Home / Animais / Cadela Grávida: Quais Os Principais Sintomas Para Descobrir?

Cadela Grávida: Quais Os Principais Sintomas Para Descobrir?

Quais seriam, afinal, os sintomas que nos permitiriam descobrir que uma cadela está grávida? Essa pergunta é importante; e pelo fato de que, caso ela esteja, deverá manter-se o mais afastada possível do macho, até que esse cruzamento seja autorizado de acordo com os critérios que escolheu.

E a coisa se complica ainda mais quando se descobre que os cães também podem ser acometidos da chamada “gravidez psicológica” (ou Pseudociese); um distúrbio que geralmente faz a cadela apresentar praticamente todos os sintomas da gravidez canina, inclusive com o desenvolvimento do ventre, alteração dos mamilos (até mesmo com a produção de leite), entre outras manifestações.

E essas manifestações podem ocorrer mesmo quando o animal passou por um processo de esterilização, que muitas vezes são feitas de forma inadequada, o que torna ainda mais difícil identificar ambos os quadros.

De qualquer forma, convencionou-se apontar a 3ª semana de gestação como o melhor momento para se identificar ou descobrir os principais sintomas de uma cadela grávida.

Mas o problema é que nem sempre é possível garantir que houve uma cópula, já que muitas vezes é num piscar de olhos que o encontro entre machos e fêmeas ocorre, e sem que o dono sequer tenha consciência.

Logo, o recomendado é que, observadas determinadas alterações físicas e psicológicas na cadela, procure de imediato um bom profissional em veterinária.

Pois somente ele será capaz de descartar uma possível gravidez psicológica (ou mesmo confirmá-la), além de identificar possíveis distúrbios de saúde dos quais ela possa estar sendo acometida.

Descobrindo Os Principais Sintomas De Gravidez Numa Cadela

1.Hábitos Alimentares

Um dos sintomas mais evidentes de gravidez numa cadela é a perda do apetite, que ocorre entre a 1ª semana e o 30º dia de gravidez.

Sabemos que pode haver inúmeras as razões para essa perda de apetite, no entanto, ela não deixa de ser um motivo a mais para que você busque o auxílio de um bom veterinário, que no mínimo poderá descobrir alguma moléstia por trás do sintoma.

Alimentação da Cachorra
Alimentação da Cachorra

2.Corrimentos Vaginais

Um outro sintoma clássico, e que ajuda a descobrir uma possível gravidez da sua cadela, são os corrimentos vaginais, na forma de um muco transparente, e que não apresenta mau cheiro ou alteração de cor.

Atenção apenas para possíveis alterações nessa consistência. A sua manifestação na forma de pús, com vestígios de sangue ou em tom mais esverdeado, poderá significar infestação por parasitas, problemas uterinos, entre outras afecções que somente um bom veterinário saberá identificar.

3.Alterações Nas Glândulas Mamárias

Esse é o sintoma clássico de gravidez ou prenhez de cadelas, que geralmente ocorre a partir do 20º dia de gestação. – Porém não se deve esquecer que esse pode ser um sinal de gravidez psicológica.

Em todo caso, atente para algumas transformações que podem ocorrer nos mamilos da sua cadela. Pois eles certamente dobrarão de tamanho, adquirirão uma cor rosada intensa, e ainda com uma textura de pele mais delicada.

Glândulas Mamárias da Cachorra
Glândulas Mamárias da Cachorra

4.Um Comportamento Diferente No Animal

Também é importante estar atento a alterações de comportamento, que sejam bastante significativas, e que de forma alguma sejam condizentes com o temperamento do animal.

Vômitos, indisposição, desânimo, cansaço anormal, estão entre essas manifestações típicas de gravidez. Assim também como um certo recolhimento, que é uma manifestação natural de um organismo que já sente a necessidade de poupar energias para a manutenção da saúde dos filhotes.

Filhotes Mamando na Mãe
Filhotes Mamando na Mãe

5.Modificação Visível Do Abdômen Da Cadela

Esse é outro sintoma de gravidez em cadelas, e geralmente é o que demora mais para ocorrer, quando todos os outros certamente já apareceram.

Você deverá perceber essa alteração próximo de 1 mês de gestação. Isso porque os filhotes já terão entre 3 e 6 cm, e já com os órgãos, tecidos, olhos, coluna e esqueleto formados.

Eles também já terão os seus sexos definidos, será possível observar as batidas do coração e também o início da formação dos membros.

Abdômen Da Cadela
Abdômen Da Cadela

Como Descobrir Que Tais Sintomas São O Resultado De Gravidez Da Cadela?

As cadelas entram na fase reprodutiva a partir dos 6 ou 7 meses de vida. A partir daí, ao menos uma vez ao ano, elas entrarão no cio – que geralmente dura cerca de 15 dias (ou mais de 1 mês, em alguns casos).

Você poderá identificar essa condição pelo aumento da vulva da cadela, com sangramentos constantes; e aí então é hora de tomar cuidado com a invasão dos machos – que será quase certa se você não tomar algumas precauções.

Após a cópula, a fêmea deverá atravessar um período de gestação de mais ou menos 60 dias, e somente a partir do 30º dia será possível ao veterinário identificar, por meio de exames de palpação do abdômen, ultrassonografia e radiografia, a conformação dos filhotes, com praticamente todos os seus órgãos desenvolvidos.

Nesse momento, já será possível afirmar, com 100% de acerto, que todos aqueles sintomas eram, sim, de gravidez da sua cadela, e que portanto agora lhe cabe lançar mão dos cuidados que devem ser oferecidos a um animal gestante, especialmente no que diz respeito à alimentação, ambiente calmo e seguro, visitas regulares ao veterinário, entre outras necessidades.

Às Vésperas Do Parto

Agora você já sabe que a sua cadela está grávida. Então terá apenas que aguardar até por volta de 1 mês e meio de gestação para confirmar a quantidade de filhotes.

Saiba também que, durante todo esse período, a alimentação do animal deverá ser balanceada, com todos os nutrientes adequados para essa fase, e ainda nas porções certas, de acordo com as prescrições do veterinário.

É necessário conscientizar-se, também, de alguns fatores que podem comprometer o parto. Pode ocorrer, por exemplo, que a conformação dos filhotes exija uma cesariana. Mas também pode acontecer que a raça que a fecundou seja de grande porte, o que também poderá exigir esse tipo de procedimento.

Cadela as Vésperas do Parto
Cadela as Vésperas do Parto

Vem justamente daí a recomendação de que esse momento seja assistido por um veterinário, já que são muitas as situações que podem impedir a formação de filhotes saudáveis.

Você também irá notar sinais visíveis de alterações do comportamento da fêmea, que tenderá a buscar lugares mais isolados, escuros e silenciosos. – Isso costuma ocorrer por volta de 15 dias antes de ela dar à luz.

Por isso, faça questão de providenciar um local como esse na casa, e que de preferência não seja um local de passagem de pessoas.

No mais, é só prestar atenção para algumas indicações da proximidade do parto, como a produção de muco meio esbranquiçado, aumento da temperatura da região da vulva e uma postura de recolhimento. Sinais de que, a qualquer momento, ela deverá dar à luz aos seus filhotes.

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *