Home / Animais / Ficha Técnica do Monstro-de-Gila: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Monstro-de-Gila: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Já é de conhecimento geral que temos uma fauna extremamente completa no nosso mundo, e isso significa basicamente que diversas espécies dividem o planeta entre si, e por isso podemos encontrar os mais diferentes tipos de animais na natureza, principalmente em lugares com um bioma muito rico, como o Brasil e também diversos países do continente africano.

Porém, o lado ruim de toda essa diversidade e variedade é justamente o fato de que alguns animais acabam ficando isolados e esquecidos quando o assunto é fauna, principalmente por habitarem regiões consideradas muito longínquas ou simplesmente porque as pessoas realmente nem mesmo sabem sobre a existência deles.

Nesse caso, um bom exemplo de animal que é extremamente importante para o nosso planeta mas ao mesmo tempo não é muito conhecido é o Monstro de Gila, uma espécie que pode ser encontrada na porção sudoeste dos Estados Unidos e também em algumas localidades do México.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre o Monstro de Gila. Continue lendo o texto para saber exatamente qual é o peso e a altura desse animal, além de entender um pouco mais sobre como funciona a sua reprodução e também saber se ele é venenoso ou não.

Peso Do Monstro De Gila

O peso de um animal pode ser um fator de grande importância em diversos casos, já que esse peso é responsável por influenciar nos hábitos de caça do animal, por exemplo. Apesar disso, é comum que as pessoas desconsiderem esse fator na hora de aprender mais sobre uma espécie, o que é até mesmo errado.

A verdade é que o peso é diretamente influenciado pelo tamanho do animal, e por isso é impossível considerarmos o peso sem pensar no porte da espécie. No caso do monstro de gila é sabido que essa é uma espécie de porte pequeno, e é exatamente por isso que podemos considerar que o seu peso também seja pequeno.

Assim, podemos dizer que o monstro de gila pesa cerca de 2,3kg em sua fase adulta, sendo que os machos e as fêmeas não possuem uma diferenciação tão grande de tamanho ao longo da vida, e é exatamente por isso que podemos dizer que não existe dimorfismo sexual na espécie.

Portanto, agora você entende por quais fatores o peso de um animal é afetado e também quais fatores ele tende a afetar ao longo da vida do animal, o que é ainda mais importante!

Altura E Tamanho Do Monstro De Gila

Depois de aprender um pouco mais sobre o peso do animal, consequentemente você deve pesquisar mais informações sobre o tamanho do animal, já que como dissemos anteriormente, cada um desses elementos possui uma ligação direta entre si e dessa forma acabam se influenciando.

Assim, já dissemos no tópico anterior que o monstro de gila é um animal de porte pequeno, certo? Mas é claro que todo porte depende dos outros animais que são levados como base de comparação, já que ele com certeza é menor do que um elefante e maior do que uma barata.

Porém, quando comparamos o monstro de gila com outros lagartos parecidos, podemos afirma que ele é sim um animal de porte pequeno, e isso porque ele pode chegar a pesar no máximo 60cm ao longo de sua vida, sendo um tamanho até mesmo grande para um lagarto, mas ainda assim considerado pequeno de acordo com o contexto geral.

Monstro-de-Gila Em Cima de uma Pedra
Monstro-de-Gila Em Cima de uma Pedra

Dessa forma, agora você com certeza entende um pouco mais o porquê do monstro de gila ser tão leve. Viu como dissemos que todos esses fatores se influenciam? Essa é a parte mais interessante de se estudar um pouco mais sobre o peso e o tamanho dos animais!

A Reprodução Do Monstro De Gila

A reprodução é um fenômeno essencial para a vida de qualquer espécie, já que sem ela é praticamente impossível continuar com a perpetuação da espécie, e isso tende a ser extremamente danoso para as espécies animais existentes, principalmente porque a reprodução é justamente o que faz com que a nossa fauna seja muito diversificada.

Em primeiro lugar, podemos dizer que o monstro de gila basicamente possui uma reprodução sexuada comum com troca de gametas, e é exatamente por isso que ele sempre precisa de uma outra fêmea presente para se reproduzir e gerar mais membros para a espécie.

Em segundo lugar, uma curiosidade interessante e até mesmo macabra sobre essa espécie é que o macho da espécie deve ser retirado do ambiente antes que a fêmea decida botar os ovos, já que muitas vezes o macho tende a atacar os ovos que estão expostos.

Ovos de Monstro-de-Gila
Ovos de Monstro-de-Gila

Por fim, também podemos dizer que esse é um animal com variedade de ninhada muito grande, isso porque em uma única ninhada podem nascer de 3 a 15 filhotes, e por isso o número é muito aberto e impreciso, dependendo muito de quem são os seres responsáveis pela ninhada.

O Monstro De Gila É Venenoso?

Apesar de seu porte pequeno, engana-se quem pensa que o nome “monstro” de gila é em vão, isso porque esse animal é sim venenoso, o que pode acabar assustando a muitas pessoas que podem viver regiões próximas a ele tanto nos Estados Unidos quanto no México.

Algo interessante sobre essa espécie é que existem apenas 2 outros lagartos em todo o mundo que possuem veneno potente o suficiente para levar um ser humano à morte, e dessa forma, fica claro que o monstro de gila é um dos 3 lagartos mais venenosos do mundo.

Monstro-de-Gila nos Braços de um Homem
Monstro-de-Gila nos Braços de um Homem

Porém, é interessante notar que o monstro de gila possui noção de caça. Dessa forma, em todas as vezes ele ataca apenas animais menores do que ele, e tende a atacar animais considerados maiores apenas quando esses seres fazem alguma coisa para que o animal se sinta ameaçado.

Logo, o monstro de gila é sim um animal venenoso, e por isso todo o cuidado é pouco para se proteger, já que o veneno pode ser letal!

Quer ter ainda mais conhecimento sobre outros tipos de animais? Leia também aqui: Alimentação do Burro – O Que Eles Comem?

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *