Home / Animais / Habitat do Tritão: Onde Ele Vive?

Habitat do Tritão: Onde Ele Vive?

Você sabe qual é o habitat do tritão? Conhece bem esse animal? Os tritões se mostram sendo qualquer membro da família das salamandras e da subfamília Pleurodelinae.

Assim, tecnicamente todos os exemplares de tritão são considerados salamandras, só que nem toda salamandra é um tritão. A principal diferença entre um animal e outro é que tritões emergem com frequência da água, já a salamandra não.

Tritão Animal
Tritão Animal

Descrição da Espécie

As várias espécies vêm em uma ampla gama de cores, formas e tamanhos diferentes. Na maior parte, a forma do corpo é semelhante a outras salamandras.

Esses animais têm corpos e caudas longas, bem como pernas curtas. Você pode encontrar exemplares em tons vermelho, preto, amarelo, branco, laranja, cinza e marrom.

Grande parte dos animais não mede mais do que 20 cm, pesando menos de 30 gramas.

Fatos Interessantes Sobre o Tritão

Antes de comentar sobre o habitat do tritão, vamos a alguns fatos interessantíssimos. Essas criaturas têm uma série de características e adaptações incríveis. Saiba mais sobre o que as torna tão exclusivas abaixo:

  • Toxicidade – Muitas espécies produzem toxinas na pele e são venenosas quando ingeridas. Essa adaptação ajuda a evitar ser uma refeição! No entanto, alguns predadores, como as cobras-liga, têm resistência a essa toxicidade;
  • Respirador de pele – Como todos os anfíbios, essas criaturas têm pele semi-permeável. Isso significa que eles podem absorver oxigênio da água ao seu redor diretamente através desse órgão;
  • Os tritões podem se gabar de alguns recursos especiais que os tornam criaturas únicas. Por exemplo, eles podem regenerar partes do corpo ausentes, incluindo braços e pernas, olhos, intestinos, mandíbulas, coração e medula espinhal;
  • Problema de poluição – No entanto, a pele semi-permeável tem suas desvantagens. Isso influenciou bastante na adaptação no habitat do tritão. Não só eles podem absorver oxigênio da água, mas também absorvem poluentes e toxinas. Isso chega matar o indivíduo, seus ovos ou larvas;
  • Bioindicador – Por serem tão sensíveis às mudanças de habitat, essas criaturas servem como uma maneira de os cientistas reconhecerem quando um ecossistema está em declínio. Quando as populações dessas salamandras diminuem, os pesquisadores sabem que algo está errado. Isso é conhecido como um bioindicador.

Habitat do Tritão

Cada uma das muitas espécies diferentes tem suas próprias preferências de ambiente. No entanto, o habitat preferível do tritão é a região próxima à água. Embora morem perto nesses locais e se reproduzam também, passam boa parte da vida em terra.

Alguns dos diferentes tipos de habitats em que esses anfíbios vivem, incluem:

  • Lagoas;
  • Lagos;
  • Regiões inundadas;
  • Riachos;
  • Pântanos.

Distribuição do Animal

Você pode encontrar espécies diferentes no mundo todo. Eles vivem na Europa, América do Norte, partes da África e em toda a Ásia. A maior diversidade de espécies vive na Ásia, como pode ser comprovado em pesquisas.

Cada exemplar tem sua própria distribuição e alcance exclusivos. As populações e habitat do tritão se sobrepõem às de outras espécies. Alguns moram em vastas regiões, enquanto outros moram apenas em uma local mais isolado.

O que o Tritão Come

A dieta desses anfíbios varia de espécie para espécie. Eles são carnívoros, mas se alimentam principalmente de invertebrados. Embora alguns se especializem em presas específicas, a maioria se alimenta de praticamente qualquer coisa que possa pegar e engolir.

Eles comem vermes, lesmas, pequenos invertebrados, insetos na terra e ovos dos anfíbios. Girinos, camarão, insetos aquáticos, larva de insetos, bem como moluscos comumente estão no menu da água.

Os filhotes de tritões, chamados larvas, se alimentam de camarões pequenos e larvas dos insetos encontrados ao nadar.

Tritão e a Interação Humana

Como todos os anfíbios, a atividade humana afeta fortemente as populações. A destruição do habitat do tritão, em particular, causa um declínio severo.

A qualidade da água é incrivelmente importante para a sobrevivência e o sucesso reprodutivo desses animais. Infelizmente, com exceção de algumas espécies comuns, a maioria desses animais está em declínio ativo.

Comportamento do Tritão

O comportamento preciso dessas criaturas varia segundo as espécies em questão. Algumas passam a noite caçando comida, enquanto outras se alimentam na parte do dia.

No entanto, todos os exemplares passam boa parte da vida na terra, como citado, mas muito próximas à água. Durante a época de reprodução, os espécimes se mudam para habitats aquáticos para se disseminar.

Reprodução do Animal

A época de reprodução e o comportamento variam conforme o tipo. Após o acasalamento, a maioria das fêmeas deposita os ovos em gramíneas subaquáticas ou outra vegetação. Os jovens eclodem como larva após cerca de três semanas.

Como os sapos, o filhote de tritão se metamorfoseia, crescendo lentamente as pernas e os pulmões. Os sub-adultos deixam a água quando seus pulmões se desenvolvem completamente.

Tritão Animal na Água
Tritão Animal na Água

Salamandras x Tritões

O habitat do tritão está diretamente ligado ao habitat da salamandra, tal como outras características. O tritão é um membro da família Salamandridae, tendo aproximadamente 60 espécies conhecidas.

Todos os tipos de tritões são tidos como salamandras, entretanto, nem toda salamandra é um tritão, como citamos. A diferença entre um animal e outro pode ser reconhecida facilmente. Em geral, com determinadas exceções, o tritão passa mais tempo de vida na água que sua parente salamandra. Além do mais, há distintas diferenças entre os sexos no tritão.

A principal diferença entre um e outro é como são classificados. O tritão pertence aos gêneros:

  • Echinotriton;
Echinotriton
Echinotriton
  • Cynops;
Cynops
Cynops
  • Euproctus;
Euproctus
Euproctus
  • Notophthalmus;
Notophthalmus
Notophthalmus
  • Neurergus;
Neurergus
Neurergus
  • Pachytriton;
Pachytriton
Pachytriton
  • Pleurodeles;
Pleurodeles
Pleurodeles
  • Paramesotriton;
Paramesotriton
Paramesotriton
  • Taricha;
Taricha
Taricha
  • Tylototriton;
Tylototriton
Tylototriton
  • Triturus.
Triturus
Triturus

As salamandras do tipo verdadeiras são da espécie Mertensiella e Chioglossa.

Especificidades do Animal

Tritões têm corpos parecidos com os de lagartos, com longas caudas e quatro patas. Grande parte tem pele úmida e lisa, embora alguns tenham, como não é de admirar, a pele granulada e áspera.

Muitos dos exemplares possui pulmões que são bem desenvolvidos, já outros retêm brânquias, sendo completamente aquáticos.

Hábitos do Tritão

Vários tritões ficam ativos de dia, os demais ficam ativos de noite. Todos os espécimes passam grande parte da vida caçando ou descansando nos locais frescos à sombra.

Os rituais de acasalamento são particularmente interessantes e estão relacionados ao habitat do tristão. Quando a estação chega, o macho passa a secretar feromônios fortes para atrair a fêmea. Depois, dança um pouco, balançando sua cauda no ar. Os locais onde estão influenciam tanto nessa questão que se o hormônio está em excesso, as fêmeas passam a acasalar entre si.

Veja também

Curiosidades Sobre o Mandril

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Os mandris (nome científico Mandrillus sphinx) são macacos taxonomicamente muito próximos aos babuínos, que possuem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *