Home / Animais / Alimentação do Burro: O Que Eles Comem?

Alimentação do Burro: O Que Eles Comem?

Os burros são animais que são encontrados em todos os lugares e são provenientes do cruzamento ente a égua (fêmea do cavalo) e um jumento. São comumente utilizados como auxiliares no transporte de cargas. Para conhecer um pouco mais sobre os hábitos desse animal, é só continuar acompanhando nosso artigo.

Hábitos e Características dos Burros

Mesmo possuindo uma estrutura corporal diferente, os burros são parentes dos cavalos e podem chegar a medir mais de um metro e trinta centímetros. Chegam a viver por mais de 15 anos e são animais muito amáveis e inteligentes, mesmo que o senso comum diga ao contrário.

Podem se apresentar nas cores branca, preta, parda e algumas variações de todas essas cores. Seu pelo costuma ser ralo, curto e suas orelhas são desproporcionais quando comparadas com o resto do seu corpo. Em algumas situações, os burros as utilizam com uma espécie de abano para espantar o calor.

A utilização desses animais em atividades de carga é realizada há muito anos, já que o burro é muito resistente e consegue viver nas mais adversas condições possuindo um desenvolvimento mais intenso em regiões de climas mais secos quentes.

Alimentação dos Burros

Os burros são herbívoros, ou seja, se alimentam de vegetais. Em especial, os animais preferem o feno ou a grama para obter energia. Também pode comer verduras, hortaliças das mais variadas espécies e alguns grãos como o milho e cevada.

Eles também não dispensam nabos, cenouras, batatas e diversos tipos de folhas, além de misturas que são feitas com base em pão e água. Ou seja, são animais que comem de tudo um pouco e necessitam de pouca alimentação para a manutenção de sua saúde.

Alimentação dos Burros
Alimentação dos Burros

Esse equino possui uma peculiaridade interessante: possui estômago pequeno e deve comer em pequenas porções e por diversas vezes durante o dia. A combinação de feno e palha é ideal para que ele possa crescer saudável e sem riscos de obesidade, além de demais enfermidades que podem levá-lo a morte.

Outro detalhe interessante é que os burros não ingerem muita água durante o dia e acabam realizando a maior parte da sua hidratação por meio dos alimentos que consomem. Interessante, não é verdade?

Temperamento do Animal

São doces, espertos e realizam com muito afinco todas as atividades que lhes são propostas. O termo “burro” acabou virando sinônimo de estupidez  e uma espécie de xingamento por conta da enorme paciência do animal. A verdade é que eles são muito inteligentes e mesmo se movimentando de forma devagar podem ser muito ágeis na resolução de problemas.

Além disso, a resistência e a memória do burro impressionam. Podem passar horas e horas empenhados em trabalhos super desgastantes e podem lembrar com muita facilidade de todos os caminhos por onde passou, inclusive, refazendo as rotas.

Entretanto, quando são irritados eles podem reagir e atingir o seu alvo com coices e até mesmo mordendo.  Outro dado interessante sobre o temperamento do animal é que os burros são bem teimosos e dão muito trabalho para serem convencidos. O que pouca gente sabe é que boa parte desse comportamento é apenas cautela do animal quando percebe que pode está exposto a algum perigo.

Onde Podemos Encontrar Burros

Os burros habitam todos os continentes, mas estudos destacam que a domesticação do animal começou na África. Eles se adaptam com mais facilidade em locais onde as temperaturas são mais altas e podem ser encontrados em grandes quantidades na China, Colômbia, México,  Espanha e Índia. Os conhecidos como asnos selvagens não são mais encontrados e os burros que hoje existem estão completamente domesticados pelos seres humanos.

São animais que sofrem com a possibilidade de extinção e algumas raças não podem mais ser encontradas. Os burros são constantemente abandonados e não é difícil encontrar o animal sendo maltratado, proporcionando a diminuição da espécie a cada ano.

Existem, inclusive, algumas organizações que trabalham para a proteção da espécie  proporcionando mais qualidade de vida para esse animais. Por características tão peculiares eles sempre são retratados em lendas e fábulas em todo o mundo.

Outras Informações Curiosas Sobre os Burros

Conheça um pouco mais sobre os hábitos e curiosidades desse animal. É só continuar acompanhando e conferir!

  • Geralmente apenas um filhote de burro nasce por gestação. Por falar nisso, o tempo de espera da fêmea para que o filhote nasça é de quase um ano. Quando são cruzados com cavalos tem como resultados a mula, um animal também muito forte e resistente, mas que não pode dar novas crias pois nascem estéreis.
  • Alguns povos possuem o hábito de comer a carne de burro. O leite da burra também é muito apreciado por aqueles que desejam melhorias na saúde. Outra utilização do animal é a sua pele que eram amplamente usadas por povos nômades para a fabricação de tendas. Os ossos do burro também eram utilizados para a confecção de flautas.
  • São excelentes para a proteção de rebanhos espantando lobos e outros animais que podem ameaçar as criações.
  • São mais inteligentes que os cavalos e possuem a mania de “empacar” quando não querem realizar alguma tarefa.
Curiosidades Sobre os Burros
Curiosidades Sobre os Burros

Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a forma de alimentação dos burros é só nos deixar um comentário logo abaixo. Aproveite para navegar no nosso site e acompanhe mais novidades sobre diversas espécies de plantas e animais. Quer deixar alguma sugestão de artigo? É só no enviar uma mensagem! Até a próxima!

Veja também

Lagartixa Doméstica Tropical: Características, Habitat e Fotos

A lagartixa doméstica tropical, que possui o nome científico Hemidactylus mabouia, é pertencente à classe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *