Home / Animais / Tubarão Lixa: Está em Extinção? Características, Alimentação e Fotos

Tubarão Lixa: Está em Extinção? Características, Alimentação e Fotos

O tubarão lixa (Ginglymostoma cirratum) pode ser conhecido também através de outras denominações, como por exemplo, tubarão enfermeiro ou até mesmo lambaru. O nome curioso dado para esse animal é justificado pelo fato de que ele costuma nadar muito próximo ao chão, como se fosse realmente uma lixadeira.

Esta espécie carnívora pertence a família Ginglymostomatidae e tem como uma de suas principais características, ser uma das espécies de tubarões mais calma e amistosa.

Este curioso animal vive cerca de 25 anos de idade e pode ser encontrado em grande parte do planeta, como nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Além disso, o tubarão lixa mostra ter uma preferência por habitar corais, recifes e praias de solo arenoso e águas mais quentes, portanto pode ser facilmente encontrado em águas mais rasas nas regiões onde ele habita, porém também pode ser encontrado em até 60 metros de profundidade nos oceanos.

Aqui no Brasil, a espécie costuma ser encontrada em grande parte do litoral brasileiro e também é atração de uma série de aquários.

Quer ver fotos e saber um pouco mais sobre as principais características, tipo de alimentação e se o tubarão lixa é uma espécie que está em extinção? Então continue lendo este artigo até o final.

O Tubarão Lixa é uma Espécie que Está em Extinção?

Embora o tubarão lixa não seja completamente avaliado, e por isso não sabemos com precisão qual é o seu verdadeiro status de preservação na natureza, podemos dizer que mesmo incompletas, as informações que temos são realmente preocupantes.  É fato que esta é uma espécie que está ameaçada em extinção por uma série de fatores que ameaçam diretamente a sua sobrevivência nos mares., sendo que alguns desses fatores são até mesmo desconhecidos.

Uma das ameaças mais conhecidas que afetam não somente o tubarão lixa, mas outras centenas de espécies é justamente o despejo de esgoto, lixo e substâncias tóxicas que acabam indo parar nos oceanos e prejudicando de forma bastante preocupante a vida marinha. Além disso, outro fator que agrava bastante a situação é a pesca ilegal, principalmente durante os períodos de reprodução. Pelo fato de não se haver um controle rigoroso sobre isto, os números populacionais dessa espécie vem diminuindo cada vez mais, uma vez que naturalmente o seu processo reprodutivo já é um processo complicado por si só, e a pesca indiscriminada diminui ainda mais este número.

Tubarão Lixa Característica

Por este motivo, vários esforços vêm sendo feitos na tentativa de se descobrir cada vez mais sobre esses animais e também sobre os seus hábitos de vida, a fim de traçar planos eficientes para se ajudar na sua preservação, já que este animal é parte importante do nosso ecossistema marinho. Inclusive, vários projetos que tem como principal objetivo lutar pela preservação de espécies que correm risco de extinção fazem campanhas e tentam disseminar as informações obtidas a fim de tentar tirar esse animal da lista de animais ameaçados.

Principais Características do Tubarão Lixa

No mundo todo existem duas espécies de tubarão lixa, um pequeno e outro que tem quase o dobro do tamanho da menor espécie. Ambas espécies podem ser encontradas habitando o mesmo local, ao longo de grande parte da extensão do oceano atlântico.

A região inferior de seu corpo possui uma cor bem clara, de tom amarelo. Já o seu dorso é possui uma coloração mais escura e com um dorso que se divide em machas vermelhas e acinzentadas que fazem com que a aparência desse animal lembre a de um leopardo.

Outro fato interessante é que os tubarões lixa são ovíparos e costumam gerar dois ovos durante uma gravidez. Entretanto, depois de um certo tempo esses ovos eclodem e os embriões podem circular dentro do útero da mãe e é exatamente ai que surge a grande questão em torno da gestação desses animais.

Embora sejam gerados dois embriões, apenas um sobrevive, uma vez que o filhote mais forte devora seu irmão ainda dentro da barriga de sua mãe, podendo ser esta situação considerada como uma espécie de canibalismo. A gestação do tubarão lixa dura cerca de 5 a 6 meses, porém as gestações costumam ocorrer somente depois de um intervalo de 2 anos.

Como é a Alimentação do Tubarão Lixa?

O tubarão lixa é um animal que possui uma alimentação bastante variada. Como já sabemos, a sua alimentação é baseada exclusivamente em animais provenientes do mundo marinho.

Entre os animais que fazem parte de sua dieta, podemos citar principalmente vários tipos de peixes, lulas, camarões, polvos, lagostas, caranguejos, entre outras criaturas marinhas. Possui hábitos noturnos, sendo assim é durante este período que costuma sair em busca de sua presa.

Além disso, outra curiosidade é que esses animais costumam viver e também se alimentar em grupos, onde fazem um verdadeiro trabalho em equipe a fim de cercar, capturar e por fim devorar grandes cardumes de peixes.

Outras Curiosidades

Assim como todos os peixes e outros animais totalmente marinhos, o tubarão lixo respira através de estruturas corporais denominadas branquias. As branquias funcionam como um mecanismo importante que tem a função de retirar o oxigênio da água e assim contribuir para a manutenção da vida desses animais.

Além disso, outra estrutura interessante e que auxilia o tubarão lixa na sua sobrevivência são os órgãos do sentido. Para poderem caçar mais facilmente, este animal possui um verdadeiro arsenal de caça. Sua visão excelente é capaz de captar movimentos em águas claras durante o dia, mas também são surpreendentemente eficientes durante a noite e em grandes profundidades, sendo capaz de visualizar e identificar  movimentos que seriam imperceptíveis aos nossos olhos.

O seu olfato e a sua audição também são sentidos surpreendentes, podendo ouvir ruídos e sentir cheiros a distâncias relativamente grandes. Portanto, com essa capacidade, podemos com certeza afirmar que o tubarão lixa é um excelente caçador dos mares.

Você sabia todas essas informações e curiosidades acerca do tubarão lixa? Conta pra gente aqui nos comentários! E se você quer continuar vendo conteúdos tão legais como esse continue acompanhando o site Mundo Ecologia, que produz conteúdos legais e super interessantes pra vocês todos os dias!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *