Home / Animais / Onde os Lobos Vivem? Qual o Seu Habitat?

Onde os Lobos Vivem? Qual o Seu Habitat?

Você parou para pensar onde os parentes mais próximos dos nossos cãezinhos domésticos vivem, ou mesmo, onde os lobos vivem?

É uma dúvida frequente de muitas pessoas, já que os lobos estão espalhados em apenas alguns continentes do globo terrestre.

Europa, América do Norte e parte da Ásia; são basicamente nestes três continentes que diversas espécies de lobos estão presentes.

Eles fazem parte da família Canidae, a mesma dos cães domésticos, selvagens ou mesmo das raposas. Acredita-se, inclusive, que os cães domésticos surgiram a partir da domesticação de lobos cinzentos.

Confira as características, o comportamento, as diferentes espécies e claro, onde os lobos vivem e qual o seu habitat.

Lobos – Características Gerais

Os lobos são animais extremamente fortes e resistentes. Suas características físicas favorecem – e muito –, para que ele seja um ótimo caçador.

Diferente dos cães domésticos, eles dependem basicamente da caça para se alimentar; ou seja, sem caça, sem alimento.

E por isso este animal, que é um sobrevivente da Era do Gelo, habita a superfície terrestre há pelo menos 300 mil anos. Conseguiu sobreviver, adaptar-se e reproduzir sua espécie mesmo com as baixíssimas temperaturas pelas quais passavam.

Existem diferentes espécies de lobos – o lobo cinzento, o lobo vermelho, lobo etíope –. E muitas outras subespécies (cerca de 30) como, por exemplo: o lobo do ártico, lobo europeu, lobo da tundra asiática, lobo ibérico, entre muitos outros.

É interessante destacarmos que o gênero específico dos lobos é Canis, dentro da família Canidae; e eles são considerados os mais inteligente desta família, além de possuir a melhor audição e a melhor visão.

E tiveram uma ótima adaptação nas temperaturas mais baixas, seu pelos são responsáveis por isso, eles garantem o isolamento térmico. Além de suas incríveis mandíbulas, que são capazes até de quebrar ossos.

São poderosos, e considerados de grande porte se comparados com outros animais. Em média, um lobo cinza mede até 2 metros, pesam entre 45 a 60 kg e alcançam os incríveis 70 km/h no momento em que estão caçando suas presas.

Comportamento e Caça dos Lobos

Estes exímios caçadores são mamíferos carnívoros, ou seja, alimentam-se basicamente de outros animais; no caso do lobo, suas presas são: pequenos mamíferos, cervos, e diversos outros animais.

Eles são poderosos, sua mandíbula é muito forte e é capaz de ferir qualquer animal; e desta forma, o lobo está no topo da cadeia alimentar, poucos animais conseguem feri-lo.

Outro fator que contribui para o sucesso da caça é o de simplesmente nunca andarem sozinho, sempre estão acompanhados de 2 a 36 lobos, ou seja, dificilmente a população de lobos é prejudicada.

A quantidade de lobos presentes em uma alcateia depende da disponibilidade de alimentos e do tamanho do território que estão habitando; se o ambiente for grande e possuir quantidades consideráveis de presas, consequentemente a alcateia também será grande.

Dentro da alcateia (conjunto de lobos) existe toda uma hierarquia e diferentes funções para os indivíduos. Porém são guiados basicamente pelo lobo ou casal alfa; este que é mais experiente, além de ser o maior e mais forte do grupo.

Na hierarquia dos lobos, todos caçam, mas os primeiros a se alimentarem são os que exercem posições hierárquicas maiores.

E caso aconteça dos lobos alfas morrerem, ou o casal alfa morrer, quem assume é o lobo beta, que é o segundo na hierarquia destes animais; posteriormente, o beta tornará alfa, se não se tornar, outro lobo com características físicas superiores assumirá o comando da alcateia.

Mas afinal, onde vivem os lobos? Qual o seu habitat? Respondemos estas questões logo em seguida. Confira!

Onde os Lobos Vivem?

E onde estes incríveis mamíferos fazem tudo isso? Em qual parte do território? Bom, como dito acima, eles vivem principalmente em pequenos fragmentos de terra em 3 continentes em especifico – a Ásia, a Europa e a América do Norte.

Como podemos perceber, eles preferem viver em regiões frias. Por que em pequenos fragmentos de terra? Por que foi o que restou para eles.

Lobo Vermelho na Floresta
Lobo Vermelho na Floresta

Seu principal predador, o homem, foi capaz de praticamente destruir quase todo o ambiente onde o lobo vivia; além disso, outro fator que contribuiu muito para este isolamento dos lobos foram as decorrentes caçadas, realizadas pelos próprios homens.

O homem é capaz de prejudicar qualquer espécie de ser vivo. Isso se dá pela sua ganancia, a decorrente destruição de terras, de florestas, de vegetação nativa, além da caça.

Onde muitos animais, seres vivos, perdem suas moradias, seu abrigo e são obrigados a deixarem tal local para viverem isolados, longe dos humanos, onde possam viver em paz.

Mas se não tivessem que viver isolados, qual seria o habitat natural dos lobos? Qual ambiente eles preferem viver e desenvolver sua espécie?

Qual o Seu Habitat?

Um fato interessante sobre estes animais, é que eles podem viver em diferentes habitats. As espécies e subespécies de lobos são capazes de viver nas temperaturas mais adversas e em diversos ambientes.

Existem subespécies de lobos que conseguem se adaptar em desertos, outras em florestas úmidas e densas, e outros em lugares com frio extremo, como as regiões árticas.

Mas o importante é que habitem lugares onde há grande extensão de terras, além de disponibilidade de alimentos, só assim conseguem sobreviver e levar a espécie adiante.

Infelizmente, nos dias atuais, os lobos não ocupam nem um quarto (1/4) do que já ocuparam da superfície terrestre.

As constantes fugas, isolamentos e a obrigação de se adaptarem aos locais mais inóspitos, fez com que diversas subespécies de lobos entrasse em extinção. Nos locais onde os lobos viveram e se desenvolveram ao longos de milhares de anos – Europa, América do Norte e Ásia –, foram criadas leis rígidas para que a caça e a devastação do meio ambiente fossem crimes.

Mas será que realmente adiantou? Pode ter diminuído, de fato; porém a caça, o mercado ilegal de animais, o comércio, o tráfico pararam de existir? Infelizmente não.

O lobo, como qualquer outro animal selvagem é prejudicado pelos seres humanos há milhares de anos.

O que podemos fazer para que consigam viver em paz é: defendê-los e principalmente, preservamos o seu habitat e o ambiente onde vivem.

Veja também

Barata Amarela

Barata Amarela é Venenosa? É Perigosa? Elas Mordem?

A tal da baratinha amarela é de origem asiática mas é conhecida comumente como barata …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *