar 74 dias depois do nascimento. É importante mencionar que os bebezinhos nascem cegos. Curioso não?

Um Animal Que Indica Qualidade

Ei, você viu uma Lontra a nadar? Então saiba que estas águas por onde ela passou são ótimas para reprodução de outros animais aquáticos, isso ocorre porque este animal está no topo da cadeia alimentar, portanto, animais com essas características são indicadores de qualidade.

Sumindo Aos Poucos

Nos seres humanos ao disputarmos alimentos com este bichinho estamos contribuindo para a sua extinção, atividades como a pesca em excesso estão fazendo com que a Lontra desapareça devido à falta de alimento. Você ainda acha que estou sendo chato falando toda hora que somos culpados pela degradação da natureza?

Nome Científico da Lontra

Olha não é lá muito fácil de se pronunciar não, mas o nome dado pela ciência a nossa amiguinha Lontra é Lutra Longicaudis sendo que este segundo nome faz referência a cauda longa que este bichinho possui.

Ela é da família Mustelidae, a mesma das Ariranhas, estes é um dos motivos por haver confusões entre essas duas espécies.

É melhor chama-la de Lontra mesmo, é bem mais fácil!

Curiosidades Sobre as Lontras Marinhas

Nadando de Mãos Dadas: Caso você veja duas Lontras nadando e unindo suas patinhas, não se trata de nado sincronizado, elas fazem isso para não se separarem umas das outras. É bem fofo não é, mas também altamente estratégico, as mamães fazem isso para não se perderem de seus filhotes quando ambos estão dormindo sobre água.

Animais Esfomeados: Você reclama do seu amigo (a) que come demais? Então pare de julga-lo, a nossa Lontrinha aqui com de 15 a 25 % do seu peso todos os dias, imagina o prejuízo se ela fosse uma visita indo na sua casa naquele almoço de domingo, seria um desastre!

Cuidando da Beleza: Sabia que as Lontras Marinhas passam horas se arrumando? Sabe aquelas lambidinhas no pelo que os gatos dão? Então, esse animal faz a mesma coisa e ainda tira um tempinho para deixar seus filhotes super bonitinhos para dar aquela passeada. Viu como eles são estilosos!

Um Tanto Preguiçosos: Imagina deixar sua casa por algumas horas e encontrar alguém morando nela! Então devo lhe dizer que é exatamente isso que as Lontras fazem, elas quando insatisfeitas com seu lar procuram por tocas abandonadas de outros animais. Eê preguiça de fazer esforço!

Bom, depois destas megas informações em relação a este cativante animalzinho espero que você tenha aumentado seus conhecimentos sobre a vasta quantidades de espécies que existem neste mundo enorme e desconhecido até mesmo para os estudiosos.

Ei meu caro leitor (a), ame mais a natureza, cuide dela e garanto que a sua vida será infinitamente melhor do que já é! Faça tudo que puder para ajudá-la e participe de ações para preserva-la pois isso é importante para todos nós! Um abraço e até a próxima meu (a) amante da natureza!

Veja também

Macaco Verde: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O macaco verde possui o nome científico Cercopithecus sabaeus é uma espécie que vive nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *