Home / Animais / Reprodução da Formiga: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução da Formiga: Filhotes e Período de Gestação

As formigas são insetos que pertencem à família formicidae da ordem hymenoptera. São insetos muito populares por serem muito comuns, com certeza você  e tidos como altamente organizados de fato, figuram entre os animais que atingir um grau de organização biológica chamado de eusociedade.

As formigas são um dos poucos animais que conseguiram colonizar o mundo inteiro, pois são encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártica. Até hoje foram identificadas mais de 13 mil espécies de formigas, mas acredita-se que existam muitas mais que não foram exploradas. Algumas dessas espécies de formigas. são resultado de evoluções de espécies-mãe.

As formigas certamente obtiveram todo esse sucesso, parte dele é graças a sua enorme e complexa organização social. Muitos cientistas consideram que elas formam um único organismo com o objetivo central de perpetuar sua espécie. Continue a leitura, vamos conhecer sobre a reprodução, características e explicaremos muitos fatos sobre as formigas!

Características das Formigas

Como mencionamos, o nome científico da formiga é formicidae, e elas se organizam um estilo de sociedade muito avançado. A forma mais elevada e complexa de organização social do mundo animal. É caracterizada pela organização em castas, uma reprodutora e outra infértil que costuma ser chamada de casta operária. Esse é um tipo de sociedade muito incomum que só ocorre em alguns animais, como formigas, abelhas e vespas e alguns outros, a maioria são insetos, quando acontece com outra classe de animais é sempre uma exceção rara.

A eusociedade funciona muito bem entre as formigas, e é o motivo de tanto sucesso na colonização e propagação. Elas se organizam de forma que uma fêmea atua como fêmea reprodutora, rainha e comandante do formigueiro. Todas as restantes são sempre filhas e operárias. A funções se baseiam em cuidado dos filhotes, cuidado com os ovos e providência de alimentação, além de ampliação e construção de grandes estruturas de formigueiros. Algumas delas se encarregam da proteção da colônia, portanto essas não são chamadas de operárias e sim soldados. Elas têm um tamanho muito superior as operárias, mas são menores que a rainha, e tem a mandíbula mais desenvolvida.

Reprodução Das Formigas

A reprodução das formigas somente acontece a partir do momento em que um formigueiro é considerado maduro, e em que existe a formiga rainha, as operárias e soldados. O formigueiro é considerado maduro quando tem aproximadamente quatro ou mais anos de vida.

O período de reprodução das formigas ocorre durante o ano inteiro nas zonas tropicais do mundo, mas nas áreas temperadas e mais frias, só durante a época mais quente. Quando faz frio a colônia entra em atividade intensa ou em hibernação, depende da resistência da espécie.

A rainha é capaz de botar ovos férteis não fecundados durante toda sua vida, que darão lugar as operárias e soldados, nascendo um tipo ou outro dependendo dos hormônios ou alimentos ingeridos durante as duas primeiras fases de sua vida. Essas formigas reprodutoras são seres haploides, ou seja, elas têm metade no numero normal de cromossomos de sua espécie. E uma formiga rainha pode colocar milhares de ovos em poucos dias. Em determinado momento de sua vida, a formiga rainha bota ovos diferenciados. Esses ovos são especiais pois darão vida a novas formigas machos e rainhas, diferente da fecundação normal de formigas operarias e soldados.

Reprodução das Formigas: Voo Nupcial

Quando as futuras rainhas e machos chegam à sua maturidade sexual e desenvolvem suas asas eles estão prontos para se reproduzirem. Então estão prontos para o voo nupcial. Portanto, agora eles aguardam condições certas e ideais de temperatura e umidade para acasalarem. Quando as condições são propícias, os machos voam do formigueiro e se reúnem determinadas áreas com os outros machos. Quando todos reunidos, começa o voo nupcial das formigas, basicamente, os machos liberam feromônios que atraem novas rainhas, e então começam o acasalamento.

Uma vez que elas chegam até este lugar a qual foram atraídas, se reúne e realizam a Cópula. Uma fêmea pode copular com um ou vários machos, dependendo da espécie. A fecundação das formigas acontece internamente, o macho introduz o esperma no interior da fêmea e ela aguarda numa espécie de reservatório até que deva ser usado para nova geração de formigas férteis.

Quando termina a cópula, os machos morrem e as fêmeas procurar um lugar para enterrar e esconder.

A fêmea que copulou durante o baile nupcial e conseguir se esconder, permanecerá debaixo da terra até o fim de sua vida. Essa é uma etapa muito importante, porém perigosa. Isso porque agora ela não se alimentará e sobreviverá somente da energia acumulada de toda a sua vida como rainha. Nesse tempo, se necessário elas podem inclusive comer suas próprias asas, até que bota seus primeiros ovos férteis.

Ciclo de Vida das Formigas

Os ovos das formigas são bem pequenos e brancos, chegam a alguns milímetros de comprimento. Esses ovos devem estar muito bem protegidos e guardados dentro do ninho, devem estar sob as melhores temperaturas e condições para que de certo. As formigas operárias são responsáveis por cuidar desses ovos para evitar a chegada de predadores, evitar infecções, doenças e propagação de fungos.

Assim como as borboletas e besouros, as formigas passam pela metamorfose completa, ou seja, elas passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.

Ciclo de Vida das Formigas
Ciclo de Vida das Formigas

Desde quando são ovos até a fase adulta, passa um período de até 10 semanas. A longevidade das formigas varia de acordo com a espécie. Algumas vivem ate seis meses, outras podem chegar a seis anos.

Formigas: Ameaças

Se tem uma classe de animais resistentes e quase não sofrem risco de extinção, são os insetos. O tamanho deles é um dos fatores que os mantém fora de perigo, portanto, as formigas não correm risco de extinção, tanto pelos fatores naturais que as ajudam quanto pela organização e proteção de sua raça. As formigas sofrem de poucas ameaças, e sua maioria são naturais, por exemplo, dificilmente você encontrará um comercio ilegal de formigas ou algum tipo de caça predatória. Porém com certeza elas possuem um predador direto na cadeia alimentar como o tamanduá-bandeira que somente se alimenta de formigas, com uma língua preparada para atingir diretamente o formigueiro.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *