Home / Animais / Como Fazer A Limpeza Do Aquário?

Como Fazer A Limpeza Do Aquário?

O aquário sempre foi uma ótima opção para quem não tem muito espaço ou por algum motivo não pode ter um pet maior, ou simplesmente quer uma companhia a mais para cuidar. Muitas pessoas adotam os peixes pela tranquilidade de observar o aquário com os peixes em movimento, enfim. Há uma infinidade de motivos diferentes para se ter um peixe. Com a decisão de adotar e cuidar de peixes, vem a responsabilidade de estar sendo o tutor e cuidador de um ser vivo, isso é algo sério, pois a negligência e falta de responsabilidade podem levar a morte do peixe. Para que isso não aconteça e para que você saiba exatamente como cuidar e criar os peixes, vamos deixar algumas dicas e informações muito importante sobre ter um aquário.

Criação de Peixes

Além dos motivos que mencionamos, existem muitos motivos inusitados para se ter um aquário. Muitos os tem simplesmente pela beleza que proporcionam, considerando que os aquários podem ser decorados de diversas maneiras e que os peixes possuem cores, texturas, padrões e formatos diferentes. Alguns trazem elegância e cores vibrantes para o ambiente. Com certeza, também é uma ótima escolha para quem quer menos trabalho considerando que o cuidado com os peixes é bem mais simples do que muitos outros animais domésticos.

Basicamente, a criação de peixes não exige tantas coisas. Eles precisam de um lugar para ficar, para isso, o aquário é uma ótima opção. Sobre a alimentação, existem rações próprias para os diversos tipos de peixes. O ideal ao adquirir um peixe é que pesquise sobre a espécie que pretende criar. Muitas espécies vivem em cardumes, e outras vivem solitárias. Caso crie um peixe que precise de companheiros, solitário, ele pode facilmente se sentir só, contrair doenças, enfim. Estará contrariando sua própria natureza, sua vida não será tão aproveitada quanto se fosse em cardume.

Tipos De Aquário

Há diferentes tipos de aquários, pense no mar, rios, lagos… cada um possui uma propriedade diferente, temperaturas diferentes, alguns tem correnteza, outros não, enfim. Assim como na natureza existem diferentes tipos de águas, diferentes tipos de peixes e outros seres vivos vivem nelas, o ideal, portanto, é proporcionar ao peixe a mesma sensação de seu habitat natural. É comum encontrar diversos aquários e decorações que simulam o fundo do mar. A escolha do aquário rapidamente limitará a escolha das espécies.

  • Aquário De Água Doce – Sem Aquecedor:

Esse é o tipo mais comum de aquários além de ser o ideal para iniciantes. A temperatura da água é ambiente e não precisa de sistemas de aquecimento. Somente será necessário um filtro simples, limpezas periódicas e iluminação. Como pode-se notar, os cuidados são básicos, por isso é o mais indicado para inexperientes.

  • Aquário De Água Doce – Com Aquecimento:

Esse tipo de aquário pode proporcionar maior variedade de espécies, porém demandam mais cuidado. Para ele, precisara de filtro, aquecedor programado, um termômetro para sempre verificar a temperatura da água, e limpezas periódicas.

  • Aquário De Água Salgada:

Os aquários de água salgada são muito mais trabalhosos e indicados para aquaristas experientes, mas não é nada impossível e nada impede que, aos poucos, se aprenda para ter inúmeras possibilidades de espécies diferentes. Esse aquário é obviamente feito com água salgada, precisará de filtros, controle de ph, controle de temperatura, oxigenação, entre outros. É necessário um cuidado diário para que não haja mudanças bruscas no ambiente.

Tipos de Peixes Para Tipos de Aquário

Como mencionamos, cada tipo de aquário limita as espécies possíveis de peixes. Veja quais são as espécies indicadas para cada tipo de aquário:

  • Peixes para água doce – temperatura ambiente:

– Peixe dourado;

Peixe Dourado
Peixe Dourado

– Carpas;

Carpas
Carpas

– Boca de fogo;

Boca de Fogo
Boca de Fogo

– Rosáceo.

Rosáceo
Rosáceo
  • Peixes para água salgada – aquecida:

– Bettas;

Bettas
Bettas

– Mollys;

Mollys
Mollys

– Neon Cardinal;

Neon Cardinal
Neon Cardinal

– Danios;

Danios
Danios

– Tretas.

Tretas
Tretas
  • Peixes para água salgada:

Firefish;

Firefish
Firefish

– Goby;

Goby
Goby

– Palhaço;

Palhaço
Palhaço

– Budiões.

Lembre-se sempre de pesquisar antes de comprar qualquer peixe. Não cometa o erro de comprar qualquer aquário. O tamanho de aquário deve ser de acordo com a quantidade e tamanho dos peixes. Para melhores informações e para uma experiência tranquila na criação e peixes, conte sempre com o auxílio de especialistas.

Budiões
Budiões

Limpeza De Aquário: Como Fazer?

Primeiro é preciso ter certeza de que o aquário realmente precisa de limpeza. Existem medidores que indicarão se as condições da água estão favoráveis para os peixes. Muitas vezes o aquário pode parecer limpo, porém a água não oferece as propriedades corretas para o crescimento e desenvolvimento dos peixes. Por outro lado, muitas vezes ele aparenta estar sujo, porém está em ótimas condições de água para os peixes.

Caso tenha realmente percebido que seu aquário precisa de limpeza, siga as orientações.

Primeiramente, retire os peixes e um pouco da água do aquário, deixe-os num recipiente com a mesma água em que estavam, não coloque em um ambiente com água estranha, essa mudança repentina poderá ser fatal para eles.

Retire as sujeiras visíveis como resto de ração e dejetos dos peixes, retire toda a decoração do aquário, qualquer item de enfeite ou simulações do habitat natural do peixe devem ser retirados para uma limpeza eficaz.

Existem produtos específicos para limpar as paredes do aquário, elas podem acumular lodo ou alguma sujeira pelo tempo sem limpar. Portanto, utilize ferramentas necessárias para limpeza dos vidros.

Sobre a água, nunca se deve retirar toda a água do aquário. Isso porque o aquário acaba tornando-se um habitat para os peixes. Com o tempo, não só os peixes se adaptam à água, mas também ela se adapta a presença dos animais. Portanto, retire somente de 30 a 40% da água do aquário. A água que ficar será essencial para manter o PH, algumas bactérias necessárias e a comodidade para que os peixes retornem.

Depois disso, prepare a agua que será colocada no lugar da que foi retirada.  Ela deve estar na mesma temperatura e tratada para receber os peixes. Qualquer diferença poderá causar mudanças bruscas no ambiente do peixe ele poderá morrer por intoxicação. A água natural que tomamos, não é indicada para a vivência dos peixes. Elas possuem cloro e substância de tratamento. Por isso existem condicionadores específicos para os peixes.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Um comentário

  1. muito bom,mais gostaria de saber agua melhor pra se colocar no aquario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *