Home / Animais / Qual a Parte do Ovo que Tem Mais Proteína?

Qual a Parte do Ovo que Tem Mais Proteína?

O ovo é um alimento prático e bastante popular, principalmente os ovos de galinha e codorna. Do ponto de vista biológico, o ovo é o zigoto dos animais (ou seja, a célula resultante da fecundação).

A versatilidade do ovo, aliada aos seus benefícios nutricionais vem conquistando cada vez mais adeptos. É comum as pessoas optarem por consumir ovos antes de atividades físicas, em alguns casos, apenas a clara dos ovos.

Mas, afinal, qual a parte do ovo tem mais proteína? A clara e a gema?

Neste artigo, sua dúvida será respondida e você ainda conhecerá outras dicas e informações sobre este alimento.

Então venha conosco e boa leitura.

Informação Nutricional para 50 Gramas de Ovo

Considerando o ovo em sua totalidade (isto é, clara e gema), para 50 gramas de ovo é possível encontrar a concentração de 74 Kcal e 0,6 gramas de carboidratos. Já no caso das proteínas, a concentração é de 6,3 gramas (em algumas literaturas pode ser descrito outros valores, tais como 7,2 gramas) ; 5 gramas de gorduras totais;1,55 gramas de gorduras saturadas; e 274 miligramas de colesterol.

Em relação à concentração de minerais e vitaminas presentes nas mesmas 50 gramas de ovo, estão presentes 260 UI (unidades internacionais) de vitamina A; 20 miligramas de Cálcio e 1 miligrama de Ferro.

Ovo Partido ao Meio
Ovo Partido ao Meio

Também é possível encontrar a vitamina E, vitamina D, vitaminas do Complexo B, vitamina K, ácido fólico, Zinco, Magnésio e Selênio; além do ômega 3. Esses últimos elementos não aparecem com a quantidade definida precisamente na maioria das literaturas.

Benefícios do Consumo de Ovos: O Alto Poder Nutricional da Gema

A concentração das vitaminas e sais minerais está presente sobretudo na gema, a qual fornece de 10 a 20% da dose diária recomendada das vitamina A, D, E e K.

Outros elementos incluem o ômega 3 (excelente contra o envelhecimento), colina (um dos nutrientes pertencentes ao complexo B, com função de auxiliar a memória e a inteligência), ácido fólico e alguns minerais.

A gordura encontrada na gema é monoinsaturada, a mesma presente no azeite de oliva.

Benefícios do Consumo de Ovos: Saúde da Pele, Unhas e Cabelos

A presença de proteínas de alta qualidade favorece que a produção de colágeno. Outro fator favorável é a presença do nutriente biotina, assim como das vitaminas do Complexo B, os quais favorecem o crescimento saudável dos cabelos, assim como combatem a fragilidade das unhas.

Benefícios do Consumo de Ovos: Combate ao Envelhecimento Precoce

Além do ômega-3, o ovo contém outros elementos com ação antioxidante, tais como os carotenoides, as vitaminas A e E, o Zinco, o ácido fólico, o Magnésio e o Selênio. A ação antioxidante consiste basicamente na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

Qual a Parte do Ovo que Tem Mais Proteína? Clara ou Gema

A maior concentração de proteínas do ovo sem dúvida está presente na clara, estrutura na qual não há presença de gordura.

Na gema, há uma grande concentração de vitaminas e sais minerais, assim como gordura monoinsaturada, mas também existe certa concentração de proteínas, embora em menor quantidade do que em comparação à clara.

Antes do Treino, Deve-se Comer só a Clara ou A Clara e A Gema?

Antes de um treino físico muito intenso, no qual é necessário que haja certa digestão imediata de proteínas, não é muito aconselhável ingerir a gema, uma vez que a mesma pode tornar mais lento o tempo de digestão e absorção das proteínas da clara. Nestes casos, a sugestão é comer somente a clara antes e a gema depois.

Caso as atividades físicas não sejam muito intensas, não há problemas no consumo conjunto de clara e gema.

Ovo Antes do Treino
Ovo Antes do Treino

Top Alimentos de Origem Animal com Maior Concentração de Proteínas

Considerando uma porção de 100 gramas, a nutricionista Tatiana Zanin do site “Tua saúde” aponta a carne de frango como a grande campeã, com 32,8 gramas. Nas demais posições, estão o bacalhau salgado cru com 29 gramas de proteína; a carne de vaca, com 26,4 gramas; os queijos em geral, com 26 gramas; o atum fresco, com 25,7 gramas; o mexilhão, com 24 gramas; o presunto, com 25 gramas; e a carne de porco (lombo), com 22,2 gramas.

No caso do ovo, considerando a quantidade de 100 gramas e não 50 gramas (como exemplificado anteriormente), a concentração é de aproximadamente 13 gramas de proteína.

Outras fontes de proteína animal estão no iogurte, leite, kefir, outras carnes e frutos do mar (pato, codorna, coelho, camarão, caranguejo).

Alimentos de Origem Animal
Alimentos de Origem Animal

Top Alimentos de Origem Vegetal com Maior Concentração de Proteínas

No caso da proteína de origem vegetal, é possível encontrar esse elemento  em alimentos como a soja, a qual contém 12,5 gramas de proteína para cada 100 gramas do alimento; quinoa, com 12 gramas de proteína; sementes de milhete, com 11,8 gramas; e trigo sarraceno, com 11 gramas de proteínas.

Os grandes campeões neste quesito sem dúvida são o amendoim (25,4 gramas para cada 100 gramas) grão de bico (21,2 gramas), as amêndoas (21,6 gramas) e as sementes de gergelim (21,2 gramas). Em seguida, estão as nozes (16,7 gramas); castanha do Pará (14,5 gramas); e ementes de linhaça (14,1 gramas).

Considerando a mesma quantidade de 100 gramas, outros alimentos com considerável concentração de proteína vegetal são as lentilhas (com 9,1 gramas); o tofu (8,5 gramas); o feijão (6,6 gramas); e a ervilha (6,2 gramas).

O conhecimento da concentração de proteínas vegetais é importantíssimo, sobretudo para aqueles que seguem uma alimentação vegetariana. A ingestão de uma quantidade diária adequada de aminoácidos auxilia na manutenção e formação de células, músculos e hormônios corporais.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do consumo de ovo, sua concentração proteica, assim como outras dicas adicionais; nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade, abordando diversos tópicos dentro da área de ciências biológicas e da saúde.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Marie Claire. Os benefícios do ovo para a saúde e beleza. Disponível em: < https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/08/os-beneficios-do-ovo-para-saude-e-beleza.html>;

NIT. Devemos comer só a gema, ou a clara e o ovo inteiro? Disponível em: < https://nit.pt/fit/09-19-2015-devemos-comer-so-a-gema-so-a-clara-ou-o-ovo-inteiro>;

ZANIN, T, Tua Saúde. Principais alimentos ricos em proteína. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-proteinas/>.

 

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *