Home / Animais / Quais São os Predadores da Mariposa e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Mariposa e Seus Inimigos Naturais?

Mariposas

Esses insetos muito parecidos com as borboletas, possuem algumas pequenas diferenciações do inseto mais famoso e bonito da natureza. Os hábitos noturnos e algumas especificações nas antenas, no caso, as mariposas não possuem abertura nelas e alguns pelinhos.

Outro fator relevante é a alimentação: as mariposas também se alimentam de néctar, mas assim como as baratas e moscas são vistas sugando sangue, seiva, lágrimas e outros excrementos em meio a natureza. Costumam aparecer no tardar da noite, após o pôr do sol até o nascimento dele.

Durante o período de início do cristianismo e sua expansão eram representações das bruxas da época, já que existiam diversas lendas que as mulheres se transformam nesse inseto, gatos, corujas, entre outros como forma de se esconderem e fugirem da fogueira. Por se alimentarem de sangue de animais ao contrário da maioria das borboletas que possuem um significado totalmente diferente, acabaram sendo mal vistas.

Atualmente, apesar das superstições e histórias antigas, como a presença de mariposas são presságios de morte de um ente querido por exemplo, sabemos que são apenas lendas e assim como as borboletas possuem papel fundamental para sobrevivência da natureza e manutenção de seu habitat natural. Ficou curioso para saber mais sobre esse confuso inseto? Continue no guia do Mundo Ecologia!

Quais São os Predadores da Mariposa e Seus Inimigos Naturais?

As mariposas não possuem nariz, mas conseguem mesmo assim em suas patinhas ter um olfato muito apurado. É ele o principal fator para encontrar a fêmea ideal quando nos referimos aos machos da espécie e também fugir de seus predadores.

Como estamos falando de um inseto noturno, apenas felinos, repteis, pássaros e morcegos conseguem ataca-las.

No caso dos felinos, pássaros e repteis, algumas mariposas podem ser bastante venenosas e eles acabam não sobrevivendo e no caso, como a fama se passa pelo exemplo, elas acabam não sendo tão atacadas por eles, apenas pelos mais desavisados que gostam de tentar a sorte.

Gato Caçando uma Mariposa
Gato Caçando uma Mariposa

Já os morcegos conseguem captura-las pelo som que elas emitem enquanto voam. E para eles, infelizmente, as mariposas não são venenosas. No caso, é a falta de predadores naturais inclusive que faz com que elas possuam uma quantidade significativamente maior que das borboletas que embora possuem suas artinhas para sobrevivência, conseguem ser mais facilmente capturadas durante o dia.

Quando larvas elas possuem substâncias por toda sua estrutura que podem queimar seus predadores, inclusive o homem quando desatento pisa ou toca em uma. Algo também diferente das borboletas que quando em fase larval dependem das formigas para não serem capturadas e comidas por outros animais e insetos.

Mariposas e Seus Métodos de Sobrevivência

Sua cor por si só já é um meio de sobrevivência, afinal de contas, a tonalidade bem escura faz com que junto as árvores também de cor marrom escondam suas asas e se não fossem pelos ruídos emitidos, nenhum animal seria capaz de saber de sua presença.

Mariposa Voando
Mariposa Voando

Mesmo aquelas que podem ser vistas durante o dia, conseguem se disfarçar em meio a flores de plantas como coco de passarinhos, fato bastante curioso.

Outro assunto bastante interessante em relação as mariposas que também podem ser elencados como meio de sobrevivência é algumas nascem sem boca. Ou seja, se alimentam de forma bem intensa quando larvas e posteriormente não precisam mais comer depois de sua transformação, já que abrigou em seu organismo energia suficiente para sua breve existência e terem a função apenas de se reproduzirem, sem se preocupar com mais nada.

Mariposa e a Luz

Mariposas e a Luz
Mariposas e a Luz

É muito comum estar em casa e de repente ver uma em nossa luz residencial. Tudo isso porque sua visão é guiada pela lua e como são seres que não possuem noção de distância, e nem de localização de forma muito precisa, podem confundir as luzes de casa com a lua.

Embora a larva possa queimar a pele, as mariposas não são venenosas embora tenham essa fama. Elas apenas sujam as paredes no pior dos casos, mas são totalmente sensíveis e incapazes de fazer algum mal para espécie humana.

Inclusive, sua beleza e complexidade assim como das borboletas é algo que atrai estudiosos e caçadores, fazendo com que algumas espécies entrassem em extinção ao longo desses anos, o que é bastante ruim quando pensamos no habitat natural que tem sumido com as abelhas, e hoje em dia necessita cada vez da presença de borboletas e mariposas para reprodução de flores e plantas de maneira saudável.

 Curiosidades Sobre as Mariposas

Caso queira saber mais sobre esse incrível e peculiar inseto, veja abaixo algumas curiosidades e como diferenciá-la de uma borboleta.

Mariposa e Borboleta
Mariposa e Borboleta
  • Além da diferença de hábitos noturnos e diurnos, e coloração, as borboletas pousam com as asas fechas e as mariposas com as asas abertas.
  • As mariposas são mais antigas que as borboletas, inclusive existem fósseis que marcam sua presença juntamente aos dinossauros.
  • Algumas espécies tropicais podem ser coloridas em tons de amarelo, e assim como as borboletas nessa cor, também são venenosas fazendo com que mesmo sendo mais facilmente encontrada a noite, não seja devorada por felinos e pássaros.
  • Por serem em maior quantidade que as borboletas expressivamente, depois das abelhas são as principais polinizadoras naturais.
  • Suas histórias e lendas são algo que chamam a atenção desde o Egito. Com a Idade Média, essas histórias continuaram de expandindo e dominando territórios por conta do cristianismo e ligação dos insetos com a presença de bruxas.
  • As borboletas só conseguem voar por 20 quilômetros por hora, e as mariposas podem chegar até 40!
  • Vivem menos tempo que as borboletas já que quando adulta, sua função é majoritariamente de reprodução tanto própria como das flores.
  • Existe um estudo bastante interessante e até mesmo engraçado fazendo a ligação de mariposas e cerveja. Segundo cientistas, ao colocar cerveja, açúcar e banana em um tronco ou galho de árvore, as mariposas vão ficar por lá. Talvez seja a junção de cheiros mais o doce que lembra o das flores. Afinal, de contas, quem não gosta de um open bar as vezes?
  • Em alguns países, as mariposas são comidas por seres humanos. Esse fato não é tão comum, mas acontece.

Caso queira saber mais sobre mariposas e suas primas próximas, as borboletas, continua pesquisando no Mundo Ecologia!

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *