Home / Animais / Porque Os Urubus Voam Tão Alto?

Porque Os Urubus Voam Tão Alto?

Os urubus são aves com hábitos alimentares necrófagos, ou seja, se alimentam da carne de animais mortos já em estado de decomposição ou putrefação. São animais típicos do continente americano, sendo que grande parte das 5 espécies de urubus existentes habitam a América Latina, podendo ser encontradas até mesmo no Brasil.

Algumas espécies de urubu são muito comumente avistada nas proximidades, ou até mesmo dentro do perímetro urbano no alto de prédios, postes e torres. Aqui no Brasil uma das espécies de urubus mais conhecidas por nós é o Coragyps atratus que é popularmente conhecido como urubu da cabeça preta.

Um dos motivos que fazem com que a aparição desses animais seja cada vez mais comum dentro das cidades grandes é a degradação do meio em que vivem, além do aumento da quantidade de matéria orgânica que vem aumentando cada vez mais com o passar do tempo.

Embora sejam animais de aparência excêntrica e possuam hábitos alimentares um pouco fora do comum pra nós seres humanos, a função dos urubus na natureza é de extrema importância, uma vez que essas aves controlam a quantidade de material orgânico em decomposição que fica totalmente exposta ao meio ambiente, sendo assim considerados como animais de extrema importância para o nosso meio ambiente.

Mesmo sendo cada vez mais comum avistar um urubu dentro do perímetro urbano é muito difícil vê-los mais de perto. Normalmente quando não os avistamos parado em algum ponto bem alto, iremos vê-lo voando bem alto no céu. Embora seja normal uma ave voar a uma altura razoavelmente alta, os urubus realmente atingem maiores altitudes do que as demais. Porém a pergunta que não quer calar é: Por que os urubus voam tão alto?

Por Que Os Urubus Voam Tão Alto Quando Comparados As Outras Aves?

Os urubus realmente atingem voos extremamente altos, sendo considerados como um dos animais cujo voo é um dos mais altos da natureza, superando inclusive aves de conhecidas por seus voos como a águia. O voo do urubu pode atingir incríveis 4 mil metros de altura e existem duas razões principais que justificam o porque os urubus voam tão alto.

Os urubus, embora sejam aves de rapina, não são bons caçadores, o que justifica a razão pela qual essas curiosas aves se alimentam de animais mortos em decomposição, a famosa carniça. Por este motivo, a localização de um alimento se torna um pouco mais dificultada no aspecto visual e embora o olfato seja o principal sentido utilizado pelo urubu para encontrar a sua refeição, ele necessita voar alto para poder conseguir ter uma visão mais geral do local onde está rondando, ou seja, quanto mais alto o urubu voa, maior é o campo de visão que ele alcança e mais fácil fica para encontrar o seu alimento.

Além disto, ter uma visão mais panorâmica ajuda-o a identificar se ele terá uma companhia com quem terá que compartilhar a sua refeição ou não. Em alguns casos, até mesmo quando o outro animal que está se alimentando da carcaça é outro urubu, dependendo da espécie em questão, o outro urubu precisará ficar esperando que o outro amigo termine a sua refeição para que ele possa então, iniciar a sua.

Visão dos Urubus
Visão dos Urubus

O outro motivo para justificar o porque os urubus voam tão alto também é um fator relacionado a sua alimentação. Devido o fato de os urubus se alimentarem de carnes que já estão apodrecendo, os urubus levantam voo na intenção de alcançar a maior altitude possível, isso porque o ar rarefeito encontrado em grandes alturas ajuda o urubu na digestão dos alimentos ingeridos, purificando o organismo da ave. Geralmente os voos feitos com esta finalidade, além de serem muito altos eles costumam também serem bem logos.

O Que Faz Com Que Os Urubus Atinjam Tamanha Altura?

Os urubus são aves extremamente espertas e para conseguir voar bem alto, eles pegam uma espécie de carona com as correntes de ar  quente. Essas correntes especificamente se deslocam em círculos e sobem em direção a atmosfera.

Para se beneficiarem delas, os urubus voam por conta própria até uma determinada altura e após isto eles vão plainando, de maneira a deixar que as correntes de ar os beneficiem, de maneira a leva-los a grandes alturas sem que pra isto o urubu tenha gasto de energia. O que faz com que isto seja possível é justamente formato aerodinâmico de seu corpo, que é anatomicamente formatado, permitindo assim que o urubu alcance a proeza de ser uma das aves que possuem o voo mais alto de toda a natureza.

Do Que Os Urubus Se Alimentam?

Os urubus são aves que se alimentam dos mais variados tipos de carne que se encontrem em processo de putrefação. Porém, caso não consigam encontrar nenhuma carniça, há alguns outros alimentos dos quais eles possam se alimentar, como por exemplo os pequenos roedores e répteis de menor porte. Sendo assim, esse também pode ser colocado como um motivo do por que os urubus voam tão alto.

Como Ocorre A Digestão Dos Urubus

Você também deve se perguntar o motivo de os urubus se alimentarem de animais mortos, geralmente já em decomposição e mesmo assim não morrem ou ficam doentes devido a ingestão de tal alimento.

A verdade é que esses animais já possuem todo o corpo preparado a fim de evitar qualquer situação negativa, como doenças e até mesmo a morte pela ingestão de material orgânico.

Como já foi dito em alguns artigos aqui do Mundo Ecologia, o urubu tem ausência de penas na região da cabeça, principalmente próximo ao seu bico, a fim de evitar o acúmulo e a proliferação de bactérias provindas da carne da qual ele se alimentou. O suco gástrico que é produzido em seu estômago, funciona como uma espécie de neutralizador, evitando assim que as bactérias que estavam em cultura na carne se aloje e permaneça viva dentro do organismo do urubu.

Além disto, o seu sistema imunológico destas aves é extremamente forte. E para fechar com chave de ouro todo este processo há ainda o aproveitamento das correntes de ar quente para que o urubu se beneficie do ar rarefeito, que também possui um efeito purificando, ajudando assim em todas as fazes do processo da digestão dos urubus.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *