Home / Animais / Arranhão de Rato Pode Trazer Doença? Tem Que Tomar Vacina?

Arranhão de Rato Pode Trazer Doença? Tem Que Tomar Vacina?

O rato é um animal que causa muito receio, mas esse receio não é causado por sua aparência e nem por seu porte, pois ele é uma criatura de porte pequeno, que não possui dentes afiados e nem ataca seres humanos ou outros animais, geralmente arranhando ou mordendo enquanto se defende de algum ataque.

O receio que o rato causa tem a ver com o fato dele ser um animal insalubre, que vive em locais imundos como fossas e esgotos e a consequência disso é a ideia que se cria em volta das doenças que ele pode trazer às pessoas e aos animais.

O rato é um animal que pode transmitir várias doenças, seja através de suas unhas, de seus dentes ou através de sua urina e também de suas fezes.

Esse post tem o intuito de ensinar sobre as doenças causadas pelo rato, assim como sobre trata-las, além de, principalmente, falar sobre as principais formas de preveni-las.

O melhor jeito de se cuidar contra doenças causadas pelos ratos é através da prevenção, pois se tudo estiver correto, tanto os arranhões quanto as mordidas do rato não terão efeito sobre o indivíduo, porém, se houver algum desses fatores em um corpo não prevenido, algumas medidas serão obrigatórias, além de precisarem ser tomadas com urgência.

Arranhão de rato
Arranhão de rato

Principais Doenças Causadas Pelo Rato

  • Leptospirose: essa é a principal doença transmitida pelo rato, mas ela também pode ser transmitida por outros roedores, como o mustela, furão, guaxinim e gambás.  Entretanto, essa doença só é transmitida através da urina e das fezes desses animais, de forma direta ou de forma indireta. Geralmente essa doença se torna mais presente através de enchentes que ocorrem em áreas populares.
  • Hantavírus: é importante falar sobre essa doença porque ela é relacionada com muito afinco aos ratos, mas ela só pode ser transmitida por roedores silvestres e na maior parte das vezes só ocorre em áreas rurais.
  • Febre do Rato: essa é a principal doença transmitida através da mordida e do arranhão do rato, cujos locais afetados são infectados por bactérias presentes no animal. Porém, essas bactérias também podem ser passadas através de alimentos contaminados ou se houver contato direto com o animal em machucados abertos. Essa doença gera muito desconforto e dor na área lesionada. Se não houver o tratamento ideal, sintomas como dores intensas no local da mordida ou picada, vômitos, enjoos e dores intensas nas articulações.
  • Raiva: muitas pessoas questionam se é possível pegar raiva através da mordida ou arranhão do rato, mas isso não é verdade. O rato não é um animal que transmite raiva, e quando os mesmos são infectados por outros animais, eles não resistem por tempo suficiente para passar a doença adiante.

Arranhão do Rato Pode Trazer Doença?

Como visto no tópico de doenças mais acima, a única doença que pode ser transmitida através do arranhão do rato é a febre do rato, que é transmitida principalmente pela mordida, mas os arranhões também ocasionam. Geralmente a febre do rato, também conhecida como sodoku, é transmitida mais para animais do que para humanos.

Caso um cachorro ou um gato tenha contato direto com um rato, é importante observar o corpo do animal e procurar por arranhões ou mordidas, pois dessa forma é possível medicar o animal através de uma consulta com um profissional na área de medicina animal.

Se não houver mordidas e nem arranhões, é bom prevenir o animal de qualquer possível doença que venha a surgir, levando-o ao veterinário, pois o rato pode apresentar sujeira em si, como fezes e urina, podendo levar leptospirose diretamente ao animal.

Arranhão de Rato: Tem Que Tomar Vacina?

Os primeiros passos após um arranhão causado por um rato, assim como uma mordida, é lavar e limpar a área afetada com sabão neutro e em seguida desinfetar a área com álcool de uso caseiro. É indicado usar PVPI ou soro fisiológico de uso caseiro também para ajudar na limpeza da área.

Haverá a necessidade de tomar vacina antirrábica se for constatado por um profissional médico a necessidade, mas isso ocorre com pouca frequência, e isso ocorre simplesmente porque a maioria das pessoas e animais que sofrem arranhões ou mordidas já estão prevenidas pelo fato de estarem com as vacinas em dia.

Na maioria das vezes os únicos seres que sofrem consequências pela mordida ou pelo arranhão do rato são os animais que não são corretamente vacinados, podendo até mesmo irem à óbito devido à falta de tratamento da doença.

O combate às doenças causadas pelos arranhões ou pelas mordidas de ratos são feitas através de antibióticos, mas isso não exclui o fato de ser necessário consultar um médico para que o mesmo possa averiguar o estado do ferimento, pois é necessário levar em consideração que o rato em questão pode ser um rato “único”, que carrega mais bactérias e até mesmo a raiva (mesmo sendo muito raro).

Formas de Prevenir o Arranhão de Rato

A melhor forma de tratar os arranhões de rato é evitando com que o mesmo ocorra, e por isso é necessário tomar medidas para que os mesmos não tenham contato direto com as pessoas e os animais, pois até mesmo indiretamente esses roedores conseguem transmitir doenças.

Colocar telas de proteção nos canos que dão acesso ao esgoto é uma boa forma de prevenção, já que apesar do rato estar presente, nenhum animal entrará em contato direto e o rato não conseguirá ter acesso à casa ou quintal.

Usar venenos não é uma opção viável, pois demonstra ter mais contras do que prós, já que o veneno pode ser ingerido por animais domésticos e até mesmo por crianças que podem encontra-los e vir a engoli-los por curiosidade.

Rato em Casa
Rato em Casa

Outro fator negativo dos venenos é o fato de que um cachorro ou um gato pode atacar um rato que esteja envenenado e consumir parte do veneno através do sangue do mesmo, além de que um rato envenenado pode morrer em uma área de difícil acesso e o aroma pútrido do cadáver pode infestar a área residencial.

Aproveite esse post e leia mais sobre as doenças do rato:

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *