Home / Animais / Raça de Cavalo Losino: Características, História, Origem e Fotos

Raça de Cavalo Losino: Características, História, Origem e Fotos

Também muito conhecido como  jaca burguesa ou até mesmo pônei losino, o cavalo Losino consiste em uma raça nativa da região de Castela – já ouviu falar?

Essa é uma raça muito comum na região do Valle de Losa – que é justamente a origem do nome desse cavalo! Mas, a região não é exclusiva dessa raça!

Isso porque o cavalo Losino também pode ser encontrado em outras localidades junto das províncias castelhanas de Palência e Burgos – localidades situadas na Península Ibérica.

Por serem espécies de animais que costumam viver soltos e também em estado mais natural, eles acabam sendo classificados de uma maneira geral como cavalos silvestres.

Quer saber mais sobre essa raça cheia de particularidades, beleza e inúmeras características? Então não deixe de continuar lendo o conteúdo desse artigo agora mesmo e fique mais por dentro do universo do cavalo Losino!

Conheça as Principais Características do Cavalo Losino!

De acordo com alguns estudos realizados por especialistas em veterinária em entusiastas em conhecer mais sobre a raça, o cavalo Losino pode ser descrito como um animal de porte pequeno, porém, com dimensões mais robustas do que as de um pônei.

Levando em conta a sua alçada à cernelha, ela é de 135 cm, considerando nesse caso as éguas. Já nos machos, o valor é de 140 cm.

O peso do cavalo Losano também merece destaque! Ele pode chegar a pesar de 330 kg até 350 kg em média.

Suas orelhas também são consideradas menores quando comparadas a outras raças de cavalos, bem como mais curvadas. – algo que ajuda a evidenciar sua proximidade com autênticos cavalos, os distanciando dos pôneis.

A face dele também é plana e também possui olhos bem vivos e expressivos, algo que realmente chama atenção para essa espécie.

Da mesma maneira que outras raças de caráter ibérico, seu pescoço é mais largo na região de sua base, porém, acaba afinando próxima da inserção da cabeça.

A cruz também é outro aspecto de destaque, sendo que suas formas de uma maneira geral são bastante arredondadas.

Outro ponto que chama atenção acerca das características do Losano é a sua cauda, que é de fato bem abundante. O mesmo se repete no pescoço! Porém, isso não é algo que se replica nas patas, que são totalmente isentas de pelagem.

De maneira geral, o Losano é detentor de uma pelagem negra, um tom que é denominado por morcillo. – isso quer dizer que ele pode apresentar uma aparência ligeiramente avermelhada.

Tonalidade do Cavalo Losino
Tonalidade do Cavalo Losino

Nos cavalos adultos, essa tonalidade acaba sendo ainda mais evidente, principalmente se tratando das épocas mais frias do ano – ou seja, durante o inverno.

Levando em conta os potros, com mais ou menos dois anos de vida, a pelagem não somente é avermelhada de uma maneira geral como também mais longa.

Isso acaba sendo um aspecto que faz com que o Losino seja comparado com outras raças bastante conhecidas e até mesmo nobres.

Em alguns casos, eles podem também apresentar algumas manchas, mas elas são bem discretas, ficando posicionadas como pequeninos pontos à frente do seu corpo.

Em geral, o Losino é considerado um cavalo rústico, porém, isso não lhe tira o título de um animal cheio de elegância e altamente refinado. Além disso, é um animal tranquilo quando devidamente treinado!

Mais Dados Sobre a História do Losano!

De acordo com diversos estudos feitos por especialista acerca do DNA desse animal, essa raça é apontada como separada de outras raças, mais precisamente dos pôneis pirenaicos e as presentes na parte sul da Península Ibérica.

Em linhas gerais, consiste em um autêntico cavalo castelhano que ainda é descendente do Hipparion Gracile, que nada mais é do que um cavalo primitivo que era encontrado junto da Península Ibérica no período Terciário e Quaternário.

A História do Cavalo Losino
A História do Cavalo Losino

Vale salientar que a raça acabou passando por diversas mutações naturais, e isso foi algo ainda mais evidente desde que se estabeleceu um contato mais direto com o homem!

Ele foi usado de forma recorrente em caças e também durante guerras ao longo de muitos anos. Isso também acabou contribuindo para que a raça fosse levada em grande número para a América em meio ao período colonial.

Isso acabou resultado na formação de outras raças de origem americana, como é o caso justamente do Quarto de Milha!

Comunicação, Um dos Aspectos que Chama Atenção para essa Raça! O que Você Deve Saber?

O cavalo Losino costuma ser bastante sociável em meio aos seus grupos, sem contar estáveis!

Isso tanto é verdade que entre eles há uma espécie de repertório de comunicação, uma vez que adotam signos acústicos, olfatórios, visuais e ainda tácteis.

Tais aspectos ajudam a evidenciar uma espécie de identidade em sua comunicação, levando em conta ainda seu estado emocional, posição social, reprodução e até mesmo informações acerca de seu ambiente.

Toda essa comunicação é extremamente relevante, uma vez que contribui para uma evidente união de seu grupo.

Vale salientar que os signos podem ser capazes de transmitir uma dose muito mais relevante de comunicação do que a vocalização em si – algo que chama atenção é que a vocalização mais curta e também aguda é representada por uma espécie de grito.

Além disso, a comunicação olfatória também é de suma importância para que se possa estabelecer um melhor reconhecimento entre os animais que fazem parte do grupo.

E a Reprodução do Cavalo Losino?

A época de reprodução do cavalo Losino costuma ser durante a estação da primavera, visto que é coordenada com a disponibilidade dos alimentos, bem como horas e até mesmo a luz da rotina diária, sem contar as temperaturas.

Filhote de Cavalo Losino
Filhote de Cavalo Losino

Em geral, todas as boas condições para a época reprodutiva do animal ocorrem nesse período do ano, principalmente levando em conta a região de Burgos.

Conclusão

O cavalo Losano possui uma elevada aptidão para a sela, principalmente se tratando da equitação de jovens, uma vez que suas características físicas contribuem para isso!

O Físico do Cavalo Losino
O Físico do Cavalo Losino

Agora que você já tem maiores detalhes sobre essa raça de cavalo, ajude a compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto!

Veja também

Saola - Unicórnio Asiático

Comportamento do Saola: Hábitos e Modo de Vida do Animal

O Saola é um tipo de antílope que é encontrado nativamente nas florestas da fronteira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *