Home / Animais / Esquilo-Vermelho: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Esquilo-Vermelho: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Hoje vamos falar do esquilo vermelho, conhecido também cientificamente como Sciurus Vulgaris ou popularmente também chamado de esquilo vermelho da Eurásia, pois é muito comum ser encontrado na Europa e na Ásia. Esse animal é um roedor de uma alimentação muito variada e bem adaptável, também gosta de estar no topo das árvores.

Número de Esquilos Vermelhos

Em alguns países esses animais começaram a diminuir em número de forma assustadora de forma assustadora. A explicação para essa queda no número de animais se deu por conta da introdução do esquilo cinza oriental feita pelo homem lá na América do Norte. Em alguns países graças às pessoas que lutam para a conservação da espécie os números foram estabilizando a aumentando novamente o número de animais. Graças também ao predador dos esquilos cinzentos que ajudou no controle.

Esquilo Vermelho

Características do Esquilo Vermelho

Esse animal mede em média cerca de 19 a 23 centímetros de comprimento no total. Apenas a sua cauda sozinha mede de 15 a 20 centímetros de comprimento. A massa deles gira em torno de 250 a 340 g. Geralmente não existe diferença de tamanho entre as fêmeas e os machos.

Essa espécie é um animal pequeno perto do esquilo cinza oriental que é maior, que mede algo em torno de 25 a 30 centímetros de comprimento, ele deve pesar cerca de 400 a 800 g.
A sua cauda alongada tem a função de colaborar na hora do equilíbrio do animal, ajuda na hora de saltar de uma árvore para outros, correr pelos galhos das árvores. e também não deixa que ele passe frio durante a noite.

Garras

Esse animal é arbóreo, e por isso as suas garras são bem afiadas e curvadas para facilitar a movimentação em árvores, seja para subir, descer, e se agarrar com firmeza aos troncos e galhos.
As patas de trás são extremamente fortes, por isso eles conseguem saltar de uma árvore para outra com facilidade. Esses esquilos também conseguem nadar.

Garra do Esquilo

Pelagem

A coloração dos pêlos desses animais podem variar bastante de acordo com o período do ano e também com o ambiente.
Tem diversas formas de pelagem e também de cores, que podem variar do preto e bem escuro até o vermelho e mais claro.

Os esquilos vermelhos de pelagem vermelha são mais encontrados na Grã Bretanha, em algumas parte da Ásia e da Europa também. É comum que em um mesmo lugar existam esquilos de diferentes cores, assim como as cores de olhos dos seres humanos. A parte inferior do animal sempre será clara, uma cor creme puxada para o branco.

Troca de Pelos

Esquilo Vermelho

Ele troca a pelagem pelo menos duas vezes ao ano, no verão por exemplo sua pelagem é mais fina, já no inverno a pelagem é mais grossa e tende a escurecer, os tufos de pelos dentro das orelhas ficam maiores.no período dos meses de agosto e novembro.

Esquilo Vermelho da Eurásia e Esquilo Cinza

Geralmente o esquilo vermelho tem uma cor mais clara, e a coloração mais avermelhada, os tufos de pelos nas orelhas costumam ser menores. São essas características que diferem esse animal do esquilo cinza do leste americano.

Habitat do Esquilo Vermelho

Esses animais habitam florestas, árvores em formato de cone também chamadas de coníferas e que ficam na região do norte da Europa e também da Sibéria. Tem preferências pelos pinheiros da região da Eurásia. Na Noruega nas árvores de pinho e cedro.

Esquilo Vermelho Saltando

Na parte Oeste e na parte sul da Europa, eles costumam ficar em bosques onde tem diversos tipos de arbustos e árvores, até porque nesses casos a oferta e variedade de alimentação tende a ser maior durante o ano inteiro.
Em outros lugares como na Itália e em Ilhas Britânicas esse tipo de bosque tem ficado complicado depois da introdução dos esquilos cinzentos que competem pela comida.

Período de Acasalamento

Esquilo Vermelho

O período de acasalamento desses animais costuma acontecer no fim do inverno, nos meses de fevereiro e no mês de março. Já no período de verão, costuma acontecer entre os meses de junho e julho.
É comum que a fêmea tenha gestação duas vezes em um ano. Cada gestação pode gerar mais ou menos três filhotes que são conhecidos como kits.

Gestação e Nascimento

O período de gestação dos esquilos vermelhos deve durar de 38 a 39 dias. Assim que os filhotes nascem já são completamente dependentes de sua mãe, eles vem ao mundo surdos e cegos. São pequenos e frágeis, não pesam mais que 10 e 15 g. Os pelos vão começar a surgir por volta dos 21 dias de vida, começam a enxergar e ouvir depois de mais ou menos quatro semanas, os dentes estarão completamente desenvolvidos por volta dos 42 dias de vida.

Esquilos Jovens

Os esquilos vermelhos jovens começam a comer alimentos sólidos depois de 40 dias de vida, nesse período então já podem sair para buscar comida sozinhos. Mas ainda voltam para suas mães para serem amamentados, e só serão desmamados por volta de 8 a 10 semanas de vida.

Fêmea no Cio

No período de se acasalar, as fêmeas emitem um odor característico para atrair o macho, e é dessa forma que eles vão atrás dela. Geralmente o macho vai perseguir essa fêmea por cerca de uma hora antes de conseguir se acasalar. É comum que diversos machos procurem pela mesma fêmea, quem vai conseguir se acasalar vai ser o macho dominante que geralmente é maior. São animais poligâmicos e vão se acasalar com diversos parceiros durante toda a vida.

Estro

Esquilo Vermelho

Antes de entrar no cio a fêmea do esquilo vermelho deve atingir um peso mínimo, quanto mais pesadas elas forem mais jovens produzirão filhotes. Em locais onde a comida está difícil, a reprodução deve demorar mais. O mais comum é que a fêmea comece a gerar filhotes por volta do segundo ano de vida.

Expectativa de Vida do Esquilo Vermelho

Esquilo Vermelho

Os animais que conseguem sobreviver ao inverno rigoroso, tem uma expectativa de viver por mais uns três anos. Em natureza eles podem chegar aos sete anos de idade, já em cativeiro aos 10 anos de vida.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *