Home / Animais / Ficha Técnica Da Carpa: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Técnica Da Carpa: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Existem diferentes tipos de carpas. As carpas são animais muito venerados na cultura japonesa. Fora todo seu significado sagrado, é muito criada para ornamentações de lagos. Existem carpas tão valiosas que chegam aos preços exorbitantes. Vamos conhecer melhor sobre esses peixes, entender sobre sua vida e características.

Fatos Interessantes Sobre Carpas

As Carpas são conhecidas por terem diversas cores, a variedade é muito grande. Isso porque no Japão, antigamente, em grandes plantações de arroz, existiam grandes lagos também. Nesses lagos eram criadas carpa selvagens, simples, e de cores limitadas. O cruzamento recorrente entre essas cartas formou diferentes cores, algumas muito mais vívidas.

Carpa Nadando no Fundo do Mar

Portanto, hoje além de carpas coloridas, existem padrões diferentes e que definem as espécies. Para os japoneses, as carpas mais valiosas são as de cores branca e vermelha ou branca, vermelha e preta.

Existem diferentes feiras e exposições de carpas. O preço desses animais é muito alto. Isso porque seu padrão de coloração é muito importante e visado entre os interessados nesse mercado. Essa valorização também vem dos esforços de aprimoramento genético dos peixes. Esses cruzamentos chegam a formar um peixe com couros ao invés de escamas, diferentes cores e padrões, e hoje rendem premiações altíssimas e novas espécies.

Características Gerais Das Carpas

Carpas são um tipo de peixe. É um peixe roliço e cumprido, podendo chegar a 1 metro de cumprimento. Sua coloração principal é cinza-prateado. Como já citado, o cruzamento constante entre as espécies ao longo do tempo gerou inúmeros diferentes padrões e colorações. É uma espécie de água doce e fria. Podem ser encontradas em lagos, rios e até alguns aquários específicos. As carpas são consideradas em alguns locais como peixes invasivos e até como praga, isso por causa de sua excelente adaptação e capacidade de viver em diferentes ambientes aquáticos. O corpo desse peixe é coberto por escamas, sua boca é rodeada de um tipo de bigode, porém, também devido aos cruzamentos, algumas podem apresentar uma parte coriácea do corpo.

Criação De Carpas

Rios e lagos naturais têm o necessário para a sobrevivência das carpas, porém, ao criar e cuidar de algumas carpas em lagos privados ou aquários, é necessário uma serie de cuidados.

Carpa Dourada

O tamanho deve ser ideal considerando a capacidade de crescimento. Eles precisam de espaço para se locomover livremente. Isso é importante para sua saúde. Existe uma ração especifica para a alimentação das carpas, ela pode ser utilizada com tranquilidade, porém há opção de alimenta-las com insetos ou vegetais. Sua alimentação é bem variada.
Um dos motivos de tanta admiração pelas carpas é sua resistência.

Temperatura

Elas podem sobreviver as temperaturas oscilantes, porém não aguentam temperaturas abaixo de zero ou acima de 25° por muito tempo.

Carpas Brancas

As carpas são originárias da China, hoje em dia, existem muitos apreciadores em diversos locais do mundo. As espécies menos atrativas visualmente são utilizadas para culinária. Em vários locais do mundo elas são comestíveis. Porém as espécies que apresentam cores fortes, vibrantes e chamativas são utilizadas somente para ornamentação e decoração de lagos, tanques e aquários.

Reprodução Das Carpas

As carpas são animais ovíparos, ou seja, o desenvolvimento dos filhotes acontece fora do corpo da mãe. Acontece dentro de um ovo que contém todos os nutrientes que farão com que o desenvolvimento seja eficaz.

A fecundação é externa, isso significa que, as fêmeas expelem seus ovos na água e os machos fertilizam esses ovos com o sêmen também liberados por eles.

Maturidade Sexual

Depois do primeiro ano de idade, as carpas fêmeas já estão na sua maturidade sexual. Poucos peixes cuidam de seus filhotes, a capa é um desses. Algumas carpas chegam a comer seus ovos antes que se fertilizem. Portanto, de milhares ovos depositados, podem nascer somente 100 carpas.

Carpas Nadando no Lago

O desenvolvimento do filhote pode levar uma semana, os ovos começam a chocar e então já são independentes.

Curiosidades Sobre As Carpas

  • Nenhuma carpa é igual a outra. Todos os peixes são diferentes, não existe possibilidade de encontrar padrões ou cores iguais entre duas capas.
  • Em feiras, exposições e comércio de carpas, é possível encontrar peixes em que seu valor pode ultrapassar os vinte mil reais. O motivo desse preço tão alto é suas cores e padrões de diferenciados.

  • Entre algumas espécies criadas e comercializadas no Brasil, estão a Carpa-Black; Showa Sanshoku e Bekko. Todas alternam entre colorações branca, vermelha e preta.
  • Carpas podem viver até 70 anos.
  • São animais muito adaptáveis, podem até se acostumar com a presença de humanos, o que torna a experiência de cria-las ainda mais interessante. Elas se aproximam com a chegada de alguém, seguem e podem até se alimentar na mão do um humano.
Carpas Laranjas na Piscina
  • Os asiáticos apreciam muito esses peixes. Para eles, a observação por um tempo de carpas nadando ou se alimentando, pode melhorar o estado de espírito, trazendo paz, calma e serenidade.
  • Existe uma organização chamada Associacao Brasileira de Nishikigoi, feita para promover premiações, eventos e interação entre os amantes dessa arte de criar carpas. Eles acreditam na transformação da beleza e no símbolo vivo de elegância das carpas.

Dicas Simples Para Criar Carpas

Uma das características das carpas, é se desenvolver de acordo com o tamanho que lhes é oferecido. Elas até podem ser criadas em espaços menores, como aquários ou pequenos tanques. Porém elas não se desenvolverão o suficiente, elas se manterão no tamanho de centímetros até que sejam transferidos. Quanto maior o local em que elas estiverem, maior elas ficarão.

Carpa Laranja e Branca Nadando no Lago
  • Doença é algo muito difícil de se tratar em peixes. As carpas principalmente pois são hospedeiros de um parasita muito perigoso e muito caro de se tratar. Portanto providencie sempre filtros de qualidade para que essas doenças possam ser evitadas. A limpeza do local é de extrema importância para a saúde e desenvolvimento das cartas.
  • Para efetuar essa limpeza, nunca use produtos químicos e troque somente a água, ainda assim, deixe um pouco da água antiga. Qualquer mudança no habitat é muito perceptível pelas cartas.
  • As capas são animais muito inteligente e podem reconhecer o seu dono. Para isso alimente sempre em determinado horário e determinado local. Assim você poderá até criar laços com seus peixes considerando que são muito sociáveis.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *