Home / Animais / Habitat do Marimbondo: Onde Eles Vivem?

Habitat do Marimbondo: Onde Eles Vivem?

Os insetos são animais pouco agraciados pelas pessoas, que enxergam nesse seres vivos pragas em potencial, vetores de diversas doenças e grandes problemas para toda a sociedade. Dessa maneira, é muito comum que as pessoas façam de tudo para afastar os insetos dos seus lares, armando planos dos mais variados para conseguir isso.

Muitas vezes, contudo, o ser humano não nota o quanto os insetos podem ser importantes para todo o ciclo da via, realizando uma série de funções vitais. De toda forma, um grande exemplo de inseto invasor, que pode causar problemas para as pessoas quando se sente ameaçado, é o marimbondo.

Bastante popular em todo o Brasil, o marimbondo é um inseto agressivo, que ataca quando se sente ameaçado; e, para a tristeza de muitos, esse animal se sente ameaçado com frequência, bastando a aproximação das pessoas. Na prática, ademais, os marimbondos são capazes de habitar as áreas mais variadas do mundo.

Podem estar presentes no campo, no centro das cidades e nos diferentes ecossistema do planeta Terra. Sempre, é claro, capazes de criar problemas para as pessoas. Veja abaixo mais informações e detalhes sobre os marimbondos e como esse inseto pode ser importante para a natureza e, além disso, como se dá a vida do marimbondo.

Habitat do Marimbondo

Os marimbondos habitam áreas rurais e urbanas, não havendo preferência para o animal. Assim, a embora as pessoas costumem pensar que o inseto prefere as zonas mais afastadas dos centros urbanos, a grande verdade é que os marimbondos estão por todos os lugares, em todos os lados.

Dessa maneira, é muito comum ver a presença de marimbondos em diversos ambientes de todo o Brasil, algo que mostra bem como o animal se espalha rapidamente. Mas, de uma maneira um pouco mais específica, o marimbondo vive em casas semelhantes às das abelhas.

Essas casas são compostas de favos, servindo esses favos de depósitos para as substâncias produzidas pelo inseto. O mel dos marimbondos, dessa maneira, possui coloração forte, escura, e apenas é usado para consumo interno. Já essas casas podem estar instaladas em muitos ambientes, como paredes, árvores, muros, terrenos abandonados e muitos outros.

Como é possível imaginar, a melhor maneira de acabar com uma casa de marimbondo é localizando-a ainda nos primeiros dias, já que, dessa forma, a casa ainda estará pequena e será fácil lidar com o problema. Caso haja demora para retirar a casa de marimbondo, o problema apenas crescerá sem parar, com novos insetos nascendo e crescendo diariamente.

Função do Marimbondo Na Natureza

Marimbondo Na Árvore
Marimbondo Na Árvore

Todos os animais possuem a sua função para o ambiente natural e, embora o marimbondo possa ser bastante agressivo, não é diferente com esse tipo de animal. No caso, os marimbondos podem ser úteis por muitos motivos, assim como costuma acontecer com a grande maioria dos animais.

Entre as utilidades do marimbondo, portanto, está o fato de que o animal funciona muito bem para polinizar diversas culturas de plantas de todo o planeta Terra. Dessa maneira, o marimbondo é uma ótima opção quando se trata de polinização.

Ademais, o marimbondo ainda é fundamental para o controle biológico em qualquer lugar no qual esteja inserido. Logo, é possível comprovar isso a partir do fato de que a grande maioria dos insetos tidos como pragas possuem o marimbondo como o seu grande predador.

Dessa forma, muitas vezes é preferível soltar muitos marimbondos em determinado local para impedir o crescimento de outras espécies de insetos. Isso é muito comum em áreas de grandes plantações, onde as pragas podem ser um verdadeiro problema e, no fim das contas, um grande prejuízo financeiro.

Características dos Marimbondos

O marimbondo é um animal muito comum em todo o Brasil existindo por quase toda a extensão do país. Contudo, muitas vezes as pessoas não prestam a de vida atenção aos detalhes característicos do animal, que o tornam único e diferente dos outros. Assim, é possível citar que o marimbondo possui sempre um ferrão quando fêmea, sendo que os machos não chegam a ter tal característica.

Além disso, os marimbondos ainda têm sempre dois pares de asas, sendo animais com certa dificuldade para voar em linha reta. Portanto, um marimbondo pode ter alguma dificuldade em atingir pontos específicos em algum lugar, já que varia bastante enquanto voa. Um papel importante dos marimbondos, por mais que as pessoas não pensem nisso, está na polinização. Quando se fala em polinização das flores, contudo, se pensa rapidamente nas abelhas, mostrando o quanto os marimbondos são subjugados pela sociedade em geral.

De toda forma, ainda assim esses animais permanecem com importância para o ser humano. Vale citar ainda que o marimbondo tem alguns predadores na natureza, embora o animal saiba muito bem fugir desses ataques. Portanto, em geral as colônias de marimbondos costumam ser grandes, volumosas e muito numerosas.

Por Que as Pessoas Odeiam o Marimbondo?

As abelhas e os marimbondos têm muitas coisas em comum, mas nem sempre as pessoas notam isso. Dessa maneira, é possível dizer que ambos vivem em casas parecidas, que são feitas por eles próprios. Além disso, ambos produzem uma espécie de mel para consumo interno, embora o mel das abelhas seja muito mais saboroso para as pessoas. Além disso, os dois tipos se insetos são capazes de polinizar as flores e dar um tom diferente ao jardim, mostrando toda a sua importância.

Entretanto, ainda assim o foco está quase sempre nas abelhas, se mostrando distante dos marimbondos. Portanto, está claro que os detalhes parecidos são muitos, embora as pessoas sigam odiando muito mais os marimbondos. Em algumas pesquisas realizadas ao redor do mundo, por exemplo, o marimbondo ficou entre os animais mais odiados de todo o planeta Terra.

Muito disso se deve ao fato de o ser humano pouco conhecer sobre o modo de vida do marimbondo, além de não estar muito atento ao que esse animal pode fazer em prol das pessoas. Como consequência do desconhecimento, as pessoas acabam por atacar os marimbondos, enquanto não percebem o quanto o inseto pode ser útil e importante para todo o ciclo natural na Terra.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *