Home / Animais / Ficha Técnica do Ornitorrinco: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Ornitorrinco: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ornitorrinco

Poucos animais chamam tanto a atenção como os ornitorrincos. Possuem um bico de pato, patas de aves aquáticas, rabo de castor, colocam ovos, mas são mamíferos. Um verdadeiro exemplar confuso e único da natureza!

Suas diferenciações se destacam pois não existem outros animais ligados ao ornitorrinco e que seja tão diferente como ele. Caso, ele seja extinto, teremos um verdadeiro problema, já que até os dias de hoje, nenhuma espécie evoluiu desse animal.

Foram essas características que lhe deram fama, hoje em dia ele é mascote de alguns países como Austrália e tem até mesmo desenhos famosos entre as crianças dos anos 2010 representando um detetive.

Depois de tantas informações, é impossível não querer saber mais sobre esse animal tão incrível! Continue no post do Mundo Ecologia.

Ornitorrinco Patas e Bico
Ornitorrinco Patas e Bico

Ficha Técnica do Ornitorrinco

São muitos detalhes a serem listados que fica difícil criar uma ficha técnica para esse animal. Porém, colocaremos aqui as principais informações como localização, peso, entre outros. Vamos lá?

  • Habitat: Austrália, fica em rios, córregos, lagos e suporta as mais diversas temperaturas desde muito quentes como muito frias, até mesmo com a presença de neve.
  • Alimentação: crustáceos, insetos e vermes.
  • Reprodução: ovíparo, porém, os filhotes tomam leite da mãe quando nascem
  • Comprimento: de 30 a 45 centímetros
  • Peso: de 0,5 a 2 quilos
  • Tempo de vida: mais ou menos 17 anos

Características do Ornitorrinco

Possuem um bico de pato, meio achatado. E suas patas também são bem similares com desses animais, dando uma boa movimentação e velocidade para ambientes aquáticos, pois são onde ficam na maior parte do tempo.

Tem pelagem escura, geralmente em tons de marrom. Colocam apenas 2 ovos por vez, quando a fêmea acasala por meio de reprodução sexuada. Os ovos ficam incubados por cerca de 10 dias, porém, fica quase um mês dentro do útero antes de serem colocados para fora junto a folhagens, entre outros objetos utilizados para proteção.

Embora a mãe ofereça leite, ela não tem mamas, os filhotes pegam o líquido diretamente dos poros de sua pele lambendo. O processo de amamentação tem duração de 3 a 4 meses.

Se tornam adultos e prontos para se reproduzirem com 2 anos de idade. Se formos pensar em relação aos outros mamíferos, é uma idade considerada relativamente cedo.

Ornitorrinco na Água
Ornitorrinco na Água

Além de características similares com mamíferos e patos, também tem com os répteis. Sua estatura e esqueleto são muito parecidas com desses animais e por conta disso, para saber de sua origem e meios para sobrevivência torna estudos muitos complexos.

Segundo cientistas, o ornitorrinco é uma mistura de pato com rato da água. Segundo outros, pode vir de mamíferos com repteis, mas que se trata de um animal híbrido, isso não resta a menor dúvida. No caso, o que pode ser um problema, pois não existem outros animais descendentes ou antecessores próximos com as mesmas qualidades, também é uma vantagem, pois demonstra grandes pontos evolutivos do ornitorrinco em seu meio ambiente.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre o ornitorrinco  se é que o animal em si e toda a sua descrição não seja por si só uma curiosidade.

Curiosidades sobre o Ornitorrinco

Além de tudo que já sabemos, existem ainda muitos outros fatos interessantes sobre o animal que merecem ser listado e colocados no nosso artigo.

  • O ornitorrinco não tem estomago. Seu esôfago se conectar direto com os intestinos. Além disso, os genes responsáveis pelo estomago não estão mais presentes nesse animal, ou seja, caso ele dependa de um estomago para sobreviver e mudar sua alimentação, ele entraria em extinção em poucos anos.
  • Os bicos dos ornitorrincos possuem tantas terminações nervosas que eles conseguem se esconder, caçar, entre outras ações dependendo somente do seu bico para traçar a melhor estratégia.
  • Os ornitorrincos possuem um único buraco que serve para reprodução, colocar os ovos e anus ao mesmo tempo. Apenas animais menos desenvolvidos como crustáceos dos fundos dos oceanos possuem essas diferenciações.
  • Os machos possuem unhas, conhecidas como esporões que tem veneno. Ele serve para matar insetos e em período de reprodução, a quantidade aumente quase que o triplo como meio de provar sua força e vitalidade. Se atacar humanos, esse líquido não é fatal, porém, produz dores terríveis.
  • O primeiro ornitorrinco foi descoberto perto do ano de 1800 e segundo os cientistas, poderia ser uma fraude, já que era considerado impossível a existência de um animal que seja a mistura de mamíferos, repteis e aves.
Ornitorrinco Filhote
Ornitorrinco Filhote
  • Foi considerado mamífero pois sua genética se assemelha com das ratazanas em 82%, embora não pareça quando olhamos fisicamente.
  • Os ornitorrincos são carnívoros, porém dentro de seus bicos não possuem dentes. Para se alimentarem de animais mais difíceis, principalmente que contenham ossos, os ornitorrincos pegam pedras ou cascalhos junto com a alimentação para ajudarem a quebrar e digerir.
  • A cauda do ornitorrinco é igual a de um castor, mas suas funções são totalmente opostas. A cauda serve assim como as lagartixas e outros repteis, para armazenas gordura, caso o animal fique muito tempo sem alimento. As fêmeas também utilizam para ajudar a incubar os ovos junto ao seu corpo aumentando a temperatura.
  • Alguns cientistas descobriram através de um dente que era fóssil um ornitorrinco que media três vezes mais que o atual. Como uma espécie de ornitorrinco gigante ou dinossauro que diminuiu para que conseguisse se adaptar ao novo ambiente.
  • Possui uma pele que forma uma dobra que evita a entrada de água em seu nariz, olhos e ouvidos, tudo isso pois é um animal semiaquático totalmente desenvolvido para estar presente nos dois ambientes. Porém, quando em terra, para se locomover, o ornitorrinco gasta bem mais energia, por conta que suas patas são foram adaptadas para terrenos férteis e somente para águas, assim como os patos.

Apesar de ser encontrado somente na Austrália e ter sido extinto em algumas regiões do país e alguns outros locais como Inglaterra, os ornitorrincos não são classificados como em perigo de extinção, o que oferece um grande alívio para historiadores e pesquisadores desse animal tão singular.

Não esqueça de procurar mais artigos sobre o ornitorrinco aqui no Mundo Ecologia e deixe nos comentários outras curiosidades sobre esse animal que esquecemos de citar aqui!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *