Home / Animais / Quais as Diferenças Entre Salamandras e Tritões?

Quais as Diferenças Entre Salamandras e Tritões?

Os termos tritão e salamandra são freqüentemente usados ​​de forma intercambiável, e é fácil entender por que algumas pessoas pensam que esses dois anfíbios distintos são o mesmo animal. Mas existem, de fato, distinções entre os dois.

Um tritão é uma salamandra, mas uma salamandra nem sempre é um tritão. A palavra “salamandra” é o nome de um grupo inteiro, ou ordem científica, de anfíbios que têm caudas quando adultos. Isso inclui animais comumente conhecidos como tritões e sirenes.

A maioria dos animais da ordem das salamandras parece um cruzamento entre um lagarto e um sapo. Eles têm a pele úmida e lisa como sapos e caudas longas como lagartos. O termo “tritão” às vezes é usado para salamandras que passam a maior parte de cada ano vivendo em terra. O nome “sirene” é geralmente dado a salamandras que têm pulmões e brânquias e nunca se desenvolvem além do estágio larval.

Características das Salamandras 

A maioria das salamandras é pequena e poucas espécies têm mais de 15 cm. de comprimento. As sirenes (Sirenidae) têm apenas duas pernas, mas as outras espécies de salamandras desenvolvem quatro pernas como adultos, com dedos carnudos no final de cada pé. Algumas espécies, como os tritões de cauda de remo, têm pés totalmente palmados com dedos muito curtos para seu estilo de vida aquático. Aqueles que gostam de cavar e são menos aquáticos, como a salamandra de tigre (Ambystoma tigrinum), não têm ventosas.

As patas traseiras de uma salamandra crescem mais lentamente que as patas da frente. (Sapos são exatamente o oposto: as patas traseiras crescem mais rapidamente do que as patas da frente.) Todas as quatro patas de uma salamandra são tão curtas que sua barriga se arrasta no chão. O axolote (Ambystoma mexicanum), uma espécie única de salamandra do México, tem a capacidade de regenerar membros ausentes e se tornou muito importante para o estudo científico.

Salamandra Características Físicas
Salamandra Características Físicas

A exceção de ter pernas é encontrada com as sirenes. Eles não têm patas traseiras! Suas caudas longas e fortes são planas para ajudar as sirenes a nadar como um peixe, com a cauda batendo de um lado para o outro.

Diferentes membros da ordem das salamandras desenvolveram maneiras diferentes de respirar. Mas a maioria, como a salamandra arbórea (Aneides lugubris) e a esbelta salamandra da Califórnia (Batrachoseps attenuatus), não tem pulmões ou brânquias quando adultos. Geralmente chamados de salamandras sem lúpulo, respiram através da pele e das membranas finas da boca e da garganta.

Habitat das Salamandras 

Como as salamandras precisam permanecer frias e úmidas   para sobreviver, as que vivem em terra são encontradas em áreas sombreadas e arborizadas. Eles passam a maior parte do tempo ficando fora do sol sob pedras e troncos, em árvores ou em tocas que cavaram na terra úmida. Alguns procuram uma piscina de água onde possam procriar e botar seus ovos antes de retornar à terra. Outros, como sirenes, olmos e axolotes, passam a vida inteira na água.

Existem 16 espécies de salamandras de cavernas. Eles têm pele muito pálida, olhos muito reduzidos e se adaptaram a viver em completa escuridão em piscinas subterrâneas de água.

Há uma espécie que desafia o habitat típico de anfíbios: o tritão manchado do Kaiser (Neurergus kaiseri). Este animal em extinção, vive nas montanhas Zagros, no oeste do Irã. Pode ser encontrada em riachos e piscinas cercadas por mato árido, onde a água está presente apenas por três ou quatro meses por ano. Não é exatamente o lugar úmido e sombrio que você esperaria encontrar um tritão! No final de março e início de abril, quando começa a chover e os riachos e piscinas enchem, os tritões de Kaiser surgem para alimentar-se com entusiasmo e depois encontrar um companheiro. Após essa explosão de atividade, o verão chega e eles seguem para o subsolo, enterrando-se no solo arenoso e entrando em um estado de torpor no qual diminuem seus batimentos cardíacos e respiração e não comem.

Quais as Diferenças Entre Salamandras e Tritões?

Salamandras se referem a qualquer espécie da ordem Caudata, que contém mais de 700 espécies diferentes em 10 famílias diferentes. Para explicar o que é um tritão, temos que olhar apenas uma dessas 10 famílias – Salamandridae . A família é dividida em três subfamílias ou grupos diferentes:  Pleurodelinae, Salamandrinae e Salamandrininae. A subfamília Pleurodelinae contém todos os tritões.

Como adultos, os tritões vivem uma vida semi-aquática a aquática, enquanto as salamandras adultas vivem uma vida principalmente terrestre, exceto quando estão criando e botando ovos. A maioria dos tritões tem pés palmados e uma cauda em forma de pá, o que facilita a vida na água. As salamandras normalmente têm caudas mais longas e arredondadas, com dedos bem desenvolvidos para cavar no solo.

Tritões geralmente têm pele seca e verrugosa, e salamandras têm pele lisa. Mas, é claro, há exceções! No entanto, não importa como eles sejam, as salamandras e os tritões precisam manter a pele úmida. Se ficarem muito quentes e secos, eles podem morrer.

Características dos Tritões 

Para facilitar a vida em terra, os tritões adultos desenvolvem pulmões para substituir suas brânquias externas que absorvem. Os tritões habitam quatro dos continentes do mundo, com populações significativas sendo encontradas na África, América do Norte, Ásia e Europa. Devido ao seu temperamento dócil, os tritões são um animal de estimação favorito em muitos lares na América do Norte e Europa. No entanto, as toxinas nas peles dos tritões tornam perigoso lidar com os animais de estimação.

Tritões adultos vivem mais de um estilo de vida aquático ou semi-aquático, enquanto as salamandras geralmente vivem mais de um estilo de vida terrestre. Existem algumas salamandras que vivem estilos de vida aquáticos, como o Axolotl, mas a maioria das salamandras adultas são terrestres (amantes da terra). Devido ao fato de que os tritões adultos são mais aquáticos, os tritões têm caudas mais largas e mais parecidas com remos e têm mais ventosas nos pés. Nem todos os tritões têm essas caudas e alguns vivem mais de um estilo de vida terrestre.

Tritão Características Físicas
Tritão Características Físicas

As três categorias de salamandras são: totalmente aquáticas, semi-aquáticas e completamente terrestres, com as últimas passando a vida inteira em terra. No geral, muitos tritões são aquáticos e tendem a passar grande parte de sua vida adulta na água. Muitas espécies de salamandras passam muito tempo na terra e podem ser encontradas em áreas arborizadas sombreadas e afastadas do sol. Você pode encontrá-los sob troncos, pedras, árvores e escavados na terra úmida.

As salamandras femininas que passam mais tempo na água depositam até 450 ovos, muito mais do que as salamandras que vivem principalmente em terra. Os tritões são principalmente aquáticos e começam suas fases de vida na água. Algumas espécies de tritões, como o triturador da Califórnia, depositam de sete a 30 ovos em plantas subaquáticas.

Veja também

Traça de Maçã Marrom Clara: Características, Habitat e Fotos

Existem histórias de que a traça de maçã marrom clara havia sido espalhada com material …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *