Home / Animais / Qual é o Cachorro Mais Fácil de Cuidar?

Qual é o Cachorro Mais Fácil de Cuidar?

Você está querendo adotar ou comprar um pet e agora deseja saber qual é o cachorro mais fácil de cuidar? Algumas raças de cães são realmente menos complicadas de se possuir do que outras, principalmente para “pais” novatos.

Para falar a verdade, não existe apenas uma raça fácil de tratar e se ter em vários tipos de ambientes. Por isso, esse post traz uma listagem com alguns cachorrinhos fofos, inteligentes e sossegados. Confira!

Cuidados com cachorro filhote
Cuidados com cachorro filhote

Qual é o cachorro mais fácil de cuidar?

O conceito de “fácil” é bem particular. Por exemplo, você pode pensar que deseja um cachorro inteligente, mas cães altamente inteligentes nem sempre são os mais descomplicados de treinar. Isso porque a treinabilidade é mais uma disposição do animal de seguir instruções do que sua capacidade de entender.

E você pode supor que um cão ativo será o mais simples de se manter saudável. Contudo, um pet com um nível de energia mais baixo e sem predisposição genética para doenças será realmente mais maleável de manusear.

Além disso, a escolha de um cãozinho com um temperamento descontraído ajudará muito a manter tudo na paz. Sem contar que aquele com necessidades mínimas de higiene sempre será bem vindo.

Pronto para encontrar o cachorro perfeito? Confira qual é o cachorro mais fácil de cuidar.

Basset hound

Quer um cachorro discreto? Você vai simplesmente amar o basset hound. Essa é uma raça de cachorro caracterizada como “descontraída e até um pouco preguiçosa”.

Esses cães de tamanho médio não são muito ativos e têm extrema paciência com as crianças. Além disso, são fáceis de treinar e, apesar do ritmo lento, sempre se saem bem em vários esportes caninos.

Como o basset hound é propenso à obesidade, convém levar seu cão para passear diariamente. Um pequeno detalhe é que seu pelo é curto e cai um pouco, sendo que, no geral, é totalmente saudável.

Beagle

O beagle é um cãozinho bastante extrovertido. O perfil da raça o caracteriza como:

  • Alegre;
  • Amigáveis;
  • Curiosos.

A questão com esse pet é que ele é bem ativo. Se você quer descobrir qual é o cachorro mais fácil de cuidar e que não tenha que passear muito, esse não é o ideal.

O beagle está entre as 10 raças mais populares por um bom motivo: em geral ele é muito saudável. De fato, a personalidade descontraída do animal e a liberdade de doenças genéticas o faz ser bastante escolhido.

Bichon frise

Quer um filhote amigável? O bichon frisé pode ser uma boa opção. Este cão pequeno é um ótimo companheiro para adultos e crianças mais velhas. Ele é feliz e curioso. Além disso, é brincalhão e animado.

Dessa forma, precisa de sessões diárias de brincadeiras e caminhadas. Mas esse pet é fácil de treinar porque ama não apenas se apresentar, mas também agradar seu tutor. Não é à toa que não se importam de ir a qualquer lugar com o dono, seja andando, correndo ou dirigindo pela cidade.

Border terrier

Muitos querem saber qual é o cachorro mais fácil de cuidar, mas querem também um que seja bonitinho. Então, que tal o border terrier? Os terriers se dão bem com outros cães (embora não tanto com gatos ou outros animais).

Ele tem bom humor, é afetuoso, obediente e facilmente treinado. Embora as personalidades variem de exemplar para exemplar, todo border terrier é curioso por natureza e deseja ser incluído em todas as atividades da família. Seu treinamento recomenda uma mistura de consistência, liderança confiança e muito reforço positivo.

Bulldog

Quem responde a pergunta “qual é o cachorro mais fácil de cuidar do mundo” citando o bulldog obviamente está correto. Se você quer um cão paciente e tranquilo não pode deixar essa opção de lado. Essa raça é calma, corajosa e amigável. Além do mais, pode ser divertida e bem tranquila de se lidar.

Este cão tem tamanho médio e um nível de energia moderado. Os buldogues não vão implorar para serem exercitados, mas exigem caminhadas regulares e brincadeiras ocasionais.

Como o buldogue é muito inteligente, ele pensa e às vezes ignora. No entanto, você pode treinar com sucesso seu pet. Isso acontece especialmente se você utilizar de muitos elogios e recompensas. Sua personalidade é sonolenta durante o dia e um tanto agitada e temperamental à noite.

Chihuahua

Quando você pensa em chihuahua, pode imaginar um cachorrinho alegre. Mas pense também que dentro de cada pequeno animal há um rei ou rainha em miniatura, pronto para governar seus reinos. Portanto, é essencial que o pet aprenda o quanto antes quem é que manda no pedaço.

No entanto, esta raça de cães é inteligente, entusiasta, treinável e geralmente de baixa manutenção, apesar de sua atitude autoritária. Os chihuahuas podem se sair bem em famílias grandes, principalmente se as crianças da casa forem gentis e pacientes com seus cães.

Por serem tão pequenos, eles exigem pouco exercício. Isso significa que se adaptam bem à vida nas cidades, mas a raça é resistente o suficiente para aproveitar a vida no meio rural também. Só se deve tomar cuidado com as temperaturas frias às quais o animal pode ser sensível.

Além disso, muitos exemplares de chihuahua se dão bem com outros animais de estimação, especialmente companheiros de sua própria raça.

Collie

Quer um cachorro inteligente e ansioso para agradar seus donos? Você não ficará desapontado com o collie. Se pensar em qual é o cachorro mais fácil de cuidar, essa raça é uma das indicadas. Os collies têm habilidades de criação e proteção “lendárias”.

Essa esse cão não é muito inteligente, mas ele é ótimo em entender o humor do ser humano, além de se dar bem com as crianças. Estes cães aprendem rápida e facilmente. Sem contar com a sua personalidade gentil e descontraída.

Os cuidados com higiene também são poucos, pois precisam ser banhados e escovados apenas a cada quinze dias. E ainda bem que são livres de odor: uma vantagem para qualquer possível dono de um animal de estimação preocupado com um cachorro fedorento.

Respondemos ao seu questionamento sobre qual é o cachorro mais fácil de cuidar? Como citado, não existe somente uma raça, mas várias que podem agradar aos seus gostos e necessidades. Escolha uma e tenha um fiel amigo por longos anos.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *