Home / Animais / Gato Maracajá Jaguatirica: Diferenças e Semelhanças

Gato Maracajá Jaguatirica: Diferenças e Semelhanças

Gato maracajá (nome científico Leopardus wiedii) e jaguatirica (nome científico Leopardus pardalis) são duas espécies de felinos pertencentes ao mesmo gênero taxonômico e com distribuição presente nos continentes americanos.

Essas duas espécies são muito semelhantes e por vezes podem ser confundidas, no entanto, é importante clarificar quais as suas semelhanças e diferenças, de modo a caracterizar melhor esses animais.

Neste artigo, você conhecerá importantes informações sobre esses felinos.

Então venha conosco e boa leitura.

Família Taxonômica Felidae

Dentro da classificação de felinos, estão abrigadas 41 espécies, as quais podem ser encontradas em praticamente todos os lugares do mundo, com exceção da Antártica.

De modo geral, os felinos são mamíferos com grande flexibilidade corporal, permitindo facilidade e agilidade na execução de movimentos como a corrida, os saltos, a subida em árvores e/ou outros elementos. Além da grande flexibilidade, as pernas musculosas são um grande diferencial na hora da captura das presas. A língua possui papilas protuberantes, as garras podem ser retráteis ou semi-retráteis. Os dentes são resistentes, fortes e pontiagudos, facilitando o ato de abocanhar as presas e cortar a carne. O padrão de ‘marcha’ os classifica como animais digitígrados, ou seja, que se locomovem andando sobre os dedos, fator que proporciona movimentação mais rápida e mais silenciosa do que os demais animais.

Na família Felidae, existem 14 gêneros. São eles o gênero Puma, que abriga a onça-parda; o gênero Acinonyx, que abriga o guepardo; o gênero Caracal; o gênero Catopuma, o qual abriga o gato-vermelho-de-bornéu; o gênero Felis, o qual abriga os gatos domésticos e selvagens; o gênero Leopardus, o qual abriga o gato-maracajá e a jaguatirica; o gênero Leptailurus, o qual abriga o serval; o gênero Lynx, o qual abriga o lince-pardo; o gênero Neofelis, o qual abriga o leopardo-nebuloso; o gênero Panthera, conhecido por abrigar as maiores e mais famosas espécies de felinos, tais como o leão, tigre e onça-pintada; o gênero Pardofelis, o qual abriga o gato-marmorado; o gênero Prionailurus, o qual abriga o gato-leopardo; o gênero Profelis, o qual abriga o gato-dourado-africano; e o gênero Uncia, o qual abriga o leopardo-das-neves.

O maior felino do mundo na atualidade é o tigre (nome científico Panthera tigris), visto que um animal adulto pode pesar até 300 quilos e medir a incrível marca de 3 metros de comprimento. Já na classificação de menor felino, há o gato-bravo-de-patas-negras (nome científico Felis nigripes), com comprimento de apenas 35 centímetros.

Gato Maracajá: Classificação Taxonômica

A classificação científica para o gato maracajá obedece à seguinte ordem:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Subfamília: Felinae

Gênero: Leopardus

Espécie: Leopardus wiedii

Jaguatirica: Classificação Taxonômica

Jaguatirica Brincando Com Bola
Jaguatirica Brincando Com Bola

A classificação científica para a jaguatirica obedece à seguinte ordem:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Subfamília: Felinae

Gênero: Leopardus

Espécie: Leopardus pardalis

Gato Maracajá Jaguatirica: Diferenças e Semelhanças

Diferenças

  • Uma diferenciação anatômica bem relevante é que os olhos do gato maracajá são bem maiores e mais protuberantes do que os olhos da jaguatirica.
  • A jaguatirica é maior e mais pesada do que o gato-maracajá, isso porque ela mede de 72,6 a 100 centímetros de comprimento e pesa de 7 a 15,5 quilos. Enquanto que o gato maracajá mede de 30 a 51 centímetros e pesa entre 2,3 a 4,9 quilos.
  • A cauda da jaguatirica é considerada relativamente curta em comparação aos demais felinos, visto que possui de 25,5 a 41 centímetros de comprimento; ao passo que a cauda do gato do mato é ligeiramente maior, medindo entre 30 a 51 centímetros. A cauda e as patas do gato maracajá são consideradas grandes em comparação com o comprimento do animal.
  • O gato maracajá procura por alimentos principalmente nas árvores, ao passo que a jaguatirica prefere caçar no solo.
  • As garras do gato maracajá são (considerando a proporção corporal) mais longas do que as garras da jaguatirica.
  • O gato maracajá possui como diferenciação importante o fato de ser o único felino com capacidade de ficar de cabeça nas árvores, com patas viradas para o tronco e articulações com boa capacidade de giro. Essa característica pode ser observada em outros mamíferos (não felinos), como por exemplo, os esquilos.
  • Segundo a classificação da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), a jaguatirica está em estágio de conservação pouco preocupante; ao passo que o gato-maracajá é classificado como quase ameaçado, com estimativa de declínio em pelo menos 10 % de sua população nos próximos 15 anos, sendo que já é considerado uma espécie ameaçada no estado da Bahia.
  • Enquanto o gato do mato possui uma expectativa de vida de 13 anos, a jaguatirica pode viver até os 20 anos.

Semelhanças

  • As duas espécies são mamíferos, carnívoros, felinos, de mesmo gênero, conhecidos por habitar florestas neotropicais e com um ancestral recente em comum;
  • O padrão de coloração da pelagem em aspecto de roseta é semelhante para as duas espécies.
  • Tanto a jaguatirica quanto o gato maracajá são excelentes saltadores e escaladores, características que, na verdade, são comuns à maioria dos felinos.
  • Outra característica bastante frequente entre os felinos, e compartilhada por essas duas espécies, é o hábito noturno, considerado completamente noturno para o gato-maracajá e misto entre o noturno e diurno para a jaguatirica.
  • Tanto a jaguatirica como o gato maracajá são presas para felinos maiores, tais como a onça pintada e o puma. Por essa razão, as jaguatiricas costumam evitar frequentar terrenos muito abertos e com boa luminosidade diurna.
  • A distribuição geográfica para ambas as espécies é bem semelhante, envolvendo o estado norte-americano do Texas até o Uruguai e a Argentina. Com a pequena diferenciação que o gato maracajá também pode ser encontrado desde o México, mais precisamente desde o estado de Sonora.
  • A média de tempo de gestação entre as duas espécies é muito semelhante, sendo de 79 a 82 dias para uma, e 81 a 84 dias para outra.

*

Agora que você já conhece quais as diferenças e semelhanças entre o gato maracajá e a jaguatirica, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Ecologia Info. Ecologia da Jaguatirica e do Gato-Maracajá. Disponível em: < http://ecologia.info/jaguatirica.htm>;

Projeto Onçafari. Gato-maracajá. Disponível em: < http://projetooncafari.com.br/pt-BR/anta/18-mamiferos/102-gato-maracaja>;

Toda Biologia. Família Felidae. Disponível em: < https://www.todabiologia.com/zoologia/familia_felidae.htm>.

Veja também

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *