Home / Animais / Doenças Mais Comuns Em Galinhas e Como Tratar

Doenças Mais Comuns Em Galinhas e Como Tratar

Parte da criação de galinhas é entender como reconhecer e tratar algumas de suas doenças comuns. Por isso estamos trazendo hoje algumas dessas doenças, para quem é criador de galinhas, por exemplo, saber identificar e tratar. Vejamos quais são:

Varíola de Galinha

Varíola de Galinha
Varíola de Galinha

Se perceber uma galinha desenvolver manchas brancas na pele, feridas escuras nos pentes, úlceras brancas na boca ou na traqueia, e as paradas para a postura, se deve ter a preocupação de que a galinha esteja desenvolvendo a varíola.

Existem opções de tratamento para a varíola de galinha. Você pode alimentar a galinha com comida macia e dar-lhe um lugar quente e seco para tentar se recuperar. Com cuidado adequado, há uma grande chance de que a ave possa sobreviver a esta doença.

Se você quiser remover as chances de suas galinhas contraírem essa doença, existe uma vacina disponível. Se não, saiba que elas podem contatar esta doença de outras galinhas contaminadas, mosquitos, ou um vírus contraído pelo ar.

Botulismo em Galinhas

Se galinhas começarem a ter tremores progressivos, é um grande motivo de preocupação. Tremores é um sinal de botulismo, e eles irão progredir para a paralisia total do corpo, o que inclui a respiração, caso for realmente botulismo.

Um sintoma que logo será notável é as penas serem muito fáceis de retirar, o que indica que a morte geralmente ocorre em poucas horas. Botulismo é uma doença realmente grave. Mas o que você pode fazer para tratá-la?

Botulismo em Galinhas
Botulismo em Galinhas

Existe uma antitoxina que pode ser comprada em um veterinário local. Embora seja considerado caro. No entanto, se você pegar a doença cedo o suficiente você pode misturar 1 colher de chá de sal de sulfato de magnésio (sal de epsom) com 30 ml de água morna. Você pode dar a galinha por conta-gotas uma vez por dia.

Se as galinhas contraíram esta doença, significa que houve algum tipo de carne morta deixada perto da comida e da água que a contaminou. O que significa que esta doença é evitável desde que você mantenha suas galinhas em um ambiente limpo e limpe qualquer carcaça morta em torno de seu ambiente.

Cólera de Aves

Deve-se suspeitar da doença cólera de aves se observar que as galinha começou a ter uma diarreia esverdeada ou amarelada, a ter dor nas articulações, a se esforçar para respirar e está com uma cabeça ou acácia escuras. A cólera é uma doença bacteriana que pode ser contraída de animais silvestres ou de alimentos e água contaminados por essa bactéria.

Cólera de Aves
Cólera de Aves

Mas a desvantagem de sua galinha desenvolver essa doença é que não há tratamento real. Se por algum acaso sua galinha sobreviver, ela sempre será portadora da doença. Por isso, é melhor colocá-las no chão e destruir a carcaça para que não sejam passadas. Mas há uma vacina para evitar que a doença se instale na galinha.

Bronquite Infecciosa Em Galinhas

Você reconhecerá essa doença quando começar a ouvir as galinhas espirrando, roncando e tossindo. E então a drenagem começará a segregar do nariz e dos olhos. E sua postura também cessará. Mas a boa notícia é que você se pode obter uma vacina para impedir que essa doença cause impacto em galinhas.

No entanto, se você decidir não vacinar ou notar que sua galinha já apresenta esses sinais, precisará agir rapidamente ao ver os sinais. A bronquite infecciosa é uma doença viral que se espalha rapidamente pelo ar. Para tratar a bronquite infecciosa, dê às suas galinhas um lugar quente e seco para se recuperar. Dê um chá quente de ervas e as alimente com ervas frescas, pois podem ajudar na recuperação.

Coriza Infecciosa Em Galinha

Quando as cabeças das galinhas ficarem inchadas, é que será possível saber que elas apanharam a coriza infecciosa. Seus olhos literalmente vão se fechar e seus pentes vão inchar. Então a descarga começará a fluir de seus olhos e narizes. As galinhas vão parar de se deitar e terão umidade sob suas asas.

Infelizmente, não há vacina para tratar esta doença. Uma vez que suas galinhas contraem esta doença, elas devem ser abatidas. Se não, elas permanecerão portadoras da doença por toda a vida, o que é um risco para o resto do grupo de galinhas. Certifique-se de descartar o corpo depois para que nenhum outro animal seja infectado por ela.

No entanto, a luz no fim deste túnel é que, embora esta doença seja causada por uma bactéria, ela só se espalha através de água contaminada, outras aves contaminadas e superfícies que foram contaminadas com a bactéria. Então, se você mantiver suas galinhas protegidas de outras galinhas aleatórias e manter seu galinheiro e água limpos, elas devem estar seguros desta doença.

Doença de Marek

Esta doença é mais comum em galinhas jovens que geralmente têm menos de 20 semanas. Então você saberá que esta doença atingiu os filhotes se você começar a ver tumores crescendo dentro ou fora do filhote. As íris dele ficará cinza e elas não responderão mais à luz. E eles ficarão paralisados.

Infelizmente, esta doença é muito fácil para eles pegarem. É um vírus que é super fácil de transmitir de ave para ave. Eles realmente obtêm o vírus respirando em pedaços de pele e penas de um filhote infectado. E, infelizmente, se o filhote pegar essa doença, precisa ser sacrificado. Ele permanecerá portador da doença por toda a vida se sobreviver. No entanto, a boa notícia é que existe uma vacina e geralmente é dada a pintos de um dia.

Doença Do Saco De Ar

Esta doença aparece pela primeira vez na forma de habilidades de postura pobres e de uma galinha fraca. À medida que avança, você notará tosse, espirros, problemas respiratórios, articulações inchadas e daí possivelmente vem a morte.

Ela pode ser pega de outras aves (até mesmo aves silvestres) e pode ser transferido de uma galinha para o filhote através do ovo. Agora, há uma vacina para esta doença, e ela pode ser tratada com um antibiótico do veterinário. Então fique atento a qualquer um desses sintomas citados para que a galinha possa ser tratado de forma rápida e eficaz.

Outra Enfermidade No Sistema Respiratório

Mais conhecida com o nome em inglês “new castle”, esta doença também aparece através do sistema respiratório. Você começará a ver problemas respiratórios, a descarga do nariz, os olhos começarão a ficar turvos e a postura cessará. Além disso, é comum que as pernas e as asas da ave fiquem paralisadas, assim como os pescoços torcidos.

Esta doença é transportada por outras aves, incluindo aves selvagens. É assim que geralmente é adquirida. Mas se você tocar em uma ave infectada, pode passá-la de suas roupas, sapatos e outros itens. Existe uma vacina para a doença. No entanto, a boa notícia é que as aves mais velhas geralmente se recuperam e não são portadoras depois. Porém a maioria dos filhotes morrerá da doença.

Essas são todas as doenças comuns que temos para citar hoje. No entanto, existem muitas doenças menos comuns também as quais é bom pesquisar sobre, pois mesmo não sendo tão comuns quanto essas, não apaga a possibilidade de sua galinha adquiri-la. E também a de ser contagiosa para nós seres humanos como algumas citadas aqui mostraram ser.

Veja também

O Que são Fungos Demáceos? E Os Dimórficos?

O homem está constantemente exposto a fungos. A maioria tolera essa exposição sem consequências enquanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *