Home / Animais / Gênero do Rinoceronte, Classe, Ordem, Reino e Filo do Animal

Gênero do Rinoceronte, Classe, Ordem, Reino e Filo do Animal

O Rinoceronte pode ser considerado um dos animais mais impressionantes, não somente por conta de ser um mamífero de elevado porte, mas também por suas outras características físicas!

Um dos primeiros pontos que chama bastante atenção acerca desse grande e imponente mamífero é a sua pele, que é extremamente grossa. Ele também possui chifres e cascos.

De maneira geral, há 5 espécies de rinocerontes e praticamente todos, infelizmente, estão correndo um grande risco de extinção. Isso se dá principalmente por conta da sua caça ilegal.

A expectativa de vida do rinoceronte é de cerca de 50 anos, ou seja, é um animal de vida longa quando comparado a outros mamíferos.

Uma curiosidade interessante acerca desse grandalhão é que ele gosta bastante de tomar um bom banho de lama. Mas, isso não é somente uma mania peculiar, e sim uma forma de se proteger, uma vez que a lama acaba atuando como um tipo de repelente natural de diversos insetos!

O que não falta, na verdade, são informações e curiosidades a respeito desse animal fantástico, e você terá a oportunidade de descobrir mais detalhes sobre ele nos próximos tópicos!

Os Rinocerontes São Animais Territorialistas E Com Um Comportamento Mais Solitário!

Os machos são bastante territorialistas e ainda tem um comportamento mais solitário, e por esse motivo adotam como hábito fazer a marcação de território de uma forma bem peculiar!

Isso porque para fazer isso eles utilizam pilhas de fezes e também urina – de fato uma forma radical, mas de maneira geral, bastante eficiente!

Ainda na fase reprodutiva os parceiros tendem a ficar mais juntos, sendo que isso se mantém no período de quatro meses em média.

Mesmo com seu elevado tamanho e peso, os rinocerontes são capazes de manter uma excelente velocidade em uma distância pequena. Por onde esses imponentes animais passam, vão abrindo caminhos e mais caminhos de trilhas.

A quantidade de chifres dos rinocerontes também pode ser variável, sendo que o mais comum é encontrar entre um e dois – isso vai depender basicamente da espécie!

Reino Do Rinoceronte

O reino do rinoceronte é chamado de Animalia, que também é conhecido como Metazoa.  Ele tem como premissa central englobar diversos organismos multicelulares, eucariontes e também heterotróficos, como é o caso dos seres humanos!

Esse é um reino bastante rico, sendo que nele se considera mais de um milhão de espécies devidamente dispostas em mais de 30 filos!

Rinoceronte Fotografado de Lado
Rinoceronte Fotografado de Lado

Uma das características mais marcantes do reino Animalia consiste na capacidade de locomoção (mesmo que haja algumas exceções). Outro ponto interessante é que os animais possuem células que são responsáveis por formar tecidos (com exceção dos poríferos, que não possuem tecidos verdadeiros).

O Que Você Precisa Saber Sobre A Classe?

A classe que pode ser indicada quando nos referimos ao rinoceronte é denominada por Mammalia, ou seja, que reúne animais que sejam mamíferos. Aqui são reunidos os maiores animais não somente terrestres como também aquáticos.

Em linhas gerais, eles possuem glândulas mamárias (por isso no nome da classe, Mammalia) que permitem alimentar os filhotes durantes os primeiros meses de vida.

Além dessas glândulas, os mamíferos, como é o caso dos rinocerontes, apresentam também outras, como as sebáceas e as de suor. Eles ainda são considerados endotérmicos e também homeotérmicos, e justamente por esse motivo existe uma evidente espessura acerca da pele e ainda pelos.

No caso dos rinocerontes, como já citado anteriormente, a pele é bastante espessa, servindo até mesmo como uma espécie de proteção, principalmente com relação à temperatura ambiente!

Os Rinocerontes Pertencem À Ordem Denominada Por Perissodactyla

A ordem denominada por Perissodactyla (nome cientifico) refere-se a uma ordem de mamíferos de caráter terrestre que são ainda ungulados com um número ímpar de dedos presentes em suas patas!

Aqui são inclusos não somente as espécies de rinocerontes como também outros animais, como é o caso dos cavalos e os tapires. Um detalhe importante, é que o dedo médio deverá ser sempre maior que os demais e é por ele que passa o eixo dos pés!

Conheça Qual O Filo Do Rinoceronte!

Os rinocerontes pertencem ao filo denominado por Chordata, ou seja, eles são os chamados “cordados”. A característica principal dos animais pertencentes a esse filo consiste na presença de notocorda, que nada mais é do que o sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e ainda uma cauda mais alongada durante algum momento de sua vida!

Filhote de Rinoceronte
Filhote de Rinoceronte

Aqui competem 3 classificações distintas, ou seja, 3 subfilos: urocordados, cefalocordados e os vertebrados (ou craniados).

A classificação que acaba sendo direcionada aos rinocerontes é a de subfilo craniata – vale salientar que essa classificação dos vertebrados não é considerada uma unanimidade entre os cientistas.

Tradicionalmente, há duas superclasses, que são:

  • Agnatha, que nada mais são do que animais que não possuem mandíbula e que agregam poucas espécies de duas classes, sendo o Myxine (os peixes bruxas) e o Petromyzontida (lampreias).
  • Gnathostomata, que se referem à animais que possuem mandíbulas e que ainda agrega uma enorme variação de espécies, inclusive os rinocerontes (Mammalia).

O Que Saber Sobre As Ameaças E Também Proteção Desses Animais?

Como já citamos anteriormente, infelizmente todas as espécies de rinocerontes estão passando por uma situação bastante complicada, principalmente com relação à sua caça predatória!

Isso inclui: Rinoceronte Branco (o maior de todos), Sumatra (menor da espécie), Negro, Indiano e o Rinoceronte de Java (que somente pode ser encontrado em dois parques situados na Ásia com uma minúscula população).

Isso quer dizer que, caçadores sem qualquer escrúpulo ficam perseguindo esses animais para poder tirar vantagens, usando parte de seu corpo para a prática de medicina popular.

O fato é que um animal como o rinoceronte pode chegar a consolidar uma venda de mais de 65 mil dólares, isso levando em conta o mercado presente na Ásia.

A constante luta para se manter a preservação desses animais é ainda enorme, uma vez que os rinocerontes não podem ser, de forma alguma, extintos! Eles são importantes para o equilíbrio do meio ambiente e um importante legado do planeta!

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *