Home / Animais / Aranha Grita? Ela Faz Algum Barulho ou Emite Som?

Aranha Grita? Ela Faz Algum Barulho ou Emite Som?

As aranhas são animais que despertam várias emoções. De um lado, existem aqueles que só de ouvir o nome “aranha” já se apavoram todo. Do outro, têm aqueles que possuem um fascínio muito grande pelas espécies.
Independente de qual lado você está, sem dúvidas você sabe que as aranhas despertam algo dentro de nós. Seja receio ou encanto, elas são um dos poucos animais que fomentam a curiosidade dos humanos.

O que te trouxe até este artigo foi o interesse em saber a questão do título: As aranhas gritam? Elas fazem algum barulho? Essa pergunta — para início de conversa — pode ser fácil de ser respondida. Afinal de contas, você já ouviu algum som vindo de uma aranha?

A resposta que 99% das pessoas vão dar é não. Você já ouviu algum barulho vindo delas? Pois é. Mas, como elas se comunicam? Será que há outro método? Ou será que elas sim, as aranhas emitem som? Veja todas essas dúvidas solucionadas no decorrer deste artigo. Vamos lá!

A Aranha Grita? Ela Faz Algum Barulho Ou Emite Som?

A maioria das aranhas faz pouco ou nenhum som. Existem algumas espécies, no entanto, que fazem alguns ruídos muito interessantes.

O mais notável deles é o som feito pelo assobio — ou o que lembra um assobio.

Algumas tarântulas usam órgãos especializados, conhecidos como Lyra (nome em inglês), em seus pedipalpos, a fim de criar um som semelhante ao da água produzida ou corrente.

Descobriu-se que aranhas lobo machos, membros da família Lycosidae, vibram folhas mortas para atrair a atenção de um parceiro. Para que as fêmeas captem essas vibrações, elas precisam estar no mesmo meio que os machos.

O tipo certo de “ronronar” faz uma aranha-lobo fêmea ficar fraca nas articulações. Interessante, não é?

Estudos Realizados

Os biólogos sabem a algum tempo que as aranhas-lobo (Gladicosa gulosa) podem produzir sons que os humanos possam ouvir, explica Laura Geggel, da Live Science.

No entanto, as aranhas lobo não têm orelhas em si — pelo menos no sentido tradicional. Em vez disso, os sons fazem parte de um elaborado sistema de comunicação que as aranhas machos usam para atrair as fêmeas.

As aranhas machos realmente produzem vibrações, que atingem as folhas secas ao redor e fazem com que elas vibrem. A vibração deixa produzir um baixo ruído de “ronronar” audível para os humanos, e esse som viaja. Se ela atinge folhas perto de uma aranha fêmea, fazendo com que elas vibrem, ela pode captar as vibrações.

Para que isso funcione, as aranhas macho e fêmea precisam estar em uma boa superfície que possa vibrar. Folhas mortas, em particular, são ideais. As folhas servem como uma espécie de linha telefônica ou onda de rádio através da qual as aranhas chamam as fêmeas, e elas são essenciais para o sistema de comunicação da aranha, como os pesquisadores relataram em 20 de maio na reunião anual da Acoustic Society of America em Pittsburgh.

Um Pouco Mais Sobre Os Estudos

Em vez de usar um órgão para produzir um som, como grilos ou gafanhotos, as aranhas vibram objetos inanimados em torno deles. “Elas estão cortejando folhas mortas, e essa folha em si é o que resulta no som transmitido pelo ar”, disse Alexander Sweger, um estudante de biologia da Universidade de Cincinnati, à Live Science.

É uma maneira indireta de flertar, mas pode ajudar os pesquisadores a discernir por que alguns organismos se comunicam através do som, enquanto outros usam vibrações.

Sabe-se que outras aranhas-lobo produzem vibrações para se comunicar, mas essas vibrações não vêm com sons audíveis.

As aranhas têm apêndices especializados em braços chamados pedipalpos, um de cada lado da boca. Um deles tem uma ponta áspera, enquanto o outro é moldado para raspagem. Eles esfregam os dois membros juntos para gerar vibrações que atingem as folhas próximas.

Para o ouvido humano, o som da folha vibrante soa como um ronronar baixo, mais silencioso do que um grilo.

O som da folha que vibra viaja para outras folhas onde as fêmeas estão. Quando as ondas sonoras atingem essas folhas, elas vibram e a fêmea capta as vibrações.

No laboratório, dois cientistas registraram aranhas macho fazendo as vibrações e sons em diferentes superfícies: papel, que pode vibrar, e granito, que não pode vibrar. Usando um dispositivo especial, eles também eram capazes de converter as vibrações em som audível, então aqui está o que as próprias vibrações diretas.

Aranha no Centro Teia
Aranha no Centro Teia

Eles descobriram que a superfície é a chave para o jogo “ronronar” do macho. Os machos só podiam fazer as vibrações quando estavam em pé no papel, e as fêmeas só podiam receber o sinal quando estavam em pé no papel.

Quando os pesquisadores apenas tocaram o som da vibração, apenas as fêmeas responderam. Isso sugere que esse pode ser um estilo de comunicação reservado para falar com mulheres, mas eles ainda não sabem com exatidão se isso é real.

E Aí? as Aranhas Fazem Barulhos?

O estudo deixa algumas questões-chave sem resposta. Se as aranhas fêmeas podem ou não ouvir outros ruídos, como ameaças de pássaros, por exemplo, este método também permanece incerto.

Como esse sistema de telefonia foliar é um pouco diferente da comunicação típica de aranha, um exame mais aprofundado da espécie poderia dar uma ideia da evolução da comunicação através do som e da vibração.
Como você pode ler o artigo inteiro, não há como responder com precisão a dúvida apresentada no título. Sabe-se que algumas espécies de aranhas (com a aranha-lobo, citada no texto) possui a capacidade de emitir sons.

Porém, é evidente que as respostas ainda são precárias e inconclusivas. Muito estudo de especialistas na área deve ser feito para que haja um acordo entre os biólogos.

Elas emitem sons? De certa forma sim. Elas fazem barulhos para se comunicar entre elas? Para alguns sim, para outros essa forma ainda não é suficiente. O que vale salientar do estudo é que, mesmo para animais que “não fazem sons”, as aranhas conseguiram se adaptar de uma forma muito surpreendente.

Mesmo que não tenham sons audíveis, elas conseguiram arrumar um método para compartilhar os sentimentos entre si.

Veja outra curiosidade sobre as aranhas aqui!

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *