Home / Animais / Qual a Diferença Entre um Rato e Uma Ratazana?

Qual a Diferença Entre um Rato e Uma Ratazana?

Os ratos são animais mamíferos que possuem um enorme rabo e um corpo alongado. Existem rato em praticamente todos os lugares do mundo devido a sua rapidez na reprodução. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie? É só continuar acompanhando nosso artigo para descobrir a diferença entre os ratos e as ratazanas!

Espécies de Rato

Existem diversas espécies de ratos, sendo possível destacar as mais comuns que são: camundongo, rato de telhado e a ratazana. O rato de telhado (pode também ser conhecido como rato preto) é um velho conhecido já que veio para o Brasil na época da colonização do continente americano pelos europeus. Podem pesar mais de duzentas gramas e mede vinte centímetros. Possuem habilidades noturnas e costuma escalar com muita agilidade.

O rato de telhado pode chegar a viver mais de um ano e as fêmeas podem produzir quase dez ninhadas em apenas um ano. Possuem o hábito de andar em grupos e são comumente encontrados em telhados, locais fechados, sujos como os buracos e sótãos.

O camundongo é a espécie de rato que se desenvolveu nos ambientes urbanos e domésticos. Geralmente são brancos ou cinza e possuem uma cauda longa e sem a presença de pelos. Costumam possui um ciclo de vida de aproximadamente cinquenta dias. Por ano podem dar origem a aproximadamente seis ninhadas.

Diferenças da Ratazana

Já a ratazana (possui nome científico de Rattus norvegicus) é aquela espécie que se abriga com frequência em esgotos e tubulações. São grandes e podem chegar a pesar mais de meio quilo

A sua pelagem é grossa e a sua cauda pode chegar a medir mais de vinte centímetros.

São animais espertos e agem em locais distantes do seu abrigo frequente, em especial, no período da noite. É uma espécie que pode viver por até dois anos e impressiona pela sua capacidade de reprodução, já que cada fêmea pode realizar aproximadamente uma ninhada a cada mês.

As ratazanas são mais agressivas que as outras espécies de ratos urbanos e gostam de viver em galerias e demais locais abaixo do solo. Não é difícil encontrá-las em locais com grade quantidade de lixo, terrenos abandonados, além da margem dos rios.

Características do Animal

Todas as espécies citadas são onívoras, ou seja, se alimentam tanto de animais, quanto de vegetais. As ratazanas preferem uma alimentação baseada em frutas, legumes e verdura. Já os ratos preferem os cereais e possuem uma alimentação mais seca. São animais que pouco consomem água e realizam a hidratação a partir dos alimentos que ingerem.

Os ratos são animais que possuem uma incrível capacidade de reprodução e os indivíduos dessa espécie atingem a sua maturidade sexual com poucos meses de vida. Os filhotes nascem cegos e totalmente sem pelos, dependendo de suas mamães para se locomover, alimentar e demais cuidados.

Por se multiplicarem de forma rápida esses animais sempre foram motivo de muita dor de cabeça para os seres humanos, já que eles costumam comer tudo aquilo que seus afiados dentes conseguem cortar. Isso inclui, inclusive, madeira, fios de energia elétrica e demais materiais. Assim, eles são verdadeiros destruidores e podem causar imensos prejuízos tanto em lavouras quanto em ambientes urbanos.

Prejuízos e Doenças Causadas Pelos Ratos

Dados destacam que a cada ano, os ratos proporcionam um prejuízo de mais vinte bilhões de reais. Para se ter uma ideia do potencial desses bichos, eles foram responsáveis pela transmissão da peste negra, uma doença que chegou a matar mais de um terço da população europeia.

Outra doença que também é transmitida pelos ratos é a leptospirose, por meio do contato do homem com a urina dos animais. A transmissão acontece de forma mais frequente em áreas alagadas e de enchente e pode causar sintomas como dor de cabeça, diarreia, febre. Em qualquer suspeita de contaminação por leptospirose, um médico deve ser consultado com urgência para que o tratamento seja iniciado. Em alguns casos pode ser necessária, inclusive, a internação do paciente.

Curiosidades Sobre os Ratos

Separamos algumas curiosidades sobre esses roedores. Vamos conferir?

  • Em caso de escassez de alimentos, os ratos podem praticar o canibalismo e utilizar indivíduos da mesma espécie para sua alimentação. A escolha mais frequente são os filhotes.
  • São animais muito inteligentes que agem de forma silenciosa capturando alimentos. Também são capazes de identificar alimentos com veneno ou desviarem de armadilhas colocadas pelos seres humanos. Por possuírem uma noção complexa de direção pode criar rotas alternativas e elaborarem fugas incríveis.
  • Os ratos causam prejuízos incalculáveis para a agricultura e diversos ramos da indústria. Para se ter uma ideia, os galpões de armazenamento de alimentos são duramente atacados por esse tipo de animais.
  • Você sabia que os dentes dos ratos não param nunca de crescer? Por esse motivo eles tem uma necessidade enorme de sair roendo tudo que encontra pela frente.
  • É importante realizar o controle de ratos, já que em grandes quantidades eles podem proporcionar grande prejuízos econômicos e realizarem a transmissão de diversas doenças. São considerados atualmente uma das pragas mais comuns nos grandes centros urbanos.
  • Os ratos podem transmitir mais de cinquenta doenças.
    Rato Dormindo Abraçado Com um Urso de Pelúcia
    Rato Dormindo Abraçado Com um Urso de Pelúcia

Encerramos nosso artigo por aqui! Que tal nos deixar um comentário contando que curiosidade sobre os ratos e ratazanas você achou mais interessante? Não esqueça também de compartilhar esse texto em suas redes sociais e com os seus amigos.

Quer conhecer um pouco mais sobre os roedores e outras espécies de animais? É só continuar navegando aqui no Mundo Ecologia. Até a próxima!

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *