Home / Animais / História do Terra Nova, Personalidade e Origem da Raça

História do Terra Nova, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de cachorro terra nova, vamos aprender sobre a sua origem, um pouco da sua história e sua personalidade.

História e Origem do Terra Nova

Essa raça é originária do Canadá. 

Esse monumento é um cachorro que veio da América do Norte, aliás o que é bem raro, por isso é uma das poucas raças vindas de lá. A verdade é que a origem não é certa, pois existem uma série de teorias sobre ela.

Ele poderia ser oriundos de cachorros indígenas por exemplo, além de outras raças mais antigas.

No sudoestre da França a raça teria então sido aprimorada, pois começaram a cruzar este cão com outras raças como o Leonberger, o Labrador Retriever, o São Bernardo e com o Cão de montanha dos Pirenéus.

Cachorro Terra Nova
Cachorro Terra Nova

Com o passar dos anos a raça manteve o mesmo padrão até os dias de hoje. 

Tornou-se um cão de trabalho no ano de 1700, já era uma raça que trabalhava salvando pessoas na água, passou então também a puxar redes de pescas muito pesadas cheias de bacalhau. Mas a lista de tarefas não parou por aí, pois ele também foi utilizado como cão pastoreio, cão de caça entre outros. No ano de 1880 arranjaram outra tarefa para a Terra Nova, transportar cartas dentro da Ilha.

Atualmente não é tão popular nos EUA, ocupando o 44º lugar no AKC, mas nunca perdeu o seu charme.

Curiosidades Raça Terra Nova

  • A Ilha é a localidade que está mais ao leste do Canadá, local onde se originou a raça,
  • Napoleão Bonaparte foi salvo por um cachorro desta raça quando por acidente caiu ao mar, na situação ele estava regressando a França,
  • Estrela de cinema, aparece na famosa animação de Peter Pan onde é o pet da protagonista Wendy Darling,
  • Estreando no cinema no filme Must Love Dogs que foi exibida no ano de 2005, onde era chamada de Madre Teresa,
  • Saiba que ao conviver com um cão dessa raça vai precisar conviver com bastante baba de cachorro. Tudo isso porque todo o seu corpo foi desenvolvido para ser resistente a altas temperaturas, além da do formato da boca que permite que o cão possa respirar mesmo que com a boca ocupada.
  • Existe registro de um cão da raça do tamanho de um filhote de elefante, imagine só, o cão tinha cerca de 1,8 m de altura e pesava cerca de 117 Kg.
  • O cão terra nova tem uma maneira peculiar de nadar de peito, onde ele se movimenta primeiro para baixo e depois para fora, bem ao diferente de outros cachorros,
  • Esse cão foi todo pensado para ser um cão que nada muito bem, por isso eles apresentam uma membrana natatória em suas patas, dessa forma eles fazem isso com muito mais facilidade,
  • Mas não é somente na água que esse cão se destaca, ele é um cachorro forte e trabalhador, entregava leite na ilha, além de carregar madeira,
  • Em climas completamente desfavoráveis, esse cão foi parceiro dos soldados que participaram na 2º Guerra Mundial, ele carregava suprimentos e também munição,
  • Um super herói presente no fatídico dia em que o Titanic afundou, o cão terra nova nadou por cerca de 3 horas naquelas águas geladas procurando o seu dono. Um bote quase foi atropelado por outro navia que vinha naquela direção, mas os latidos do terra nova fizeram que ele desviasse,
  • Pouca gente sabe que o Landseer não é reconhecido como uma raça, e sim como uma variação de cor da nossa Terra Nova. Eles apresentam uma coloração de preto com branco, esse nome na verdade foi um apelido carinhoso dado a esses cães em homenagem a um pintor e escultor que tinha esse sobrenome e pintava esse cão em seus quadros. Algumas pessoas gostariam que esses se tornassem uma raça única, pois acreditam que eles têm características diferentes,
  • Existe um livro chamado A inteligência dos cães, escrito por um neuropsicólogo  onde ele lista as raças do mais inteligente, para o menos inteligente. Nessa lista o Terra Nova aparece em 34º colocação.

Como Cuidar de um Cachorro da Raça Terra Nova

Esse é um cão forte e resistente, especialmente a baixas temperaturas. Por isso muita gente prefere deixá-lo do lado de fora de casa, mas saiba que isso não é o ideal, pois é uma raça muito apegada à família e por isso precisam estar sempre por perto, pois eles se sentem parte de um grupo.

Uma raça adaptada a climas frios sofrem demais no calor, por isso os cuidados devem ser redobrados nessa época do ano, eles podem sofrer de insolação e precisam de mais atenção. Escolha um local mais fresco para eles ficarem, leve eles para se refrescar no rio ou na praia, lagos ou piscinas.

Ele vai precisar de um paninho, pois babam muito, especialmente depois de beber água ou de comer. Assim sempre seque sua boca depois desses momentos para que ele se mantenha seco.

Eles soltam muito pelo, ainda mais que possuem duas pelagens. Essa queda se intensifica entre a primavera e o outono, nesse período os cuidados devem aumentar. A única maneira de controlar um pouco é a escovação diária, pois ele retira os pelos mortos e sua casa não vai ficar tão cheia de pelos. Além disso, vai diminuir a chance de nós.

Alguns problemas de saúde estão na genética dessa raça, um deles são problemas ortopédicos. Por isso o ideal é uma visita regular ao veterinário, para que possa prevenir maiores problemas e até descobrir e tratar rapidamente esse tipo de questão.

A higiene desse cão deve ser tratada com seriedade, acostumar o cão a escovar os dentes todos os dias, cortar as suas unhas sempre que necessário, verificar os ouvidos e orelhas com frequência e mantê-las sempre bem limpas.

Veja também

Aoudad

Tudo Sobre o Aoudad: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos mais um animal super interessante para conhecermos, só quem é apaixonado pelo mundo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.